R E S O L U Ç Ã
O No 029/2011-COU
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 9/11/2011. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprova a proposta de elaboração da
metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - 2011 - 2015 e adota outras providências. |
Considerando o conteúdo
do Processo nº 7.498/2011-PRO;
considerando o
conteúdo no Artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773 de 9/5/2006;
considerando o
conteúdo do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;
considerando
o conteúdo das Resoluções nos 021/2005-COU e 017/2007-COU;
considerando o disposto no Parecer nº 009/2011-ACA,
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE
RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar a prorrogação
do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2006 - 2010, com abragência
para o período de 2006-2011.
Art. 2º Aprovar a abrangência do próximo PDI para o período de 2012-2016.
Art. 3º Aprovar a metodologia para a elaboração
do PDI 2012-2016, conforme Anexo, parte integrante desta resolução.
Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá,
7 de novembro de 2011.
Júlio Santiago Prates Filho,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 18/11/2011.
(Art. 95 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
Redação Final da Proposta
Proposta de PDI para o período 2012 - 2016 |
2 - EIXOS TEMÁTICOS |
No PDI 2006-2010 os objetivos
foram criados com base em 12 eixos temáticos, a saber:
Após a avaliação das ações
realizadas entre 2006 e 2010, observou-se que os objetivos de alguns eixos
existiam apenas para subsidiar as ações de outros. Exemplos disso são os
eixos recursos humanos e infraestrutura. Todas as ações dessas áreas foram
definidas para apoiar direta ou indiretamente as metas dos eixos: ensino, pesquisa
e extensão, que são as atividades-fim da Instituição. Dessa forma, na nova metodologia
propõe-se que os objetivos de algumas áreas passem a ser incorporados como
ações dos eixos principais no novo PDI, com os seguintes temas:
Todas as propostas agregadas aos
eixos temáticos devem estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico
Institucional (PPI). |
2. 1. Consolidação e
Expansão da Graduação
A criação de campi, de novos cursos
e o aumento do número de vagas devem ser debatidos tendo como referencial o
papel da Universidade Estadual de Maringá junto à comunidade regional, levando
em consideração as necessidades estruturais e de recursos financeiros.
A graduação deve pautar-se no PPI
para propor a formação de pessoas competentes para atuarem diante de um mercado
de trabalho competitivo e inovador e como cidadãos contribuintes para o
desenvolvimento regional e nacional.
2.2. Consolidação e
Expansão da Pós-Graduação
A criação de novos programas de pós-graduação
lato e stricto sensu devem estar centrada no PPI e ser analisada com
vistas à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação
docente e técnico-administrativa, na formação de capital humano da UEM e no
desenvolvimento da comunidade regional e nacional.
2.3. Consolidação da
UEM como Instituição de Pesquisa
A expansão da
graduação e pós-graduação embasada no PPI leva naturalmente ao desenvolvimento
e consolidação de grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao
desenvolvimento da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das
condições de vida do cidadão.
2.4. Atividades de
Extensão e Cultura
Avaliar como as atividades de
graduação e de pós-graduação e de pesquisa podem ser disponibilizadas para a
comunidade externa. Estabelecer uma política, geradora e preservadora de
valores culturais junto à comunidade regional e nacional.
2.5. Gestão e
Estrutura Organizacional
Atualização da estrutura
organizacional e administrativa diante de uma nova gestão acadêmica objetivando
melhorar a qualidade, eficácia, eficiência e efetividade do ensino, da pesquisa
e da extensão.
3. METODOLOGIA
A metodologia para o PDI 2012-2016
está estruturada em dois objetivos: fomentar a concepção das ações a serem
propostas e fundamentar a sistematização das informações. As ações propostas
devem ter origem tanto nas subunidades administrativas (departamentos e órgãos suplementares),
quanto nas unidades administrativas subsequentes (centros, pró-reitorias e câmpus
regionais), assim como no Conselho de Integração Universidade-Comunidade. Em
todas as unidades administrativas deve haver comissão constituída por docentes,
servidores técnico-universitários, alunos e quando possível por representante
da comunidade externa, a fim de formular e estruturar as propostas para o PDI.
