R
E S O L U Ç Ã O N.o 028/2018-COU
CERTIDÃO
Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume,
nesta Reitoria e no site http://www.scs.uem.br, no dia 29/10/2018. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprova a Metodologia do Plano de Desenvolvimento
Institucional da Universidade Estadual de Maringá (PDI-UEM) para o período
2018 a 2022 e adota outras providências. |
Considerando o conteúdo das fls. 870 a 983 do Processo n.º 7.498/2011-PRO;
considerando o disposto no Decreto
n.º 9.235 de 15 de dezembro de 2007;
considerando o disposto nas
Resoluções n.os 021/2005-COU, 029/2011-COU
e 022/2017-COU;
considerando o disposto na
Portaria nº 137/2018-GRE;
considerando os fundamentos apresentados no Parecer
n.º 016/2018-PLAN, os quais foram adotados como motivação para decidir,
O CONSELHO
UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar a Metodologia do Plano de Desenvolvimento
Institucional da Universidade Estadual de Maringá (PDI-UEM) para o período 2018
a 2022, conforme Anexo, parte integrante desta resolução, apresentada pela
Comissão nomeada pela Portaria n.º 137/2018-GRE.
Art. 2º Incorporar o ano de 2017 ao período do PDI anterior (2012-2016).
Art. 3º Instituir uma Comissão composta por um membro de cada Câmara do Conselho
Universitário (COU), um membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP)
e um membro do Conselho de Administração (CAD) para propor os termos da
atualização da Missão e da Visão institucionais da Universidade Estadual de
Maringá.
Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de
sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá,
24 de setembro de 2018.
Mauro
Luciano Baesso,
Reitor.
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ADVERTÊNCIA:
O
prazo recursal termina em 06/11/2018. (Art. 95 - § 1º do Regimento Geral da
UEM) |
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Metodologia do Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) 2018-2022. No curso do período de abrangência deste PDI, a
UEM comemorará seu jubileu de ouro. Com efeito, foi criada pela Lei Estadual n.º
6.034/69, de 6 de novembro de 1969, e regulamentada
pelo Decreto Estadual n.º 18.109, de 28 de janeiro de 1970. A criação do
sistema estadual de ensino superior fez parte do Plano de Desenvolvimento
Integrado do governo do Paraná, a partir do qual se estabeleceu que cada IES deveria se integrar ao desenvolvimento da região em que se
inseria. O significado dessa integração sujeitou-se a dinâmicas próprias e ao
diálogo estabelecido com as comunidades, respeitada a autonomia da
universidade. No momento em que se desencadeia o planejamento para o próximo
período, dentro do qual a ocorrência da efeméride repercute como uma data
convocatória é pertinente reafirmar esses vínculos, concretamente praticados
em nossa história e constantes da formulação atual de nossa Visão de Futuro (Resolução
n.º 021/2005-COU), a favor do exercício cotidiano e permanente da construção
de “uma instituição de excelência na formação de profissionais e pesquisadores,
capazes de atender às necessidades e aos anseios da sociedade, de forma
geral, e aos da comunidade em que está inserida”. |
||
1. EIXOS TEMÁTICOS |
||
1.1 Recomposição dos Quadros Docente e de Agentes Universitários
A reposição, quantitativa e
qualitativa, de quadros docentes e de agentes universitários, é necessária para
que sejam consolidados os avanços obtidos pela Universidade neste quase meio
século de sua existência. Sem tal esforço e sem essa orientação geral, corre-se
o risco de sérios retrocessos no período abrangido por este PDI.
Tal eixo concerne também ao necessário
planejamento interno de concursos e também de planejamento da alocação de
recursos humanos na Universidade (para além do esforço político de retomada das
contratações). A atual carência de servidores em todos os setores da
Universidade compromete a capacidade de planejamento e de gestão da
Universidade e, assim, comprometem-na em seu todo. Já a contratação de docentes
temporários para substituir os atuais docentes efetivos compromete a qualidade
do ensino, da pesquisa e da pós-graduação na Instituição, e esses são apenas
alguns dos aspectos a serem elencados para realçar a importância deste eixo
temático.
1.2 Consolidação da Graduação
A
graduação deve se pautar no Projeto Político Institucional (PPI) para propor a
formação de profissionais diferenciados para atuarem diante de um mercado de
trabalho competitivo e inovador e como cidadãos capacitados a contribuir para o
desenvolvimento regional e nacional.
A sua
consolidação implica esforços e recursos para a qualificação contínua do corpo
docente, sua expansão, em alguns casos, acesso à tecnologia, melhoria das
condições físicas de salas de aula, ajustes em número de vagas para alunos, efetiva
política de assistência estudantil para garantir a permanência e conter a
evasão discente, dentre outros.
O foco em
consolidação não se traduz por impedimento do crescimento da Universidade e sim
sugere a ideia de expansão qualificada como referência, para o período
abrangido por este PDI, isto é, que as demandas de expansão da Universidade
ocorram em consonância com a visão de futuro da Universidade e os eixos
temáticos desta proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional.
1.3 Consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu
Os processos
avaliativos coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) representam o principal referencial de excelência da
pós-graduação stricto sensu.
Complementarmente, deve-se reconhecer a importância da pós-graduação stricto sensu na formação de quadros de
elevada competência para a pesquisa, a docência e o preenchimento de postos no
mercado de trabalho.
