R E S O L U Ç Ã O  No  029/2011-COU

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 9/11/2011.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprova a proposta de elaboração da metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - 2011 - 2015  e adota outras providências.

 

 

Considerando o conteúdo do Processo nº 7.498/2011-PRO;

considerando o conteúdo no Artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773 de 9/5/2006;

considerando o conteúdo do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

            considerando o conteúdo das Resoluções nos 021/2005-COU e 017/2007-COU;

            considerando o disposto no Parecer nº 009/2011-ACA,

 

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º Aprovar a prorrogação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2006 - 2010, com abragência para o período de 2006-2011.

Art. 2º Aprovar a abrangência do próximo PDI para o período de 2012-2016.

Art. 3º Aprovar a metodologia para a elaboração do PDI 2012-2016, conforme Anexo, parte integrante desta resolução.

Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 7 de novembro de 2011.

 

 

Júlio Santiago Prates Filho,

Reitor.

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 18/11/2011. (Art. 95 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

ANEXO I

 Redação Final da Proposta

 

Proposta de PDI para o período 2012 - 2016

 

2 - EIXOS TEMÁTICOS

 

No PDI 2006-2010 os objetivos foram criados com base em 12 eixos temáticos, a saber:

  • ensino de graduação;
  • ensino de pós-graduação;
  • educação básica;
  • pesquisa;
  • extensão, cultura e prestação de serviços;
  • assuntos estudantis;
  • gestão;
  • recursos humanos;
  • captação de recursos financeiros;
  • comunicação;
  • infraestrutura - equipamentos;
  • infraestrutura - obras.

 

Após a avaliação das ações realizadas entre 2006 e 2010, observou-se que os objetivos de alguns eixos existiam apenas para subsidiar as ações de outros. Exemplos disso são os eixos recursos humanos e infraestrutura. Todas as ações dessas áreas foram definidas para apoiar direta ou indiretamente as metas dos eixos: ensino, pesquisa e extensão, que são as atividades-fim da Instituição.

 

Dessa forma, na nova metodologia propõe-se que os objetivos de algumas áreas passem a ser incorporados como ações dos eixos principais no novo PDI, com os seguintes temas:

  • consolidação e expansão da graduação;
  • consolidação e expansão da pós-graduação;
  • consolidação da UEM como instituição de pesquisa;
  • atividades de extensão e cultura;
  • gestão e estrutura organizacional.

 

Todas as propostas agregadas aos eixos temáticos devem estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI).

 

 

2. 1. Consolidação e Expansão da Graduação

 

A criação de campi, de novos cursos e o aumento do número de vagas devem ser debatidos tendo como referencial o papel da Universidade Estadual de Maringá junto à comunidade regional, levando em consideração as necessidades estruturais e de recursos financeiros.

 

A graduação deve pautar-se no PPI para propor a formação de pessoas competentes para atuarem diante de um mercado de trabalho competitivo e inovador e como cidadãos contribuintes para o desenvolvimento regional e nacional.

 

2.2. Consolidação e Expansão da Pós-Graduação

 

A criação de novos programas de pós-graduação lato e stricto sensu devem estar centrada no PPI e ser analisada com vistas à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação docente e técnico-administrativa, na formação de capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade regional e nacional.

 

2.3. Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa

 

A expansão da graduação e pós-graduação embasada no PPI leva naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao desenvolvimento da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das condições de vida do cidadão.

 

2.4. Atividades de Extensão e Cultura

 

Avaliar como as atividades de graduação e de pós-graduação e de pesquisa podem ser disponibilizadas para a comunidade externa. Estabelecer uma política, geradora e preservadora de valores culturais junto à comunidade regional e nacional.

 

2.5. Gestão e Estrutura Organizacional

 

Atualização da estrutura organizacional e administrativa diante de uma nova gestão acadêmica objetivando melhorar a qualidade, eficácia, eficiência e efetividade do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

3. METODOLOGIA

 

A metodologia para o PDI 2012-2016 está estruturada em dois objetivos: fomentar a concepção das ações a serem propostas e fundamentar a sistematização das informações. As ações propostas devem ter origem tanto nas subunidades administrativas (departamentos e órgãos suplementares), quanto nas unidades administrativas subsequentes (centros, pró-reitorias e câmpus regionais), assim como no Conselho de Integração Universidade-Comunidade. Em todas as unidades administrativas deve haver comissão constituída por docentes, servidores técnico-universitários, alunos e quando possível por representante da comunidade externa, a fim de formular e estruturar as propostas para o PDI.