No processo de construção das
propostas para o PDI as comissões responsáveis pela consolidação desse
instrumento devem promover pelo menos uma sessão pública (convite as
comunidades acadêmica e externa) para discussão das propostas. Após discutidas
as propostas devem ser aprovadas pela unidade colegiada que encontra-se
vinculada. Consolidadas as propostas nos centros, pró-reitorias, câmpus
regionais e Conselho de Integração Universidade-Comunidade, se tem constituído
o PDI, que conforme regulamentação institucional deve ser aprovado pelo Conselho
Universitário.
A organização das propostas do PDI
divide-se em três níveis hierárquicos:
· objetivos: expressam situações que a
Instituição deseja atingir no período de abrangência do PDI, tendo razoável
possibilidade de cumpri-los por meios adequados. Representam o que deve ser
realizado para construir a visão e cumprir a missão;
· metas: representam a quantificação
dos objetivos definidos dentro de uma escala de tempo;
· ações: são as diretivas necessárias
para o cumprimento das metas.
Para cada um dos objetivos propostos
deve se definir as possíveis fontes de recursos financeiros em termos de verbas
federais, estaduais, municipais e da UEM.
3.1. Origem da
Informação
No PDI 2006-2010, as informações
foram coletadas nos departamentos (com inserção em nível de centro), pró-reitorias,
prefeitura do câmpus, câmpus regionais e órgãos suplementares, foram
consolidadas sem análise da exequibilidade e se havia consonância com PPI (que
em 2006 não existia). Assim se construiu um planejamento de forma
macro-institucional, mas tornou-se difícil de analisar com detalhes a gestão de
cada uma das unidades envolvidas no objetivo proposto.
Os centros, as pró-reitorias e os câmpus
regionais não tinham informações suficientes para subsidiar uma avaliação
global do seu PDI, já que quase a totalidade das ações era dos departamentos ou
órgãos suplementares, sendo então necessário para a avaliação usar o caminho
inverso da coleta de dados.
Assim, os departamentos e órgãos
tiveram que avaliar suas ações dentro do PDI do centro ou pró-reitorias, o que
gerou controvérsia e de uma forma geral dificultou parte do processo. Para
solucionar esse problema, a metodologia para o PDI 2012-2016 considera as
subunidades administrativas.
Por meio de alterações no sistema de
informação (software - Gestão do PDI), a consolidação se dará de forma
automatizada, atribuindo ao software o trabalho de agrupar os objetivos, metas
e ações afins das suas subunidades. Destacando os objetivos comuns e a macro
política educacional das unidades de ensino e administrativa centralizada.
3.1.1 Forma de Trabalho das Comissões
O processo de construção do PDI está
estruturado no trabalho de um conjunto de comissões, cujo organograma apresenta
três níveis hierárquicos, respectivamente, conforme figura a seguir:
·
Comissão
Central;
·
Comissão
Setorial e,
·
Comissão
Local.
Figura representativa dos níveis
hierárquicos.
Comissões Locais (subunidades
administrativas): dada a peculiaridade de cada comissão, a metodologia de
trabalho e a definição de objetivos, metas e ações do PDI devem ser elaboradas,
respeitando os princípios de liberdade e equidade dos diferentes segmentos que
compõem a subunidade e aprovar os objetivos de forma democrática, além de
seguir as orientações da Comissão Setorial. É imprescindível que se tenha pelo
menos uma sessão pública para apresentação e discussão dos objetivos propostos
pela subunidade no PDI.
Comissões Setoriais (centros, pró-reitorias,
câmpus regionais e Conselho de Integração Universidade-Comunidade): em relação
às Comissões Locais deve definir a estrutura, estabelecer diretrizes de
trabalho e acompanhar a execução do cronograma dos prazos estabelecidos para as
atividades. Sistematizar as propostas das subunidades, incluir objetivos de
macro política de interesse das unidades de ensino e administração centralizada
e aprovar as propostas de forma colegiada. Realizar pelo menos uma sessão
pública com as subunidades antes da aprovação em nível de centro, pró-reitoria
e câmpus regionais.