A sua consolidação
implica atenção à renovação quantitativa e qualitativa do corpo docente, a
atração de candidatos ao corpo docente (e também ao corpo discente) com
potencial de excelência, a consolidação de grupos e programas de pesquisa, a
interação com outras comunidades de pesquisa, principalmente aquelas de
referência nacional e internacional.
A criação de novos
programas de pós-graduação, por
sua vez, deve estar centrada no PPI e ser analisada com
vistas à formação e otimização dos investimentos
realizados em capacitação de docentes e de agentes universitários, na formação
de capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade regional e
nacional. De igual modo como em relação à graduação, também as propostas de
expansão da pós-graduação devem ocorrer em consonância com a visão de futuro da
Universidade e os eixos temáticos desta proposta de Plano de Desenvolvimento
Institucional.
1.4 Consolidação da UEM como Instituição de
Pesquisa
A
consolidação e a expansão da graduação e pós-graduação, embasadas no PPI, levam
naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de
grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao desenvolvimento
da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das condições de vida do
cidadão.
1.5 Consolidação da Extensão e Cultura
Avaliar como as
atividades de graduação, de pós-graduação e de pesquisa podem ser
disponibilizadas para a comunidade externa. Estabelecer uma política geradora e
preservadora de valores culturais junto à comunidade regional e nacional.
Iniciar o processo de discussão da curricularização
da extensão (envolvimento dos cursos de graduação e pós-graduação com a
extensão). Fortalecer a relação
entre a extensão universitária e a
iniciativa privada (sociedade
civil e mercado), respeitando a natureza pública que rege as atividades da UEM,
por meio de transferência de conhecimentos e tecnologia, ampliação do número de
convênios, dentre outras ações. Com os mesmos objetivos, fortalecer a relação
da extensão universitária com outras instituições públicas.
1.6
Racionalização da Gestão e da Estrutura Organizacional
Atualização e
readequação das estruturas organizacional e administrativa, objetivando melhorar a qualidade, a
eficácia, a eficiência e a efetividade do ensino, da pesquisa e da extensão.
1.7 Agilização dos Serviços Internos
Melhorar a prestação
interna de serviços (compras, aquisição de materiais referentes a projetos
financiados, limpeza e manutenção, segurança, dentre outros) como foco
necessário para a consolidação das atividades-fim da Universidade,
especialmente a pesquisa, mas também o ensino e a extensão.
1.8
Internacionalização do Ensino e da Pesquisa
Organização estrutural, didático-pedagógica e
normativa da Universidade para expandir a sua participação no contexto da
pesquisa com impacto internacional, sua mobilidade de docentes e discentes no
contexto internacional, sua atratividade perante as comunidades universitárias
internacionais, dentre outras ações possíveis, garantindo-se a continuidade e
expansão dos convênios internacionais firmados pela Universidade e suas unidades,
com a utilização de seus diversos recursos e mecanismos (o EAD, por exemplo).
1.9 Sustentabilidade
e Responsabilidade Social
O fomento de ações, projetos e adaptações
estruturais que permitam à Universidade a sustentável manutenção de suas
atividades, com o menor impacto ambiental possível e a maior relevância social
possível, considerando-se em primeiro plano a comunidade local onde ela está
imediatamente inserida.
1.10
Interação
com a Sociedade Civil e o Mercado
Estimular ações e a organização estrutural, normativa e mesmo
didático-pedagógica da Universidade para aproximação em relação a atuais
demandas e anseios da sociedade civil e do mercado, sem prescindir, contudo, da plena autonomia e
liberdade da Universidade e reafirmando a natureza pública de suas atividades.
Este eixo implica, dentre outros aspectos, a potencialização do caráter
institucional da Universidade, bem como pode se configurar em importante via de
consolidação de sua imagem institucional em termos locais e também nacional
e internacionalmente. Tal aspecto ganha especial importância neste período abrangido
pelo PDI 2018-2022 em decorrência da comemoração dos 50 anos de criação da UEM.
A singularidade e a oportunidade do evento devem inspirar toda a comunidade
universitária à realização de atividades de debate, de resgate de memórias e de
esclarecimento e aprofundamento do sentido e da importância da universidade
pública, gratuita e de qualidade no contexto do Brasil contemporâneo, assim como
do Estado do Paraná e das regiões em que a UEM está inserida.
2. METODOLOGIA
O Plano de Desenvolvimento Institucional tem
periodicidade plurianual, abarcada pelo interstício de 2018 a 2022, estando
sujeito a avaliações anuais e à incorporação de aditivos que
se fizerem necessários.
A metodologia do PDI
2018-2022 é proposta no intuito de organizar o processo de sua elaboração nas
unidades universitárias - que deve explicitar ações e seus respectivos
indicadores - e facilitar os esforços de sistematização das informações
decorrentes daquela elaboração, bem como sua posterior avaliação.
2.1
Orientações Gerais
Cada subunidade
administrativa da Universidade (departamentos e órgãos suplementares) e
unidades subsequentes (centros, pró-reitorias e câmpus regionais), deve elaborar a sua proposta de PDI.
Isso deve ser realizado a partir de comissão local constituída por docentes,
agentes universitários, alunos e, quando possível, por representante da
comunidade externa.
