R E S O L U Ç Ã O  N.o  028/2018-COU

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site http://www.scs.uem.br, no dia 29/10/2018.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprova a Metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Maringá (PDI-UEM) para o período 2018 a 2022 e adota outras providências.

 

Considerando o conteúdo das fls. 870 a 983 do Processo n.º 7.498/2011-PRO;

considerando o disposto no Decreto n.º 9.235 de 15 de dezembro de 2007;

considerando o disposto nas Resoluções n.os 021/2005-COU, 029/2011-COU e 022/2017-COU;

considerando o disposto na Portaria nº 137/2018-GRE;

considerando os fundamentos apresentados no Parecer n.º 016/2018-PLAN, os quais foram adotados como motivação para decidir,

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Aprovar a Metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Maringá (PDI-UEM) para o período 2018 a 2022, conforme Anexo, parte integrante desta resolução, apresentada pela Comissão nomeada pela Portaria n.º 137/2018-GRE.

Art. 2º Incorporar o ano de 2017 ao período do PDI anterior (2012-2016).

Art. 3º Instituir uma Comissão composta por um membro de cada Câmara do Conselho Universitário (COU), um membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e um membro do Conselho de Administração (CAD) para propor os termos da atualização da Missão e da Visão institucionais da Universidade Estadual de Maringá.

Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 24 de setembro de 2018.

 

 

Mauro Luciano Baesso,

Reitor.

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 06/11/2018. (Art. 95 - § 1º do Regimento Geral da UEM)

 

 

 Metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022.

 

No curso do período de abrangência deste PDI, a UEM comemorará seu jubileu de ouro. Com efeito, foi criada pela Lei Estadual n.º 6.034/69, de 6 de novembro de 1969, e regulamentada pelo Decreto Estadual n.º 18.109, de 28 de janeiro de 1970. A criação do sistema estadual de ensino superior fez parte do Plano de Desenvolvimento Integrado do governo do Paraná, a partir do qual se estabeleceu que cada IES deveria se integrar ao desenvolvimento da região em que se inseria. O significado dessa integração sujeitou-se a dinâmicas próprias e ao diálogo estabelecido com as comunidades, respeitada a autonomia da universidade. No momento em que se desencadeia o planejamento para o próximo período, dentro do qual a ocorrência da efeméride repercute como uma data convocatória é pertinente reafirmar esses vínculos, concretamente praticados em nossa história e constantes da formulação atual de nossa Visão de Futuro (Resolução n.º 021/2005-COU), a favor do exercício cotidiano e permanente da construção de “uma instituição de excelência na formação de profissionais e pesquisadores, capazes de atender às necessidades e aos anseios da sociedade, de forma geral, e aos da comunidade em que está inserida”.

 

1. EIXOS TEMÁTICOS

 

1.1 Recomposição dos Quadros Docente e de Agentes Universitários

A reposição, quantitativa e qualitativa, de quadros docentes e de agentes universitários, é necessária para que sejam consolidados os avanços obtidos pela Universidade neste quase meio século de sua existência. Sem tal esforço e sem essa orientação geral, corre-se o risco de sérios retrocessos no período abrangido por este PDI.

Tal eixo concerne também ao necessário planejamento interno de concursos e também de planejamento da alocação de recursos humanos na Universidade (para além do esforço político de retomada das contratações). A atual carência de servidores em todos os setores da Universidade compromete a capacidade de planejamento e de gestão da Universidade e, assim, comprometem-na em seu todo. Já a contratação de docentes temporários para substituir os atuais docentes efetivos compromete a qualidade do ensino, da pesquisa e da pós-graduação na Instituição, e esses são apenas alguns dos aspectos a serem elencados para realçar a importância deste eixo temático.

 

1.2 Consolidação da Graduação

 

A graduação deve se pautar no Projeto Político Institucional (PPI) para propor a formação de profissionais diferenciados para atuarem diante de um mercado de trabalho competitivo e inovador e como cidadãos capacitados a contribuir para o desenvolvimento regional e nacional.

A sua consolidação implica esforços e recursos para a qualificação contínua do corpo docente, sua expansão, em alguns casos, acesso à tecnologia, melhoria das condições físicas de salas de aula, ajustes em número de vagas para alunos, efetiva política de assistência estudantil para garantir a permanência e conter a evasão discente, dentre outros.

O foco em consolidação não se traduz por impedimento do crescimento da Universidade e sim sugere a ideia de expansão qualificada como referência, para o período abrangido por este PDI, isto é, que as demandas de expansão da Universidade ocorram em consonância com a visão de futuro da Universidade e os eixos temáticos desta proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

1.3 Consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu

 

Os processos avaliativos coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) representam o principal referencial de excelência da pós-graduação stricto sensu. Complementarmente, deve-se reconhecer a importância da pós-graduação stricto sensu na formação de quadros de elevada competência para a pesquisa, a docência e o preenchimento de postos no mercado de trabalho.