Comissão Central: orientar,
subsidiar e acompanhar a execução dos trabalhos das Comissões Setoriais,
sintetizando os resultados apresentados pelas unidades setoriais em conjunto
com a proposta do Conselho de Integração Universidade-Comunidade. A
consolidação da proposta do PDI deve ser precedida de sessão pública antes do
encaminhamento ao Conselho Universitário para aprovação final.
3.2. Organização da
Informação
Para a elaboração do PDI 2012-2016,
optou-se por manter a mesma estrutura da informação, já utilizada no PDI
anterior, que leva em conta três níveis hierárquicos: objetivos, metas e ações.
Seguindo orientações da Secretaria
de Estado do Planejamento e Coordenação Geral para elaboração do Plano Plurianual,
o modelo ora proposto inclui em sua estrutura o uso de dois indicadores, que
são: de produto, relacionado aos objetivos, e de recurso, relacionado às ações.
O uso dos indicadores auxiliará na
análise dos resultados e no cálculo de índices de eficiência, eficácia e
efetividade, não só da Universidade em nível macro-institucional, como de cada
uma de suas unidades.
Finalizado todo processo de
elaboração do PDI é responsabilidade da Assessoria de Planejamento (ASP) a
compilação, contextualização e estruturação de todas as ações em documento
único e de referência Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
3.2.a Objetivos
Os Objetivos são referentes a
questões macros, linhas que servem de norte para o planejamento institucional.
No PDI 2006-2010, os Objetivos eram abertos, sendo livre a inserção de
quaisquer textos para descrevê-los. Essa liberdade acabou aumentando o trabalho
durante o estágio de consolidação e também dificultando o processo da
avaliação.
Para evitar esse problema e para
facilitar o preenchimento dos Objetivos, foi elaborada uma lista, definida com
base nas ações implementadas no PDI 2006-2010 e em consonância com ações
cadastradas na Pró-Reitoria de Ensino; Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação; e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Com a definição dos Objetivos
pretende-se direcionar as unidades administrativas durante o processo de
planejamento de sua gestão para os próximos cinco anos. Outros Objetivos podem
ser incluídos no sistema após avaliação prévia da Comissão Central do PDI.
Para cada Objetivo, foi elencado um
ou mais indicadores de produto. Os indicadores de produto estão diretamente
ligados a atividade fim, ao resultado obtido por meio do trabalho prestado pela
Instituição.
Exemplos de Objetivos e Indicadores:
Objetivo |
Indicadores |
Criação
de curso de graduação |
Alunos de
graduação Curso de
graduação |
Aumento do número de vagas em curso de graduação |
Alunos de
graduação |
Melhoria do conceito de curso de pós-graduação |
Conceito de curso de pós-graduação |
3.2.b Metas
A Meta é a quantificação do Objetivo
numa escala de tempo. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas,
qualificadas e associadas a um horizonte de tempo. As metas devem ser preenchidas
pelas subunidades administrativas de acordo com os objetivos previamente
estabelecidos para o PDI. Para cada uma delas deve ser definida a quantidade a
ser atingida (valor) e o seu cronograma de desenvolvimento (tempo).
Exemplo 1:
O departamento prevê a abertura de
um curso de graduação na área de Nutrição (objetivo), atendendo 40 alunos
(valor) com previsão de início para janeiro de 2014 (tempo).
Objetivo: criação de curso de graduação.
Meta: criar curso de graduação na área
de Nutrição em 2014.
Indicadores de produto: 40 alunos de graduação.
Exemplo 2:
O departamento pretende aumentar o
conceito do Curso de Graduação em Nutrição (objetivo) para o conceito quatro
(valor) na próxima avaliação do Ministério da Educação (MEC) previsto para 2015
(tempo).
Objetivo: melhoria da qualidade de curso de
graduação.
Meta: aumento do conceito do Curso de Graduação
em Nutrição para quatro até 2015.
Indicadores de produto: curso de graduação com conceito quatro.
3.2.c Ações
As Ações são tarefas
planejadas e definidas em um cronograma para o cumprimento das Metas. Para cada
ação se faz necessário o emprego e obtenção de recursos num período de tempo.
Os recursos podem ser tanto burocráticos, que refletem o trâmite interno entre
os diversos setores da esfera administrativa, como a contratação de novos
professores, recursos humanos, infraestrutura, construção de salas de aula,
aquisição de livros etc.