 

No processo de construção das propostas para o PDI as comissões responsáveis pela consolidação desse instrumento devem promover pelo menos uma sessão pública (convite as comunidades acadêmica e externa) para discussão das propostas. Após discutidas as propostas devem ser aprovadas pela unidade colegiada que encontra-se vinculada. Consolidadas as propostas nos centros, pró-reitorias, câmpus regionais e Conselho de Integração Universidade-Comunidade, se tem constituído o PDI, que conforme regulamentação institucional deve ser aprovado pelo Conselho Universitário.

 

A organização das propostas do PDI divide-se em três níveis hierárquicos:

 

·      objetivos: expressam situações que a Instituição deseja atingir no período de abrangência do PDI, tendo razoável possibilidade de cumpri-los por meios adequados. Representam o que deve ser realizado para construir a visão e cumprir a missão;

·      metas: representam a quantificação dos objetivos definidos dentro de uma escala de tempo;

·      ações: são as diretivas necessárias para o cumprimento das metas.

 

Para cada um dos objetivos propostos deve se definir as possíveis fontes de recursos financeiros em termos de verbas federais, estaduais, municipais e da UEM.

 

 

3.1. Origem da Informação

 

No PDI 2006-2010, as informações foram coletadas nos departamentos (com inserção em nível de centro), pró-reitorias, prefeitura do câmpus, câmpus regionais e órgãos suplementares, foram consolidadas sem análise da exequibilidade e se havia consonância com PPI (que em 2006 não existia). Assim se construiu um planejamento de forma macro-institucional, mas tornou-se difícil de analisar com detalhes a gestão de cada uma das unidades envolvidas no objetivo proposto.

 

Os centros, as pró-reitorias e os câmpus regionais não tinham informações suficientes para subsidiar uma avaliação global do seu PDI, já que quase a totalidade das ações era dos departamentos ou órgãos suplementares, sendo então necessário para a avaliação usar o caminho inverso da coleta de dados.

 

Assim, os departamentos e órgãos tiveram que avaliar suas ações dentro do PDI do centro ou pró-reitorias, o que gerou controvérsia e de uma forma geral dificultou parte do processo. Para solucionar esse problema, a metodologia para o PDI 2012-2016 considera as subunidades administrativas.

 

Por meio de alterações no sistema de informação (software - Gestão do PDI), a consolidação se dará de forma automatizada, atribuindo ao software o trabalho de agrupar os objetivos, metas e ações afins das suas subunidades. Destacando os objetivos comuns e a macro política educacional das unidades de ensino e administrativa centralizada.

 

3.1.1   Forma de Trabalho das Comissões

 

O processo de construção do PDI está estruturado no trabalho de um conjunto de comissões, cujo organograma apresenta três níveis hierárquicos, respectivamente, conforme figura a seguir:

 

·               Comissão Central;

·               Comissão Setorial e,

·               Comissão Local.

Figura representativa dos níveis hierárquicos.

 

 

 

Comissões Locais (subunidades administrativas): dada a peculiaridade de cada comissão, a metodologia de trabalho e a definição de objetivos, metas e ações do PDI devem ser elaboradas, respeitando os princípios de liberdade e equidade dos diferentes segmentos que compõem a subunidade e aprovar os objetivos de forma democrática, além de seguir as orientações da Comissão Setorial. É imprescindível que se tenha pelo menos uma sessão pública para apresentação e discussão dos objetivos propostos pela subunidade no PDI.

 

Comissões Setoriais (centros, pró-reitorias, câmpus regionais e Conselho de Integração Universidade-Comunidade): em relação às Comissões Locais deve definir a estrutura, estabelecer diretrizes de trabalho e acompanhar a execução do cronograma dos prazos estabelecidos para as atividades. Sistematizar as propostas das subunidades, incluir objetivos de macro política de interesse das unidades de ensino e administração centralizada e aprovar as propostas de forma colegiada. Realizar pelo menos uma sessão pública com as subunidades antes da aprovação em nível de centro, pró-reitoria e câmpus regionais.