Nos departamentos as
propostas devem ser aprovadas, após a sua elaboração por Comissão local e
seguindo-se orientações provenientes das comissões do PDI das respectivas
Unidades às quais se vinculam os departamentos, pelas respectivas Câmaras
Departamentais. Em toda essa etapa deve se ter especial atenção às diretrizes
gerais e estratégicas orientadoras do PDI para o período de sua abrangência,
conforme acima definido (missão e visão da Universidade, as políticas
universitárias, o Projeto Pedagógico Institucional e outros aspectos condensados
e explicitados nos eixos temáticos definidos).
Após aprovação no
âmbito do departamento (subunidades departamentais), as propostas locais do PDI
devem ser consolidadas no âmbito dos respectivos Centros de Ensino e aprovadas
pelos Conselhos Interdepartamentais. Neste momento se deve dar especial atenção
aos eixos temáticos definidos pelo PDI, em particular no que se refere às
subunidades e seus respectivos Centros de Ensino. Respeitando-se a autonomia e
as aspirações locais, cabe ao Conselho Interdepartamental a integração das
propostas locais do PDI (vide Artigo 48,
Inciso XXII, do Estatuto da UEM), estimulando-se o desenvolvimento coeso do centro
e coerente com as diretrizes gerais propostas para a Universidade.
O mesmo esforço de
busca por coesão local e coerência ampla deve ocorrer no âmbito das demais
unidades onde o PDI é elaborado (pró-reitorias,
órgãos suplementares, câmpus regionais, etc.). Os PDIs das unidades (centros) e órgãos complementares devem ser
apresentados e discutidos em audiências públicas coordenadas pelas comissões de
PDI setoriais (centros e órgãos complementares; os departamentos estão
dispensados de realização de audiência pública).
Consolidadas as
propostas nos centros, pró-reitorias e câmpus regionais, se fará uma audiência pública, coordenada
pela Comissão Central do PDI e com a participação das comunidades internas e
externas à UEM, após a qual e conforme regulamentação institucional, o PDI deve
ser submetido ao COU para deliberação e aprovação.
De modo esquemático,
as etapas e elementos do PDI/UEM podem ser assim apresentados:
|
Etapa ou
Elemento |
Setor ou
Comissão Responsável |
|
|
|
|
Missão e Visão |
COU / Comunidade Universitária |
GESTÃO |
Políticas Universitárias |
COU / Administração Central |
ESTRAT. |
Estratégias Gerais |
Administração Central / CAD / CEP |
|
|
|
|
Eixos Temáticos |
COU |
|
Diretrizes locais (Estabelecimento) |
Comissões Setoriais/Unidades |
|
PDIs das Subunidades (Elaboração) |
Comissões Locais/Departamentos |
|
PDIs
das Subunidades (Aprovação) |
Câmaras Departamentais |
|
PDIs
das Unidades e Órgãos (Elabor.) |
Comissões Setoriais |
|
Audiências Públicas Setoriais |
Comissões Setoriais |
PDI/UEM |
Integração PDIs Subunidades e Unidade |
Conselhos Interdepartamentais |
|
Consolidação
Informações PDI/UEM |
ASP/Comissão Central PDI |
|
Audiência
Pública PDI/UEM |
Comissão Central PDI |
|
Aprovação PDI/UEM |
COU |
2.2 Organização das
Propostas (Locais e Geral)
A
organização das propostas do PDI divide-se em três níveis hierárquicos:
· objetivos: expressam situações que a Instituição deseja atingir no período de abrangência do PDI, tendo razoável possibilidade de serem realizados por meios adequados. Representam o que deve ser realizado para que se possa concretizar a visão e cumprir a missão da Universidade no período abrangido pelo PDI;
· metas (quantificação dos objetivos): representam métricas dos objetivos definidos dentro de uma escala de tempo;
· ações:
são as diretivas necessárias para o cumprimento das metas.
Para cada
um dos objetivos propostos devem-se definir as possíveis fontes de recursos
financeiros em termos de verbas federais, estaduais, municipais e da UEM.
2.3
Origem
da Informação
Deve ser desenvolvido,
pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), um novo software para a gestão do
PDI do período 2018-2022.
2.4
Forma
de Trabalho das Comissões
O
processo de construção do PDI está estruturado no trabalho de um conjunto de
comissões, cujo organograma apresenta três níveis hierárquicos,
respectivamente, conforme figura a seguir:
· Comissão
Central;
· Comissão
Setorial e,
· Comissão
Local.
Comissão Central
(nomeada pelo reitor): deve orientar, subsidiar e
acompanhar a execução dos trabalhos das Comissões Setoriais, sintetizando os
resultados apresentados pelas unidades setoriais. A consolidação da proposta do
PDI deve ser precedida de sessão pública (audiência) antes do encaminhamento ao
Conselho Universitário para aprovação final.
Comissões Setoriais
(nomeadas pelos diretores de centros, pró-reitores, chefes de órgãos da
Universidade e diretores de câmpus regionais): em
relação às Comissões Locais, as Comissões Setoriais devem definir a estrutura,
estabelecer diretrizes de trabalho e acompanhar a execução do cronograma dos
prazos estabelecidos para as atividades. Devem sistematizar as propostas das
subunidades, estimular a observação, da parte das Comissões Locais, dos
aspectos estratégicos e político-institucionais orientadores
do PDI (conforme antes ressaltado), realizar sessão pública (audiência)
para debate dos PDIs setoriais, encaminhar as
propostas ao Conselho Interdepartamental para discussão e aprovação.