Assim como os Objetivos, as Ações
são fixas e cabe à subunidade administrativa apenas informar o cronograma de
aplicação e a quantidade de recurso necessário, quando aplicado.
Os recursos financeiros para se
atingir os Objetivos são conseguidos por meio de ações, cuja fonte deve ser
reportada em termos de verbas federais, estaduais, municipais, da UEM ou recurso
próprio da atividade gerada pelo Objetivo proposto. Os recursos financeiros
podem ser quantificados.
Os indicadores de recurso, presentes
nas Ações, servem de diagnóstico das necessidades da Universidade e, junto com
os indicadores de produto, presente nos Objetivos, compõem índices de
eficiência, de eficácia e de efetividade.
4. CRONOGRAMA
A elaboração do PDI da UEM deve ser
desenvolvida em cinco etapas, conforme o cronograma ora proposto.
Atividade |
Ano de 2011 |
|||||
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
|
Etapa 1 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 2 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 3 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 4 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 5 |
|
|
|
|
|
|
Atividade |
Ano de 2012 |
|||||
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
|
Etapa 1 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 2 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 3 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 4 |
|
|
|
|
|
|
Etapa 5 |
|
|
|
|
|
|
Aprovação da metodologia para
elaboração do PDI (período 2012-2016) pelo Conselho Universitário com parecer
da Câmara de Planejamento, definindo a estratégia para a elaboração do
documento.
Elaboração do instrumento de coleta
de dados informatizada pela ASP e adequação das possíveis alterações indicadas
pelo Conselho Universitário.
Reuniões de
sensibilização junto às unidades administrativas objetivando a divulgação do
instrumento de coleta de dados do PDI, unificação de conceitos utilizados,
treinamento sobre o preenchimento do mesmo, sessões públicas, assim como o
próprio preenchimento do PDI pelas unidades.
Apresentação da proposta de PDI
formulada pelas Comissões Setoriais em sessão pública, consolidação da versão
preliminar do documento e envio ao Conselho Universitário para análise e
aprovação.
Análise e aprovação do PDI pelo Conselho Universitário.
5. COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES
Para o desenvolvimento
das atividades relacionadas à elaboração do PDI para os anos de
5.1. Comissão Central
Responsável pela coordenação geral
dos trabalhos e aspectos operacionais do PDI, assim composta:
·
representante
docente (a ser definido pelo COU);
·
coordenador
de Planos e Informações - ASP/CPL;
·
coordenador
de Sistemas e Métodos - ASP/CSM;
·
representantes
dos diretores adjuntos dos centros (dois representantes);
·
representantes
dos diretores das pró-reitorias (dois representantes);
·
representante
dos servidores técnico-universitários (a ser definido em conjunto pelo Sindicato
dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR) e
Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM) com
homologação pelo Conselho Universitário);
·
representante
do Conselho de Integração Universidade-Comunidade;
·
representante
discente (a ser definido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e
homologado pelo Conselho Universitário).
O presidente da
comissão deve ser definido entre os componentes da comissão que representem o Conselho
Universitário, centro de ensino e pró-reitorias.
5.2. Comissão Setorial
Responsável pela coordenação
setorial dos trabalhos desenvolvidos nos centros, pró-reitorias e câmpus regionais.
Deve haver uma comissão setorial em todas as unidades com a seguinte
composição:
CENTROS:
·
presidente
(a ser definido pelo Conselho Interdepartamental);
·
diretor
adjunto do centro;
·
representantes
docentes (definido pelo Conselho Interdepartamental)
·
representantes
técnico-universitários (definido pelo Conselho Interdepartamental);
·
representantes
discentes (definido pelo Conselho Interdepartamental).
PRÓ-REITORIAS:
·
presidente
(pró-reitor);
·
diretores
da pró-reitoria;
·
representantes
docentes;
·
representantes
técnico-universitários;
·
representantes
discentes.
CÂMPUS REGIONAIS:
·
presidente
(diretor);
·
representantes
dos departamentos;
·
representante
dos discentes;
·
representante
dos servidores técnico-universitários;
·
representante
da comunidade externa.