 

Comissão Central: orientar, subsidiar e acompanhar a execução dos trabalhos das Comissões Setoriais, sintetizando os resultados apresentados pelas unidades setoriais em conjunto com a proposta do Conselho de Integração Universidade-Comunidade. A consolidação da proposta do PDI deve ser precedida de sessão pública antes do encaminhamento ao Conselho Universitário para aprovação final.

 

3.2. Organização da Informação

 

Para a elaboração do PDI 2012-2016, optou-se por manter a mesma estrutura da informação, já utilizada no PDI anterior, que leva em conta três níveis hierárquicos: objetivos, metas e ações.

 

Seguindo orientações da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral para elaboração do Plano Plurianual, o modelo ora proposto inclui em sua estrutura o uso de dois indicadores, que são: de produto, relacionado aos objetivos, e de recurso, relacionado às ações.

 

O uso dos indicadores auxiliará na análise dos resultados e no cálculo de índices de eficiência, eficácia e efetividade, não só da Universidade em nível macro-institucional, como de cada uma de suas unidades.

 

Finalizado todo processo de elaboração do PDI é responsabilidade da Assessoria de Planejamento (ASP) a compilação, contextualização e estruturação de todas as ações em documento único e de referência Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

3.2.a   Objetivos

 

Os Objetivos são referentes a questões macros, linhas que servem de norte para o planejamento institucional. No PDI 2006-2010, os Objetivos eram abertos, sendo livre a inserção de quaisquer textos para descrevê-los. Essa liberdade acabou aumentando o trabalho durante o estágio de consolidação e também dificultando o processo da avaliação.

 

Para evitar esse problema e para facilitar o preenchimento dos Objetivos, foi elaborada uma lista, definida com base nas ações implementadas no PDI 2006-2010 e em consonância com ações cadastradas na Pró-Reitoria de Ensino; Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

Com a definição dos Objetivos pretende-se direcionar as unidades administrativas durante o processo de planejamento de sua gestão para os próximos cinco anos. Outros Objetivos podem ser incluídos no sistema após avaliação prévia da Comissão Central do PDI.

 

Para cada Objetivo, foi elencado um ou mais indicadores de produto. Os indicadores de produto estão diretamente ligados a atividade fim, ao resultado obtido por meio do trabalho prestado pela Instituição.

 

Exemplos de Objetivos e Indicadores:

 

 

Objetivo

Indicadores

Criação de curso de graduação

Alunos de graduação

Curso de graduação

Aumento do número de vagas em curso de graduação

Alunos de graduação

Melhoria do conceito de curso de pós-graduação

Conceito de curso de pós-graduação

 

 

3.2.b   Metas

 

A Meta é a quantificação do Objetivo numa escala de tempo. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte de tempo. As metas devem ser preenchidas pelas subunidades administrativas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos para o PDI. Para cada uma delas deve ser definida a quantidade a ser atingida (valor) e o seu cronograma de desenvolvimento (tempo).

 

Exemplo 1:

O departamento prevê a abertura de um curso de graduação na área de Nutrição (objetivo), atendendo 40 alunos (valor) com previsão de início para janeiro de 2014 (tempo).

 

Objetivo: criação de curso de graduação.

Meta: criar curso de graduação na área de Nutrição em 2014.

Indicadores de produto: 40 alunos de graduação.

 

Exemplo 2:

O departamento pretende aumentar o conceito do Curso de Graduação em Nutrição (objetivo) para o conceito quatro (valor) na próxima avaliação do Ministério da Educação (MEC) previsto para 2015 (tempo).

 

Objetivo: melhoria da qualidade de curso de graduação.

Meta: aumento do conceito do Curso de Graduação em Nutrição para quatro até 2015.

Indicadores de produto: curso de graduação com conceito quatro.

 

 

3.2.c   Ações

 

As Ações são tarefas planejadas e definidas em um cronograma para o cumprimento das Metas. Para cada ação se faz necessário o emprego e obtenção de recursos num período de tempo. Os recursos podem ser tanto burocráticos, que refletem o trâmite interno entre os diversos setores da esfera administrativa, como a contratação de novos professores, recursos humanos, infraestrutura, construção de salas de aula, aquisição de livros etc.

 

Assim como os Objetivos, as Ações são fixas e cabe à subunidade administrativa apenas informar o cronograma de aplicação e a quantidade de recurso necessário, quando aplicado.