Comissões Locais
(subunidades administrativas. As Comissões Locais são nomeadas por chefes de
departamentos): dada a peculiaridade de cada comissão, a metodologia de
trabalho e a definição de objetivos, metas e ações do PDI devem ser elaboradas
respeitando-se os princípios de liberdade e equidade dos diferentes segmentos
que compõem a subunidade. A aprovação dos objetivos e dos demais aspectos do
PDI deve se dar de forma democrática e no âmbito das Câmaras Departamentais,
além de seguir as orientações da Comissão Setorial e da Comissão Central. As Comissões
Locais devem seguir, além das orientações gerais (eixos temáticos) também as
orientações emanadas das Comissões Setoriais.
2.5
Organização
da Informação
Para a elaboração do PDI 2018-2022 optou-se por manter a mesma estrutura de informações utilizada nos PDIs anteriores, que leva em conta três níveis hierárquicos: objetivos, metas e ações.
Seguindo
orientações da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral para
elaboração do Plano Plurianual, o modelo ora proposto inclui em sua estrutura o
uso de indicadores de produto (relacionados aos objetivos) e indicadores de
recurso (relacionados às ações).
O uso dos
indicadores deve auxiliar na análise dos resultados e no cálculo de índices de
eficiência, eficácia e efetividade, não só da Universidade em nível macro-institucional, como de cada uma de suas unidades.
Finalizado todo
processo de elaboração do PDI cabe à Assessoria de
Planejamento (ASP) a compilação, contextualização e estruturação de todas as
ações em documento único e de referência, chamado Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI), a ser disponibilizado para a Comissão Central do PDI e,
posteriormente, enviado ao COU.
2.5.a Objetivos
Os Objetivos são referentes a questões de nível macro, linhas que servem de norte para o planejamento institucional. A exemplo do que ocorreu no PDI 2012-2016, para facilitar o preenchimento do campo dos Objetivos, foi elaborada uma lista, definida com base nas ações implementadas no PDI do período anterior e em consonância com ações cadastradas na Pró-Reitoria de Ensino (PEN), na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).
Com a
definição dos Objetivos pretende-se direcionar as unidades administrativas,
durante o processo de planejamento de sua gestão, para os próximos cinco anos.
Outros Objetivos podem ser incluídos no sistema após avaliação prévia da
Comissão Central do PDI.
Para cada
Objetivo foi elencado um ou mais indicadores de produto. Os indicadores de
produto estão diretamente ligados à atividade fim, ao resultado obtido por meio
do trabalho prestado pela Instituição.
2.5.b Metas
A Meta é
a quantificação do Objetivo numa escala de tempo. As metas devem ser
específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte
de tempo. As metas devem ser preenchidas pelas subunidades administrativas de
acordo com os objetivos previamente estabelecidos para o PDI. Para cada uma
delas deve ser definida a quantidade a ser atingida (valor) e o seu cronograma
de desenvolvimento (tempo).
2.5.c Ações
As Ações são tarefas planejadas e definidas em um cronograma para
o cumprimento das Metas. Para cada ação se faz necessário o emprego e obtenção
de recursos num período de tempo. Os recursos podem ser tanto burocráticos, que
refletem o trâmite interno entre os diversos setores da esfera administrativa,
como a contratação de novos professores, recursos humanos, infraestrutura,
construção de salas de aula, aquisição de livros, etc.
Assim
como os Objetivos, as Ações são fixas e cabe à subunidade administrativa apenas
informar o cronograma de aplicação e a quantidade de recurso necessário, quando
aplicado.
Os recursos financeiros para se atingir os Objetivos
são conseguidos por meio de ações, cuja fonte deve ser reportada em termos de
verbas federais, estaduais, municipais, da UEM ou recurso próprio da atividade
gerada pelo Objetivo proposto. Os recursos financeiros podem ser quantificados.
3.
CRONOGRAMA
A
elaboração do PDI da UEM deve ser desenvolvida em seis etapas, conforme o
cronograma e a descrição abaixo propostos.
Etapa 1 - 90 dias
Aprovação
da metodologia para elaboração do PDI (período 2018-2022)
pelo Conselho Universitário com parecer da Câmara de Planejamento, definindo a
estratégia para a elaboração do documento.
Etapa 2 - 240 dias
Desenvolvimento de
sistema de informação pelo NPD incluindo adequações das possíveis alterações
indicadas pelo COU.
Etapa 3 - 90 dias
Reuniões
de sensibilização junto às unidades administrativas objetivando a divulgação do
instrumento de coleta de dados do PDI, unificação de conceitos utilizados,
treinamento sobre o preenchimento do mesmo. A Universidade, por meio das
unidades competentes, deve elaborar e distribuir manual explicativo do processo
de PDI na UEM.
Etapa 4 - 60 dias
Preenchimento
do PDI pelas subunidades, unidades e demais órgãos, apresentação da proposta de
PDI formulada pelas Comissões Setoriais em sessão pública, consolidação da
versão preliminar do documento e envio à Comissão Central.
Etapa 5 - 90 dias
Elaboração
do relatório final pela Comissão Central, audiência pública geral e envio ao
Conselho Universitário para análise e aprovação.
Etapa 6 - 30 dias
Análise e
aprovação do PDI pelo Conselho Universitário.