PREFEITURA DO CÂMPUS:
·
prefeito
(presidente);
·
diretores
de áreas;
·
representantes
dos departamentos afins;
·
representantes
técnico-universitários;
·
representantes
discentes.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUM):
·
superintendente
(presidente);
·
diretores
de áreas;
·
representantes
dos departamentos afins;
·
representantes
técnico-universitários;
·
representantes
discentes.
CONSELHO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE:
·
presidente
(a ser definido pelo conselho);
·
membros
(a ser definido pelo conselho).
5.3. Comissão Local
Responsável pela elaboração e pelo
preenchimento on-line da proposta preliminar do PDI referente às subunidades
administrativas básicas.
DEPARTAMENTOS:
·
presidente
(definido pelo departamento);
·
chefe;
·
coordenadores
de curso;
·
representantes
docentes;
·
representantes
técnico-universitários;
·
representantes
discentes.
ÓRGÃOS SUPLEMENTARES:
·
presidente
(definido pelo órgão);
·
chefe;
·
representantes
docentes (quando pertinente);
·
representantes
técnico-universitários;
·
representantes
discentes.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação do PDI 2006-2010 foi
realizada anualmente, no primeiro semestre seguinte ao período avaliado. Em
muitos casos houve dificuldade em obter as informações necessárias devido a
grande distância temporal entre a execução da ação e sua avaliação.
Com o objetivo de transformar o PDI
em um sistema de gestão, o mesmo deve ficar disponível durante o ano todo,
oportunizando aos responsáveis pela atualização do instrumento (software -
gestão do PDI) executar avaliações contínuas à medida que as ações vão
acontecendo, ficando apenas a necessidade de fazer uma verificação geral no
final do exercício.
A proposta também simplifica o
processo, necessitando apenas a inclusão da quantidade de recursos que foram
alocados e produtos que foram obtidos, deixando as medições qualitativas ao
cargo da Comissão Central de avaliação.
7. PDI - 2017-2021
A ASP deve encaminhar ao Conselho
Universitário, até março de 2016, proposta de montagem do PDI 2017-2021.
Objetivos |
Indicadores |
Criação de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Curso de graduação |
|
Criação de nova habilitação de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Nova habilitação |
|
Criação de novo turno de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Novo turno |
|
Criação de novas vagas em curso de graduação |
Aluno de graduação |
Vagas |
|
Diminuição do índice de reprovação de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Diminuição do índice de evasão de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Melhoria de qualidade do curso de graduação |
Aluno de graduação |
Criação de curso de graduação na modalidade de educação a
distância |
Aluno de graduação na modalidade de educação a distância |
Curso de graduação na modalidade de educação a distância |
|
Criação de nova habilitação de curso de graduação na
modalidade de educação a distância |
Aluno de graduação na modalidade de educação a distância |
Nova habilitação na modalidade de educação a distância |
|
Criação de novas vagas em curso de graduação na modalidade
de educação a distância |
Aluno de graduação na modalidade de educação a distância |
Vagas em graduação na modalidade de educação a distância |
|
Melhoria de qualidade do curso de graduação na modalidade
de educação a distância |
Curso de graduação na modalidade de educação a distância |
Criação ou consolidação de grupos de ensino |
Grupos de ensino |
Criação ou consolidação de núcleo de ensino |
Núcleos de ensino |
Criação ou consolidação de programas de ensino |
Programas de ensino |
Criar projetos de ensino |
Projetos de ensino |
Objetivos |
Indicadores |
Criação
de Mestrado Acadêmico |
Curso de
mestrado |
Aluno de
mestrado |
|
Criação
de Mestrado Profissional |
Curso de
mestrado |
Aluno de
mestrado |
|
Criação
de Doutorado |
Curso de
doutorado |
Aluno de
doutorado |
|
Criação
de Especialização |
Curso de
especialização |
Aluno de
especialização |
|
Melhoria
no conceito na CAPES |
Curso de
mestrado |
Curso de
doutorado |
|
Ampliação
de vagas no Mestrado Acadêmico |
Aluno de
mestrado |
Ampliação
de vagas no Mestrado Profissional |
Aluno de
mestrado |
Ampliação
de vagas no Doutorado |
Aluno de
doutorado |
Criação
de curso de residência |
Curso de
residência |
Alunos de
residência |
|
Criação
de vagas de Pós-Doutorado |
Aluno de
pós-doutorado |
8.1.c Pesquisa
Objetivos |
Indicadores |
Criação
ou consolidação de linhas de pesquisa |
Linha de
pesquisa |
Criação
ou consolidação de grupos de pesquisa |
Grupo de
pesquisa |
Criação
de projetos de pesquisa |
Projeto |
Ampliação
de vagas na Iniciação Científica |
Vaga IC |
Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação
Tecnológica |
Projeto
de pesquisa |
Criação
ou consolidação de programas de pesquisa |
Programas
de pesquisa |
Criação
ou consolidação de núcleos de pesquisa |
Núcleos
de pesquisa |
8.1.d Extensão e Cultura
Objetivos |
Indicadores |
Criação
de projeto de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Criação