 

Os recursos financeiros para se atingir os Objetivos são conseguidos por meio de ações, cuja fonte deve ser reportada em termos de verbas federais, estaduais, municipais, da UEM ou recurso próprio da atividade gerada pelo Objetivo proposto. Os recursos financeiros podem ser quantificados.

 

Os indicadores de recurso, presentes nas Ações, servem de diagnóstico das necessidades da Universidade e, junto com os indicadores de produto, presente nos Objetivos, compõem índices de eficiência, de eficácia e de efetividade.

 

 

4. CRONOGRAMA

 

A elaboração do PDI da UEM deve ser desenvolvida em cinco etapas, conforme o cronograma ora proposto.

 

Atividade

Ano de 2011

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2012

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 1 - 90 dias

Aprovação da metodologia para elaboração do PDI (período 2012-2016) pelo Conselho Universitário com parecer da Câmara de Planejamento, definindo a estratégia para a elaboração do documento.

 

Etapa 2 - 120 dias

Elaboração do instrumento de coleta de dados informatizada pela ASP e adequação das possíveis alterações indicadas pelo Conselho Universitário.

 

Etapa 3 - 120 dias

Reuniões de sensibilização junto às unidades administrativas objetivando a divulgação do instrumento de coleta de dados do PDI, unificação de conceitos utilizados, treinamento sobre o preenchimento do mesmo, sessões públicas, assim como o próprio preenchimento do PDI pelas unidades.

 

Etapa 4 - 60 dias

Apresentação da proposta de PDI formulada pelas Comissões Setoriais em sessão pública, consolidação da versão preliminar do documento e envio ao Conselho Universitário para análise e aprovação.

 

Etapa 5 - 60 dias

Análise e aprovação do PDI pelo Conselho Universitário.

 

 

5. COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

 

Para o desenvolvimento das atividades relacionadas à elaboração do PDI para os anos de 2012 a 2016 é proposta a criação de comissões em três níveis.

 

5.1. Comissão Central

 

Responsável pela coordenação geral dos trabalhos e aspectos operacionais do PDI, assim composta:

·           representante docente (a ser definido pelo COU);

·           coordenador de Planos e Informações - ASP/CPL;

·           coordenador de Sistemas e Métodos - ASP/CSM;

·           representantes dos diretores adjuntos dos centros (dois representantes);

·           representantes dos diretores das pró-reitorias (dois representantes);

·           representante dos servidores técnico-universitários (a ser definido em conjunto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR) e Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM) com homologação pelo Conselho Universitário);

·           representante do Conselho de Integração Universidade-Comunidade;

·           representante discente (a ser definido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e homologado pelo Conselho Universitário).

 

O presidente da comissão deve ser definido entre os componentes da comissão que representem o Conselho Universitário, centro de ensino e pró-reitorias.

 

 

5.2. Comissão Setorial

 

Responsável pela coordenação setorial dos trabalhos desenvolvidos nos centros, pró-reitorias e câmpus regionais. Deve haver uma comissão setorial em todas as unidades com a seguinte composição:

 

CENTROS:

·           presidente (a ser definido pelo Conselho Interdepartamental);

·           diretor adjunto do centro;

·           representantes docentes (definido pelo Conselho Interdepartamental)

·           representantes técnico-universitários (definido pelo Conselho Interdepartamental);

·           representantes discentes (definido pelo Conselho Interdepartamental).

 

PRÓ-REITORIAS:

·           presidente (pró-reitor);

·           diretores da pró-reitoria;

·           representantes docentes;

·           representantes técnico-universitários;

·           representantes discentes.

 

CÂMPUS REGIONAIS:

·           presidente (diretor);

·           representantes dos departamentos;

·           representante dos discentes;

·           representante dos servidores técnico-universitários;

·           representante da comunidade externa.

 

PREFEITURA DO CÂMPUS:

·           prefeito (presidente);

·           diretores de áreas;

·           representantes dos departamentos afins;

·           representantes técnico-universitários;

·           representantes discentes.

 

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUM):

·           superintendente (presidente);

·           diretores de áreas;

·           representantes dos departamentos afins;

·           representantes técnico-universitários;

·           representantes discentes.