Atividade |
Ano de 2018 |
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Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2018 |
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Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2019 |
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Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2019 |
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Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Em dezembro
de 2019 será concluída a última etapa do PDI do período ora considerado, com a
sua aprovação pelo COU. Nos anos seguintes (2020, 2021 e 2022), com vistas à
promoção da avaliação e da eventual incorporação de aditivos, as etapas 3 (parcialmente), 4, 5 e 6 serão repetidas, conforme a
demanda, para a inclusão de dados pertinentes àqueles anos, especificamente e
conforme o cronograma abaixo.
Atividade |
Ano de 2020 |
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Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2020 |
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Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2021 |
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Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2021 |
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Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2022 |
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Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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Atividade |
Ano de 2022 |
|||||
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
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Etapa 1 |
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Etapa 2 |
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Etapa 3 |
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Etapa 4 |
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Etapa 5 |
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Etapa 6 |
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4.
COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES
Para o desenvolvimento das atividades relacionadas à elaboração do
PDI para os anos de 2018
a 2022 é proposta a criação de comissões em três
níveis.
4.1.
Comissão Central
Responsável
pela coordenação geral dos trabalhos e aspectos operacionais do PDI, assim
composta:
· Representante
docente (a ser definido pelo COU);
· Coordenador
de Planos e Informações - ASP/CPL;
· Representantes
dos diretores adjuntos dos centros (dois representantes);
· Representantes
dos diretores das pró-reitorias (dois
representantes);
· Representante
dos agentes universitários (a ser definido em conjunto pelo Sindicato dos
Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR) e Associação
dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM) com homologação
pelo Conselho Universitário);
· Representante
discente a ser definido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e
homologado pelo Conselho Universitário.
O presidente da Comissão deve ser definido entre os componentes da
comissão que representem o Conselho Universitário, Centros de Ensino e pró-reitorias.
4.2.
Comissão Setorial
Responsável
pela coordenação setorial dos trabalhos desenvolvidos nos Centros de Ensino, pró-reitorias e câmpus regionais.
Deve haver uma Comissão Setorial em todas as unidades com a seguinte
composição:
CENTROS:
· Presidente
(a ser definido pelo Conselho Interdepartamental);
· Diretor
adjunto do centro;
· Um representante de
cada uma das Câmaras Interdepartamentais (Assuntos Administrativos, Graduação e
Extensão, Pesquisa e Pós-graduação);
· Coordenador de
programa de pós-graduação eventualmente vinculado diretamente ao centro;
· Representante
dos agentes universitários (definido pelo Conselho Interdepartamental);
· Representante
discente (definido pelo Conselho Interdepartamental).
PRÓ-REITORIAS:
· Presidente
(pró-reitor);
· Diretores
da pró-reitoria;
·
Representante docente;
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
discente.
CÂMPUS REGIONAIS:
· Presidente
(diretor);
· Representantes
dos departamentos;
· Representante
dos discentes;
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
da comunidade externa.
PREFEITURA DO CÂMPUS:
· Prefeito
(presidente);
· Diretores
de áreas;
· Representantes
dos departamentos afins;
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
discente.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUM):
· Superintendente
(presidente);
· Diretores
de áreas;
· Representantes
dos departamentos afins;
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
discente.
4.3. Comissão
Local
Responsável
pela elaboração e pelo preenchimento on-line
da proposta preliminar do PDI referente às subunidades administrativas básicas.
DEPARTAMENTOS:
· Presidente
(definido pelo departamento);
· Chefe;
· Coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação;
· Representante
docente;
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
discente.
ÓRGÃOS SUPLEMENTARES:
· Presidente
(definido pelo órgão);
· Chefe;
· Representante docentes (quando pertinente);
· Representante
dos agentes universitários;
· Representante
discente.
As Comissões
Setoriais e Locais devem ser nomeadas por portarias (unidades, subunidades,
órgãos complementares), devendo uma cópia da portaria ser
encaminhada para a Comissão Central do PDI/UEM, aos cuidados da ASP-CPL.
5.
AVALIAÇÃO
O sistema de
preenchimento do PDI ficará aberto para o preenchimento por parte das
subunidades, unidades e demais órgãos durante o período previsto no calendário
estabelecido nesta Resolução (60 dias, isto é, os meses de julho e agosto dos
anos de 2019, 2020, 2021 e 2022), respeitados os prazos destinados a cada uma
das etapas.