de curso de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Criação
de evento de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Promoção
de oferta de prestação de serviços |
Prestação
de serviços |
Criação ou consolidação de grupo de extensão ou cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
Criação ou consolidação de núcleo de extensão ou cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
Criação ou consolidação de programas de extensão ou
cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
8.1.e Gestão
Descrição |
Indicadores |
Criação
de departamento |
Departamento |
Consolidação
de departamento |
Departamento |
Criação
de órgão |
Órgão |
Consolidação
de órgão |
Órgão |
Criação
de pró-reitoria |
Pró-Reitoria |
Consolidação
de pró-reitoria |
Pró-Reitoria |
Criação
de câmpus |
Câmpus |
Consolidação
de câmpus |
Câmpus |
Criação
de regulamento |
Regulamento |
8.2. Detalhamento das Ações dos Objetivos
Criação de
curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais departamentos |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário. |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Adquirir
móveis |
Móveis |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Reconhecer
curso |
Burocrático |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de
nova habilitação de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais departamentos |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Adquirir
móveis |
Móveis |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Criação de
novo turno de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais departamentos |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Adquirir
móveis |
Móveis |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Criação de
novas vagas em curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais departamentos |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Adquirir
móveis |
Móveis |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Diminuição
do índice de reprovação de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Identificar turmas/componentes curriculares de maior
reprovação |
Componente
Curricular/turma |
Elaborar
projetos para diminuição da reprovação |
Projeto |
Abrir
turmas de reforço |
Turma |
Abrir
turmas no período de férias |
Turma |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Elaborar
projetos de preceptoria acadêmica |
Projeto
preceptoria |
Alterar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Diminuição
do índice de evasão de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Elaborar projetos visando maior integração dos alunos |
Burocrático |
Elaborar projetos para divulgação e motivação de alunos do
ensino médio |
Burocrático |
Encaminhar alunos carentes para aquisição de bolsas |
Bolsa |
Realizar acompanhamento individual de alunos com
reprovações |
Aluno
graduação |
Identificar e avaliar motivos das evasões |
Aluno
graduação |
Realizar acompanhamento individual de alunos com problemas
de saúde/psicológico/financeiro |
Aluno graduação |
Alterar projeto pedagógico do curso |
Burocrático |
Melhoria de
qualidade do curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Liberar professor para capacitação em nível de Mestrado |
Professor |
Liberar professor para capacitação em nível de Doutorado |
Professor |
Oferecer curso de aperfeiçoamento didático-pedagógico para
professores |
Curso |
Liberar técnico-universitário para capacitação em nível de
Mestrado |
Técnico |
Liberar técnico-universitário para capacitação em nível de
Doutorado |
Técnico |
Oferecer cursos de atualização aos servidores
técnico-universitários |
Curso |
Atualizar programas de componentes curriculares |
Componentes
curriculares |
Criar componentes
curriculares eletivos |
Componentes
curriculares |
Melhorar
instalações físicas |
Reforma |
Melhorar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Melhorar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
móveis |
Móveis |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
kit multimídia |
Kit
multimídia |
Adquirir
software de ensino |
Software |
Produzir
livro didático |
Livro |
Produzir
apostila |
Apostila |
Produzir
material didático |
Material
didático |
Definir
novas práticas de laboratório |
Práticas
laboratoriais |
Realizar
workshop |
Workshop |
Alterar
projeto pedagógico do curso |
Burocrático |
Buscar
ampliação de ofertas de estágios junto a empresas da área |
Estágio |
Realizar
avaliação do curso |
Avaliação
curso |
Realizar
reuniões pedagógicos envolvendo professores e alunos |
Reunião
pedagógica |
Aumentar
a participação de alunos em eventos científicos |
Aluno
graduação |
Disponibilizar
recursos para participação de professores em eventos científicos |
Recurso
financeiro |
Criação de
curso de graduação na modalidade de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Reconhecer
curso |
Burocrático |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de nova habilitação de curso de graduação na
modalidade de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Adequar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Criação de novas vagas em curso de graduação na modalidade