A sua consolidação implica atenção à renovação quantitativa e qualitativa do corpo docente, a atração de candidatos ao corpo docente (e também ao corpo discente) com potencial de excelência, a consolidação de grupos e programas de pesquisa, a interação com outras comunidades de pesquisa, principalmente aquelas de referência nacional e internacional.

A criação de novos programas de pós-graduação, por sua vez, deve estar centrada no PPI e ser analisada com vistas à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação de docentes e de agentes universitários, na formação de capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade regional e nacional. De igual modo como em relação à graduação, também as propostas de expansão da pós-graduação devem ocorrer em consonância com a visão de futuro da Universidade e os eixos temáticos desta proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

1.4 Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa

 

A consolidação e a expansão da graduação e pós-graduação, embasadas no PPI, levam naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao desenvolvimento da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das condições de vida do cidadão.

 

1.5 Consolidação da Extensão e Cultura

 

Avaliar como as atividades de graduação, de pós-graduação e de pesquisa podem ser disponibilizadas para a comunidade externa. Estabelecer uma política geradora e preservadora de valores culturais junto à comunidade regional e nacional. Iniciar o processo de discussão da curricularização da extensão (envolvimento dos cursos de graduação e pós-graduação com a extensão). Fortalecer a relação entre a extensão universitária e a

iniciativa privada (sociedade civil e mercado), respeitando a natureza pública que rege as atividades da UEM, por meio de transferência de conhecimentos e tecnologia, ampliação do número de convênios, dentre outras ações. Com os mesmos objetivos, fortalecer a relação da extensão universitária com outras instituições públicas.

 

1.6 Racionalização da Gestão e da Estrutura Organizacional

 

Atualização e readequação das estruturas organizacional e administrativa,  objetivando melhorar a qualidade, a eficácia, a eficiência e a efetividade do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

1.7 Agilização dos Serviços Internos

 

Melhorar a prestação interna de serviços (compras, aquisição de materiais referentes a projetos financiados, limpeza e manutenção, segurança, dentre outros) como foco necessário para a consolidação das atividades-fim da Universidade, especialmente a pesquisa, mas também o ensino e a extensão.

 

1.8 Internacionalização do Ensino e da Pesquisa

 

Organização estrutural, didático-pedagógica e normativa da Universidade para expandir a sua participação no contexto da pesquisa com impacto internacional, sua mobilidade de docentes e discentes no contexto internacional, sua atratividade perante as comunidades universitárias internacionais, dentre outras ações possíveis, garantindo-se a continuidade e expansão dos convênios internacionais firmados pela Universidade e suas unidades, com a utilização de seus diversos recursos e mecanismos (o EAD, por exemplo).

 

1.9 Sustentabilidade e Responsabilidade Social

 

O fomento de ações, projetos e adaptações estruturais que permitam à Universidade a sustentável manutenção de suas atividades, com o menor impacto ambiental possível e a maior relevância social possível, considerando-se em primeiro plano a comunidade local onde ela está imediatamente inserida.

 

1.10 Interação com a Sociedade Civil e o Mercado

 

Estimular ações e a organização estrutural, normativa e mesmo didático-pedagógica da Universidade para aproximação em relação a atuais demandas e anseios da sociedade civil e do mercado, sem prescindir, contudo, da plena autonomia e liberdade da Universidade e reafirmando a natureza pública de suas atividades. Este eixo implica, dentre outros aspectos, a potencialização do caráter institucional da Universidade, bem como pode se configurar em importante via de consolidação de sua imagem institucional em termos locais  e  também  nacional  e  internacionalmente. Tal  aspecto ganha  especial importância neste período abrangido pelo PDI 2018-2022 em decorrência da comemoração dos 50 anos de criação da UEM. A singularidade e a oportunidade do evento devem inspirar toda a comunidade universitária à realização de atividades de debate, de resgate de memórias e de esclarecimento e aprofundamento do sentido e da importância da universidade pública, gratuita e de qualidade no contexto do Brasil contemporâneo, assim como do Estado do Paraná e das regiões em que a UEM está inserida.

 

2. METODOLOGIA

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional tem periodicidade plurianual, abarcada pelo interstício de 2018 a 2022, estando sujeito a avaliações anuais e à incorporação de aditivos que se fizerem necessários.

A metodologia do PDI 2018-2022 é proposta no intuito de organizar o processo de sua elaboração nas unidades universitárias - que deve explicitar ações e seus respectivos indicadores - e facilitar os esforços de sistematização das informações decorrentes daquela elaboração, bem como sua posterior avaliação.

 

2.1 Orientações Gerais

 

Cada subunidade administrativa da Universidade (departamentos e órgãos suplementares) e unidades subsequentes (centros, pró-reitorias e câmpus regionais), deve elaborar a sua proposta de PDI. Isso deve ser realizado a partir de comissão local constituída por docentes, agentes universitários, alunos e, quando possível, por representante da comunidade externa.