 

CONSELHO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE:

·           presidente (a ser definido pelo conselho);

·           membros (a ser definido pelo conselho).

 

5.3. Comissão Local

 

Responsável pela elaboração e pelo preenchimento on-line da proposta preliminar do PDI referente às subunidades administrativas básicas.

 

DEPARTAMENTOS:

·           presidente (definido pelo departamento);

·           chefe;

·           coordenadores de curso;

·           representantes docentes;

·           representantes técnico-universitários;

·           representantes discentes.

 

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES:

·           presidente (definido pelo órgão);

·           chefe;

·           representantes docentes (quando pertinente);

·           representantes técnico-universitários;

·           representantes discentes.

 

 

6. AVALIAÇÃO

           

A avaliação do PDI 2006-2010 foi realizada anualmente, no primeiro semestre seguinte ao período avaliado. Em muitos casos houve dificuldade em obter as informações necessárias devido a grande distância temporal entre a execução da ação e sua avaliação.

 

Com o objetivo de transformar o PDI em um sistema de gestão, o mesmo deve ficar disponível durante o ano todo, oportunizando aos responsáveis pela atualização do instrumento (software - gestão do PDI) executar avaliações contínuas à medida que as ações vão acontecendo, ficando apenas a necessidade de fazer uma verificação geral no final do exercício.

 

A proposta também simplifica o processo, necessitando apenas a inclusão da quantidade de recursos que foram alocados e produtos que foram obtidos, deixando as medições qualitativas ao cargo da Comissão Central de avaliação.

 

 

7. PDI - 2017-2021

 

A ASP deve encaminhar ao Conselho Universitário, até março de 2016, proposta de montagem do PDI 2017-2021.

 

8. Anexos

 

8.1    Lista de Objetivos fixos

8.1.a   Ensino

Objetivos

Indicadores

Criação de curso de graduação

Aluno de graduação

Curso de graduação

Criação de nova habilitação de curso de graduação

Aluno de graduação

Nova habilitação

Criação de novo turno de curso de graduação

Aluno de graduação

Novo turno

Criação de novas vagas em curso de graduação

Aluno de graduação

Vagas

Diminuição do índice de reprovação de curso de graduação

Aluno de graduação

Diminuição do índice de evasão de curso de graduação

Aluno de graduação

Melhoria de qualidade do curso de graduação

Aluno de graduação

Criação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Aluno de graduação na modalidade de educação a distância

Curso de graduação na modalidade de educação a distância

Criação de nova habilitação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Aluno de graduação na modalidade de educação a distância

Nova habilitação na modalidade de educação a distância

Criação de novas vagas em curso de graduação na modalidade de educação a distância

Aluno de graduação na modalidade de educação a distância

Vagas em graduação na modalidade de educação a distância

Melhoria de qualidade do curso de graduação na modalidade de educação a distância

Curso de graduação na modalidade de educação a distância

Criação ou consolidação de grupos de ensino

Grupos de ensino

Criação ou consolidação de núcleo de ensino

Núcleos de ensino

Criação ou consolidação de programas de ensino

Programas de ensino

Criar projetos de ensino

Projetos de ensino

 

8.1.b   Pós-Graduação

Objetivos

Indicadores

Criação de Mestrado Acadêmico

Curso de mestrado

Aluno de mestrado

Criação de Mestrado Profissional

Curso de mestrado

Aluno de mestrado

Criação de Doutorado

Curso de doutorado

Aluno de doutorado

Criação de Especialização

Curso de especialização

Aluno de especialização

Melhoria no conceito na CAPES

Curso de mestrado

Curso de doutorado

Ampliação de vagas no Mestrado Acadêmico

Aluno de mestrado

Ampliação de vagas no Mestrado Profissional

Aluno de mestrado

Ampliação de vagas no Doutorado

Aluno de doutorado

Criação de curso de residência

Curso de residência

Alunos de residência

Criação de vagas de Pós-Doutorado

Aluno de pós-doutorado

 

8.1.c   Pesquisa

Objetivos

Indicadores

Criação ou consolidação de linhas de pesquisa

Linha de pesquisa

Criação ou consolidação de grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

Criação de projetos de pesquisa

Projeto

Ampliação de vagas na Iniciação Científica

Vaga IC

Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica

Projeto de pesquisa

Criação ou consolidação de programas de pesquisa

Programas de pesquisa

Criação ou consolidação de núcleos de pesquisa

Núcleos de pesquisa

 