de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Adequar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Melhoria de qualidade do curso de graduação na modalidade de
educação a distância
Ações |
Indicadores |
Oferecer curso de aperfeiçoamento didático-pedagógico para
professores |
Curso |
Oferecer
cursos de atualização aos tutores |
Curso |
Atualizar
programas de componentes curriculares |
Componente
curricular |
Criar componentes
curriculares eletivos |
Componente
curricular |
Produzir
livro didático |
Livro |
Definir
novas práticas de laboratório |
Práticas
laboratoriais |
Recursos
para participação de professores em eventos científicos |
Participação
em eventos |
Criação ou consolidação de grupos de ensino |
Grupos de ensino |
Criação ou consolidação de núcleo de ensino |
Núcleos de ensino |
Criação ou consolidação de programas de ensino |
Programas de ensino |
8.2.b Pós-Graduação
Criação de
Mestrado Acadêmico
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter
credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa de Mestrado |
Bolsa
mestrado |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de
Mestrado Profissional
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter
credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa de Mestrado |
Bolsa
mestrado |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de
Doutorado
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter
parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o
curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter
credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar
bolsa de Doutorado |
Bolsa doutorado |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de
Especialização
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Contratar
técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar
técnico-universitário |
Técnico-Universitário |
Ampliar
espaço físico |
M² |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Melhoria do
conceito na CAPES
Ações |
Indicadores |
Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto na
área |
Periódico |
Aumentar
a publicação de livros/capítulos de livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa
nacionais e internacionais |
Convênio |
Participar
de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar
de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Produzir
patentes |
Patente |
Ampliar o
quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir
professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Elaborar e submeter projetos aos órgãos de fomento para
obtenção de recursos |
Projeto
de pesquisa |
Reduzir o
tempo de defesa de Mestrado |
Tempo
mestrado |
Reduzir o
tempo de defesa de Doutorado |
Tempo
doutorado |
Incluir alunos da graduação em projetos de professores da
pós para maior integração |
Aluno
graduação |
Criar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar
laboratório de informática |
Laboratório
Informática |
Adquirir
Livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Renovar
assinatura de periódicos |
Periódico |
Realizar
workshop |
Workshop |
Ampliação
de vagas de Mestrado Acadêmico
Ações |
Indicadores |
Ampliar o
quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir
professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Solicitar
bolsa de Mestrado |
Bolsa mestrado |
Ampliar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar
laboratório de informática |
Laboratório
Informática |
Ampliação
de vagas de Mestrado Profissional
Ações |
Indicadores |
Ampliar o
quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir
professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Solicitar
bolsa de Mestrado |
Bolsa
mestrado |
Ampliar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar
laboratório de informática |
Laboratório
Informática |
Ampliação
de vagas de Doutorado
Ações |
Indicadores |
Ampliar o
quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir
professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Solicitar
bolsa de Doutorado |
Bolsa
doutorado |
Ampliar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar
laboratório de informática |
Laboratório
Informática |
Criação de Curso
de Residência
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento proponente |
Professor |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Solicitar
bolsa de Residência |
Bolsa
residência |
Iniciar
curso |
Burocrático |
Criação de
vagas de Pós-Doutorado
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de pós-doutorado |
Burocrático |
Aprovar
no conselho acadêmico do programa |
Burocrático |
Equipar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Solicitar
bolsa de Pós-Doutorado |
Bolsa
pós-doutorado |
Incluir
professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Criação de Linhas
de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar
parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar
parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar
professor visitante |
Professor
visitante |
Participar