6. ANEXOS
6.1.a
Ensino
de Graduação
Objetivos |
Indicadores |
Melhoria da qualidade do curso de graduação |
Aluno de graduação |
Diminuição do índice de evasão de curso de
graduação |
Aluno de graduação |
Criação de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Curso de graduação |
|
Criação de nova habilitação de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Nova habilitação |
|
Criação de novo turno de curso de graduação |
Aluno de graduação |
Novo turno |
|
Criação de novas vagas em curso de graduação |
Aluno de graduação |
Vagas |
|
Criação de curso de graduação na modalidade de
educação a distância |
Aluno de graduação na modalidade de educação a distância |
Curso de graduação na modalidade de educação a distância |
|
Criação ou consolidação de grupos de ensino |
Grupos de ensino |
Criação de Núcleo Docente
Estruturante |
Núcleo Docente Estruturante |
Consolidação de Núcleo Docente
Estruturante |
Núcleo Docente Estruturante |
Criação ou consolidação de núcleo de ensino |
Núcleos de ensino |
Criação ou consolidação de programas de ensino |
Programas de ensino |
Criação de projetos de ensino |
Projetos de ensino |
Objetivos |
Indicadores |
Melhoria
de conceito na CAPES |
Curso
de mestrado |
Curso
de doutorado |
|
Criação
de Doutorado |
Curso
de doutorado |
Criação
de Mestrado Acadêmico |
Curso
de mestrado |
Aluno
de mestrado |
|
Criação
de Mestrado Profissional |
Curso
de mestrado |
Aluno
de mestrado |
|
Criação de Especialização |
Curso
de especialização |
Aluno
de especialização |
|
Criação de curso de residência |
Curso
de residência |
Aluno
de residência |
|
Criação de vagas de Pós-Doutorado |
Aluno
de pós-doutorado |
Ampliação de vagas em Mestrado Acadêmico |
Aluno
de mestrado |
Ampliação de vagas em Mestrado Profissional |
Aluno
de mestrado |
Ampliação de vagas em Doutorado |
Aluno
de doutorado |
Ampliação de vagas em especialização |
Aluno
de especialização |
Ampliação de vagas em residência |
Aluno
de residência |
6.1.c Pesquisa
Objetivos |
Indicadores |
Criação ou consolidação de linhas de pesquisa |
Linha
de pesquisa |
Criação ou consolidação de grupos de pesquisa |
Grupo
de pesquisa |
Criação de projetos de pesquisa |
Projeto |
Ampliação de vagas na Iniciação Científica |
Vaga
IC |
Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica |
Projeto
de pesquisa |
Criação ou consolidação de programas de pesquisa |
Programas
de pesquisa |
Criação ou consolidação de núcleos de pesquisa |
Núcleos
de pesquisa |
6.1.d Extensão e Cultura
Objetivos |
Indicadores |
Elaboração de projeto de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Organização de curso de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Organização de evento de extensão ou cultura |
Comunidade
externa |
Comunidade
interna |
|
Elaboração de projetos de prestação de serviços |
Comunidade
externa |
Formalização de convênios de prestação de
serviços |
Comunidade
externa |
Criação ou consolidação de grupo de extensão ou
cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
Criação ou consolidação de núcleo de extensão ou
cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
Criação ou consolidação de programas de extensão
ou cultura |
Comunidade
Interna-Externa |
6.1.e Gestão
Descrição |
Indicadores |
Criação de departamento |
Departamento |
Consolidação de departamento |
Departamento |
Criação de órgão |
Órgão |
Consolidação de órgão |
Órgão |
Criação de Centro |
Centro |
Consolidação de Centro |
Centro |
Criação de pró-reitoria |
Pró-Reitoria |
Consolidação de pró-reitoria |
Pró-Reitoria |
Criação de câmpus |
Câmpus |
Consolidação de câmpus |
Câmpus |
Criação de regulamento |
Regulamento |
Liberação de servidores docentes para
participação em programas de qualificação |
Docente |
Liberação de servidores agentes universitários
para participação em programas de qualificação |
Agente
universitário |
Substituição de servidores docentes em função de
aposentadorias |
Docente |
Substituição de servidores agentes
administrativos em função de aposentadorias |
Agente
universitário |
Recomposição de quadro de servidores docentes |
Docente |
Recomposição de quadro de servidores agentes
administrativos |
Agente
universitário |
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Gestão |
Sistema
Integrado de Gestão |
Criação de cursos para capacitação de agentes
universitários |
Curso |
6.2. Detalhamento das Ações dos Objetivos
6.2.a Ensino de Graduação
Criação de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar docentes para o departamento proponente |
Docente |
Contratar docentes para os demais departamentos |
Docente |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Adquirir móveis |
Móveis |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar projeto pedagógico |
Burocrático |
Reconhecer curso |
Burocrático |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de nova habilitação de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar
professores para os demais departamentos |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Adquirir móveis |
Móveis |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar nova habilitação |
Burocrático |
Criação de novo turno de curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais
departamentos |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Adquirir móveis |
Móveis |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar nova habilitação |
Burocrático |
Criação de novas vagas em curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Adequar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar professores para os demais
departamentos |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
Universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Adquirir móveis |
Móveis |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar
adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar
nova habilitação |
Burocrático |
Diminuição
do índice de evasão de curso de graduação (presencial e EAD)
Ações |
Indicadores |
Elaborar projetos visando maior integração dos
alunos |
Burocrático |
Elaborar projetos para divulgação e motivação de
alunos do ensino médio |
Burocrático |
Encaminhar alunos carentes para aquisição de
bolsas |
Bolsa |
Realizar acompanhamento individual de alunos com
reprovações |
Aluno
graduação |
Identificar e avaliar motivos das evasões |
Aluno
graduação |
Realizar acompanhamento individual de alunos com
problemas de saúde/psicológico/financeiro |
Aluno
graduação |
Alterar projeto pedagógico do curso |
Burocrático |
Melhoria de qualidade do curso de graduação
Ações |
Indicadores |
Atualizar programas de componentes curriculares |
Componentes