 

8.1.d   Extensão e Cultura

Objetivos

Indicadores

Criação de projeto de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Criação de curso de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Criação de evento de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Promoção de oferta de prestação de serviços

Prestação de serviços

Criação ou consolidação de grupo de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

Criação ou consolidação de núcleo de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

Criação ou consolidação de programas de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

 

 

8.1.e   Gestão

Descrição

Indicadores

Criação de departamento

Departamento

Consolidação de departamento

Departamento

Criação de órgão

Órgão

Consolidação de órgão

Órgão

Criação de pró-reitoria

Pró-Reitoria

Consolidação de pró-reitoria

Pró-Reitoria

Criação de câmpus

Câmpus

Consolidação de câmpus

Câmpus

Criação de regulamento

Regulamento

 

 

8.2. Detalhamento das Ações dos Objetivos

8.2.a Ensino

Criação de curso de graduação

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário.

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar projeto pedagógico

Burocrático

Reconhecer curso

Burocrático

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de nova habilitação de curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Criação de novo turno de curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

 

Criação de novas vagas em curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico 

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Diminuição do índice de reprovação de curso de graduação

Ações

Indicadores

Identificar turmas/componentes curriculares de maior reprovação

Componente Curricular/turma

Elaborar projetos para diminuição da reprovação

Projeto

Abrir turmas de reforço

Turma

Abrir turmas no período de férias

Turma

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Elaborar projetos de preceptoria acadêmica

Projeto preceptoria

Alterar projeto pedagógico

Burocrático

 

 

Diminuição do índice de evasão de curso de graduação

Ações

Indicadores

Elaborar projetos visando maior integração dos alunos

Burocrático

Elaborar projetos para divulgação e motivação de alunos do ensino médio

Burocrático

Encaminhar alunos carentes para aquisição de bolsas

Bolsa

Realizar acompanhamento individual de alunos com reprovações

Aluno graduação

Identificar e avaliar motivos das evasões

Aluno graduação

Realizar acompanhamento individual de alunos com problemas de saúde/psicológico/financeiro

Aluno graduação

Alterar projeto pedagógico do curso

Burocrático

 

Melhoria de qualidade do curso de graduação

Ações

Indicadores

Liberar professor para capacitação em nível de Mestrado

Professor

Liberar professor para capacitação em nível de Doutorado

Professor

Oferecer curso de aperfeiçoamento didático-pedagógico para professores

Curso

Liberar técnico-universitário para capacitação em nível de Mestrado

Técnico

Liberar técnico-universitário para capacitação em nível de Doutorado

Técnico

Oferecer cursos de atualização aos servidores técnico-universitários

Curso

Atualizar programas de componentes curriculares

Componentes curriculares

Criar componentes curriculares eletivos

Componentes curriculares

Melhorar instalações físicas

Reforma

Melhorar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Melhorar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir móveis

Móveis

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir kit multimídia

Kit multimídia

Adquirir software de ensino

Software

Produzir livro didático

Livro

Produzir apostila

Apostila

Produzir material didático

Material didático

Definir novas práticas de laboratório

Práticas laboratoriais

Realizar workshop

Workshop

Alterar projeto pedagógico do curso

Burocrático

Buscar ampliação de ofertas de estágios junto a empresas da área

Estágio

Realizar avaliação do curso

Avaliação curso

Realizar reuniões pedagógicos envolvendo professores e alunos

Reunião pedagógica

Aumentar a participação de alunos em eventos científicos

Aluno graduação

Disponibilizar recursos para participação de professores em eventos científicos

Recurso financeiro

 

Criação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar projeto pedagógico 

Burocrático

Reconhecer curso

Burocrático

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de nova habilitação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Criação de novas vagas em curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Melhoria de qualidade do curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Oferecer curso de aperfeiçoamento didático-pedagógico para professores

Curso

Oferecer cursos de atualização aos tutores

Curso

Atualizar programas de componentes curriculares

Componente curricular

Criar componentes curriculares eletivos

Componente curricular

Produzir livro didático

Livro

Definir novas práticas de laboratório

Práticas laboratoriais

Recursos para participação de professores em eventos científicos

 Participação em eventos

Criação ou consolidação de grupos de ensino

Grupos de ensino

Criação ou consolidação de núcleo de ensino

Núcleos de ensino

Criação ou consolidação de programas de ensino

Programas de ensino

 