de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar
de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aprovar no conselho acadêmico do programa de pós-graduação |
Burocrático |
Aprovar
no departamento |
Burocrático |
Consolidação
de Linhas de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar
parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar
parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar
professor visitante |
Professor
visitante |
Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto área |
Periódico |
Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições nacionais e
internacionais |
Convênio |
Participar
de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar
de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aumentar
a produção de patentes |
Patente |
Obter
bolsa produtividade/DT |
Bolsa
produtividade/DT |
Equipar
laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
assinatura de periódicos |
Periódico |
Criar
biblioteca setorial |
Biblioteca |
Criação de Grupos
de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Credenciar
novo grupo de pesquisa junto ao CNPq |
Burocrático |
Incluir
participante docente |
Professor |
Incluir
participante aluno |
Aluno |
Incluir
participante técnico |
Técnico |
Consolidação
de Grupos de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar
parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar
parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar
professor visitante |
Professor
visitante |
Incluir
participante docente |
Professor |
Incluir
participante aluno |
Aluno |
Incluir
participante técnico |
Técnico |
Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto na
área |
Periódico |
Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições nacionais e
internacionais |
Convênio |
Participar
de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar
de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aumentar
a produção de patentes |
Patente |
Submeter projeto de pesquisa a órgãos de fomento |
Projeto
pesquisa |
Obter
bolsa produtividade/DT |
Bolsa
produtividade/DT |
Equipar
laboratório de pesquisa |
Laboratório de Pesquisa |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
assinatura de periódicos |
Periódico |
Criar
biblioteca setorial |
Biblioteca |
Contratar
bibliotecário |
Bibliotecário |
Criação de Projetos
de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de pesquisa |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar
nos comitês de ética |
Burocrático |
Ampliação
de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica
Ações |
Indicadores |
Liberar
docente para capacitação em nível de Mestrado |
Professor |
Liberar
docente para capacitação em nível de Doutorado |
Professor |
Incentivar
a criação de grupos de pesquisa |
Grupo de
pesquisa |
Incentivar a participação de docentes em grupos de
pesquisa |
Grupo de
pesquisa |
Incentivar
a participação de alunos em grupos de pesquisa |
Grupo de
pesquisa |
Criação de Projetos
de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de pesquisa |
Projeto
de pesquisa |
Submeter
a órgão de fomento |
Projeto
de pesquisa |
Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação |
Burocrático |
Cientificar
o departamento proponente |
Burocrático |
Cientificar
os demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar
nos comitês de ética |
Burocrático |
8.2.d Extensão
e Cultura
Criação de Projeto
de Extensão e Cultura
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de extensão |
Burocrático |
Obter
parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar
espaço físico |
Burocrático |
Solicitar
bolsa de extensão e cultura |
Bolsa de
extensão |
Criação de Curso
de Extensão
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de curso de extensão |
Burocrático |
Obter
parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar
espaço físico |
Burocrático |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
material permanente |
Material
permanente |
Adquirir
material de consumo |
Material
de consumo |
Promoção de
Evento de Extensão
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de evento de extensão |
Burocrático |
Obter
parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar
espaço físico |
Burocrático |
Equipar
sala de aula |
Kit sala
de aula |
Equipar
laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar
laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir
livros |
Livro |
Adquirir
periódicos |
Periódico |
Adquirir
material permanente |
Material
permanente |
Adquirir
material de consumo |
Material
de consumo |
Promoção de
oferta de Prestação de Serviços
Ações |
Indicadores |
Elaborar
projeto de prestação de serviços |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Coordenadoria de Serviços e
Desenvolvimento Regional |
Burocrático |
Aprovar
no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar
no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar no Conselho de Administração (dois ou mais centros
envolvidos) |
Burocrático |
Solicitar
pagamento de pessoal |
Burocrático |
Elaborar
relatórios parciais e/ou final |
Burocrático |