curriculares |
Criar componentes curriculares eletivos |
Componentes
curriculares |
Criar componentes curriculares optativos |
Componentes
curriculares |
Melhorar instalações físicas |
Reforma |
Melhorar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Melhorar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir móveis |
Móveis |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Adquirir kit multimídia |
Kit
multimídia |
Adquirir software de ensino |
Software |
Produzir livro didático |
Livro |
Produzir apostila |
Apostila |
Produzir material didático |
Material
didático |
Definir novas práticas de laboratório |
Práticas
laboratoriais |
Realizar workshop |
Workshop |
Alterar projeto pedagógico do curso |
Burocrático |
Buscar ampliação de ofertas de estágios junto a
empresas da área |
Estágio |
Realizar avaliação do curso |
Avaliação
curso |
Realizar reuniões pedagógicos
envolvendo professores e alunos |
Reunião
pedagógica |
Aumentar a participação de alunos em eventos
científicos |
Aluno
graduação |
Disponibilizar recursos para participação de
professores em eventos científicos |
Recurso
financeiro |
Fomentar a mobilidade estudantil na
graduação |
Aluno |
Criação de curso de graduação na modalidade de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar projeto pedagógico |
Burocrático |
Reconhecer curso |
Burocrático |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de nova habilitação de
curso de graduação na modalidade de educação a
distância
Ações |
Indicadores |
Adequar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca
on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar nova habilitação |
Burocrático |
Criação de novas vagas em curso
de graduação na modalidade de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Adequar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa monitoria |
Bolsa
monitoria |
Avaliar adequação do projeto pedagógico |
Burocrático |
Iniciar nova habilitação |
Burocrático |
Melhoria de qualidade do curso de
graduação na modalidade de educação a distância
Ações |
Indicadores |
Oferecer curso de aperfeiçoamento
didático-pedagógico para professores |
Curso |
Oferecer cursos de atualização aos tutores |
Curso |
Atualizar programas de componentes curriculares |
Componente
curricular |
Criar componentes curriculares eletivos |
Componente
curricular |
Produzir livro didático |
Livro |
Definir novas práticas de laboratório |
Práticas
laboratoriais |
Recursos para participação de professores em
eventos científicos |
Participação
em eventos |
Criação ou consolidação de grupos de ensino |
Grupos de ensino |
Criação ou consolidação de núcleo de ensino |
Núcleos de ensino |
Criação ou consolidação de programas de ensino |
Programas de ensino |
6.2.b Ensino de Pós-Graduação
Criação de Curso de Mestrado Acadêmico
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
Universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa de Mestrado |
Bolsa
Mestrado |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de Curso de Mestrado Profissional
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
Universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa de Mestrado |
Bolsa
Mestrado |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de Curso de Doutorado
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão |
Burocrático |
Obter parecer do Conselho de Administração |
Burocrático |
Criar o curso (Conselho Universitário) |
Burocrático |
Obter credenciamento da CAPES |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
Universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Solicitar bolsa de Doutorado |
Bolsa
Doutorado |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de Curso de Especialização
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Contratar técnico de laboratório |
Técnico
de Laboratório |
Contratar agente universitário |
Agente
Universitário |
Ampliar espaço físico |
M² |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir biblioteca on-line |
Biblioteca on-line |
Iniciar curso |
Burocrático |
Melhoria do Conceito na CAPES
Ações |
Indicadores |
Aumentar o número de publicações em periódicos de
alto impacto na área |
Periódico |
Aumentar a publicação de livros/capítulos de
livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa
nacionais e internacionais |
Convênio |
Participar de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Produzir patentes |
Patente |
Ampliar o quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Elaborar e submeter projetos aos órgãos de
fomento para obtenção de recursos |
Projeto
de pesquisa |
Reduzir o tempo de defesa de Mestrado |
Tempo
Mestrado |
Reduzir o tempo de defesa de Doutorado |
Tempo
Doutorado |
Incluir alunos da graduação em projetos de
professores da pós para maior integração |
Aluno
graduação |
Criar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Adquirir Livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Renovar assinatura de periódicos |
Periódico |
Realizar workshop |
Workshop |
Fomentar a mobilidade estudantil na
pós-graduação |
Aluno |
Ampliação de vagas no Mestrado Acadêmico
Ações |
Indicadores |
Ampliar o quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Solicitar bolsa de Mestrado |
Bolsa
Mestrado |
Ampliar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Ampliação de vagas no Mestrado Profissional
Ações |
Indicadores |
Ampliar o quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Solicitar bolsa de Mestrado |
Bolsa
Mestrado |
Ampliar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Ampliação de vagas no Doutorado
Ações |
Indicadores |
Ampliar o quadro de professores do programa |
Professor |
Incluir professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Solicitar bolsa de Doutorado |
Bolsa
Doutorado |
Ampliar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Ampliar laboratório de informática |
Laboratório
de Informática |
Criação de Curso de Residência
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto pedagógico |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Contratar professores para o departamento
proponente |
Professor |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Solicitar bolsa de Residência |
Bolsa
Residência |
Iniciar curso |
Burocrático |
Criação de vagas de Pós-Doutorado
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de pós-doutorado |
Burocrático |
Aprovar no conselho acadêmico do programa |
Burocrático |
Equipar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Solicitar bolsa de Pós-Doutorado |
Bolsa
Pós-Doutorado |
Incluir professor visitante ao programa |
Professor
visitante |