8.2.b   Pós-Graduação

 

Criação de Mestrado Acadêmico

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa mestrado

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de Mestrado Profissional

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa mestrado

Iniciar curso

Burocrático

 

 

Criação de Doutorado

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Doutorado

Bolsa doutorado

Iniciar curso

Burocrático

 

 

Criação de Especialização

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar técnico-universitário

Técnico-Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Iniciar curso

Burocrático

 

 

Melhoria do conceito na CAPES

Ações

Indicadores

Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto na área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Produzir patentes

Patente

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Elaborar e submeter projetos aos órgãos de fomento para obtenção de recursos

Projeto de pesquisa

Reduzir o tempo de defesa de Mestrado

Tempo mestrado

Reduzir o tempo de defesa de Doutorado

Tempo doutorado

Incluir alunos da graduação em projetos de professores da pós para maior integração

Aluno graduação

Criar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório Informática

Adquirir Livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Renovar assinatura de periódicos

Periódico

Realizar workshop

Workshop

 

 

Ampliação de vagas de Mestrado Acadêmico

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa mestrado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório Informática

 

 

Ampliação de vagas de Mestrado Profissional

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa mestrado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório Informática

 

 

Ampliação de vagas de Doutorado

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Doutorado

Bolsa doutorado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório Informática

 

 

Criação de Curso de Residência

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Solicitar bolsa de Residência

Bolsa residência

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de vagas de Pós-Doutorado

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pós-doutorado

Burocrático

Aprovar no conselho acadêmico do programa

Burocrático

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Solicitar bolsa de Pós-Doutorado

Bolsa pós-doutorado

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

 

 

8.2.c   Pesquisa

Criação de Linhas de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aprovar no conselho acadêmico do programa de pós-graduação

Burocrático

Aprovar no departamento

Burocrático

 

Consolidação de Linhas de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aumentar a produção de patentes

Patente

Obter bolsa produtividade/DT

Bolsa produtividade/DT

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Criar biblioteca setorial

Biblioteca

 

Criação de Grupos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Credenciar novo grupo de pesquisa junto ao CNPq

Burocrático

Incluir participante docente

Professor

Incluir participante aluno

Aluno

Incluir participante técnico

Técnico

 

Consolidação de Grupos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Incluir participante docente

Professor

Incluir participante aluno

Aluno

Incluir participante técnico

Técnico

Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto na área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aumentar a produção de patentes

Patente

Submeter projeto de pesquisa a órgãos de fomento

Projeto pesquisa

Obter bolsa produtividade/DT

Bolsa produtividade/DT

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Criar biblioteca setorial

Biblioteca

Contratar bibliotecário

Bibliotecário

 

Criação de Projetos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pesquisa

Burocrático

Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar nos comitês de ética

Burocrático

 

Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica

Ações

Indicadores

Liberar docente para capacitação em nível de Mestrado

Professor

Liberar docente para capacitação em nível de Doutorado

Professor

Incentivar a criação de grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

Incentivar a participação de docentes em grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

Incentivar a participação de alunos em grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

 

Criação de Projetos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa

Submeter a órgão de fomento

Projeto de pesquisa

Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Burocrático

Cientificar o departamento proponente

Burocrático

Cientificar os demais departamentos

Burocrático

Aprovar nos comitês de ética

Burocrático

 

 

8.2.d   Extensão e Cultura

Criação de Projeto de Extensão e Cultura

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Solicitar bolsa de extensão e cultura

Bolsa de extensão

 

Criação de Curso de Extensão

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de curso de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir material permanente

Material permanente

Adquirir material de consumo

Material de consumo

 

Promoção de Evento de Extensão

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de evento de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir material permanente

Material permanente

Adquirir material de consumo

Material de consumo

 

Promoção de oferta de Prestação de Serviços

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de prestação de serviços

Burocrático

Obter parecer técnico da Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar no Conselho de Administração (dois ou mais centros envolvidos)

Burocrático

Solicitar pagamento de pessoal

Burocrático

Elaborar relatórios parciais e/ou final

Burocrático