Criação de Linhas de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar professor visitante |
Professor
visitante |
Participar de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aprovar no conselho acadêmico do programa de
pós-graduação |
Burocrático |
Aprovar no departamento |
Burocrático |
Consolidação de Linhas de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar professor visitante |
Professor
visitante |
Aumentar a publicação em periódicos de alto
impacto da área |
Periódico |
Aumentar a publicação de livros/capítulos de
livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições nacionais e
internacionais |
Convênio |
Participar de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aumentar a produção de patentes |
Patente |
Obter bolsa produtividade/DT |
Bolsa
produtividade/DT |
Equipar laboratório de pesquisa |
Laboratório
de Pesquisa |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Criar biblioteca setorial |
Biblioteca |
Criação de Grupos de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Credenciar novo grupo de pesquisa junto ao CNPq |
Burocrático |
Incluir participante docente |
Professor |
Incluir participante aluno |
Aluno |
Incluir participante técnico |
Técnico |
Consolidação de Grupos de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Realizar parcerias nacionais |
Parceria
nacional |
Realizar parcerias internacionais |
Parceria
internacional |
Contratar professor visitante |
Professor
visitante |
Incluir participante docente |
Professor |
Incluir participante aluno |
Aluno |
Incluir participante técnico |
Técnico |
Aumentar a publicação em periódicos de alto
impacto na área |
Periódico |
Aumentar a publicação de livros/capítulos de
livros |
Livro |
Realizar convênios com instituições nacionais e
internacionais |
Convênio |
Participar de eventos nacionais |
Evento
nacional |
Participar de eventos internacionais |
Evento
internacional |
Aumentar a produção de patentes |
Patente |
Submeter projeto de pesquisa a órgãos de fomento |
Projeto
de pesquisa |
Obter bolsa produtividade/DT |
Bolsa
produtividade/DT |
Equipar laboratório de pesquisa |
Laboratório de Pesquisa |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir assinatura de periódicos |
Periódico |
Criar biblioteca setorial |
Biblioteca |
Contratar bibliotecário |
Bibliotecário |
Criação de Projetos de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de pesquisa |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa
e Pós-Graduação |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar nos comitês de ética |
Burocrático |
Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação
Tecnológica
Ações |
Indicadores |
Incentivar a participação de alunos em grupos de
pesquisa |
Grupo
de pesquisa |
Criação de Projeto de Iniciação Científica -
PIBIC |
Projeto |
Criação de Projeto de Iniciação Científica -
PIBITI |
Projeto |
Criação de Projeto de Iniciação Científica -
PIBIC/AF |
Projeto |
Criação de Projeto de Iniciação Científica -
PIBIT/Ensino Médio |
Projeto |
Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIC |
Projeto |
Criação de Projeto de Iniciação Científica -
PIBID |
Projeto |
Tramitação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Tramitação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Tramitação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Tramitação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Tramitação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Aprovação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Aprovação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Aprovação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Aprovação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Aprovação de Projeto de Iniciação Científica - |
Projeto |
Criação de Projetos de Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de pesquisa |
Projeto
de pesquisa |
Submeter a órgão de fomento |
Projeto
de pesquisa |
Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa
e Pós-Graduação |
Burocrático |
Cientificar o departamento proponente |
Burocrático |
Cientificar os demais departamentos |
Burocrático |
Aprovar nos comitês de ética |
Burocrático |
Melhoria da Qualidade em Pesquisa
Ações |
Indicadores |
Fomentar parcerias internacionais em pesquisa |
Projeto
de convênio |
Fomentar projetos de inovação tecnológica |
Projeto
de pesquisa-inovação |
Fomentar o registro de patentes de projetos de
inovação tecnológica |
Patente |
6.2.d Extensão e Cultura
Criação de Projeto de Extensão e Cultura
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de extensão |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar espaço físico |
Burocrático |
Solicitar bolsa de extensão e cultura |
Bolsa
de extensão |
Criação de Curso de Extensão
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de curso de extensão |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar espaço físico |
Burocrático |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir material permanente |
Material
permanente |
Adquirir material de consumo |
Material
de consumo |
Promoção de Evento de Extensão
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de evento de extensão |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar nos demais departamentos |
Burocrático |
Ampliar espaço físico |
Burocrático |
Equipar sala de aula |
Kit
sala de aula |
Equipar laboratório de ensino |
Laboratório
de Ensino |
Equipar laboratório de informática |
Laboratório de Informática |
Adquirir livros |
Livro |
Adquirir periódicos |
Periódico |
Adquirir material permanente |
Material
permanente |
Adquirir material de consumo |
Material
de consumo |
Promoção de oferta de Prestação de Serviços
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de prestação de serviços |
Burocrático |
Obter parecer técnico da Coordenadoria de
Serviços e Desenvolvimento Regional |
Burocrático |
Aprovar no departamento proponente |
Burocrático |
Aprovar no Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar no Conselho de Administração (dois ou
mais centros envolvidos) |
Burocrático |
Solicitar pagamento de pessoal |
Burocrático |
Elaborar relatórios parciais e/ou final |
Burocrático |
6.2.e Gestão
Criação de departamento
Ações |
Indicadores |
Aprovar em departamento |
Burocrático |
Aprovar em Conselho Interdepartamental |
Burocrático |
Aprovar no CAD |
Burocrático |
Aprovar no CEP |
Burocrático |
Aprovar no COU |
Burocrático |
Criação de outros órgãos (centros, pró-reitorias)
Ações |
Indicadores |
Elaborar projeto de mudança estrutural |
Burocrático |
Aprovar no CAD |
Burocrático |
Aprovar no COU |
Burocrático |
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