Nos departamentos as propostas devem ser aprovadas, após a sua elaboração por Comissão local e seguindo-se orientações provenientes das comissões do PDI das respectivas Unidades às quais se vinculam os departamentos, pelas respectivas Câmaras Departamentais. Em toda essa etapa deve se ter especial atenção às diretrizes gerais e estratégicas orientadoras do PDI para o período de sua abrangência, conforme acima definido (missão e visão da Universidade, as políticas universitárias, o Projeto Pedagógico Institucional e outros aspectos condensados e explicitados nos eixos temáticos definidos).

Após aprovação no âmbito do departamento (subunidades departamentais), as propostas locais do PDI devem ser consolidadas no âmbito dos respectivos Centros de Ensino e aprovadas pelos Conselhos Interdepartamentais. Neste momento se deve dar especial atenção aos eixos temáticos definidos pelo PDI, em particular no que se refere às subunidades e seus respectivos Centros de Ensino. Respeitando-se a autonomia e as aspirações locais, cabe ao Conselho Interdepartamental a integração das propostas locais do PDI (vide Artigo 48, Inciso XXII, do Estatuto da UEM), estimulando-se o desenvolvimento coeso do centro e coerente com as diretrizes gerais propostas para a Universidade.

O mesmo esforço de busca por coesão local e coerência ampla deve ocorrer no âmbito das demais unidades onde o PDI é elaborado (pró-reitorias, órgãos suplementares, câmpus regionais, etc.). Os PDIs das unidades (centros) e órgãos complementares devem ser apresentados e discutidos em audiências públicas coordenadas pelas comissões de PDI setoriais (centros e órgãos complementares; os departamentos estão dispensados de realização de audiência pública).

Consolidadas as propostas nos centros, pró-reitorias e câmpus regionais, se fará uma audiência pública, coordenada pela Comissão Central do PDI e com a participação das comunidades internas e externas à UEM, após a qual e conforme regulamentação institucional, o PDI deve ser submetido ao COU para deliberação e aprovação.

 

De modo esquemático, as etapas e elementos do PDI/UEM podem ser assim apresentados:

 

 

                          Etapa ou Elemento                                        

Setor ou Comissão Responsável

 

 

 

 

Missão e Visão

COU / Comunidade Universitária

GESTÃO

    Políticas Universitárias

COU / Administração Central

    ESTRAT.

         Estratégias Gerais

Administração Central / CAD / CEP

 

 

 

 

              Eixos Temáticos

COU

 

                Diretrizes locais (Estabelecimento)

Comissões Setoriais/Unidades

 

                  PDIs das Subunidades (Elaboração)

Comissões Locais/Departamentos

 

                    PDIs das Subunidades (Aprovação)

Câmaras Departamentais

 

                      PDIs das Unidades e Órgãos (Elabor.)

Comissões Setoriais

 

                        Audiências Públicas Setoriais

Comissões Setoriais

    PDI/UEM

                               Integração PDIs Subunidades e Unidade

Conselhos Interdepartamentais

 

                               Consolidação Informações PDI/UEM

ASP/Comissão Central PDI

 

                                  Audiência Pública PDI/UEM

Comissão Central PDI

 

                                     Aprovação PDI/UEM

COU

 

 

2.2 Organização das Propostas (Locais e Geral)

 

A organização das propostas do PDI divide-se em três níveis hierárquicos:

· objetivos: expressam situações que a Instituição deseja atingir no período de abrangência do PDI, tendo razoável possibilidade de serem realizados por meios adequados. Representam o que deve ser realizado para que se possa concretizar a visão e cumprir a missão da Universidade no período abrangido pelo PDI;

· metas (quantificação dos objetivos): representam métricas dos objetivos definidos dentro de uma escala de tempo;

· ações: são as diretivas necessárias para o cumprimento das metas.

 

Para cada um dos objetivos propostos devem-se definir as possíveis fontes de recursos financeiros em termos de verbas federais, estaduais, municipais e da UEM.

 

2.3 Origem da Informação

 

Deve ser desenvolvido, pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), um novo software para a gestão do PDI do período 2018-2022.

 

2.4 Forma de Trabalho das Comissões

 

O processo de construção do PDI está estruturado no trabalho de um conjunto de comissões, cujo organograma apresenta três níveis hierárquicos, respectivamente, conforme figura a seguir:

 

· Comissão Central;

· Comissão Setorial e,

· Comissão Local.

 

Comissão Central (nomeada pelo reitor): deve orientar, subsidiar e acompanhar a execução dos trabalhos das Comissões Setoriais, sintetizando os resultados apresentados pelas unidades setoriais. A consolidação da proposta do PDI deve ser precedida de sessão pública (audiência) antes do encaminhamento ao Conselho Universitário para aprovação final.

Comissões Setoriais (nomeadas pelos diretores de centros, pró-reitores, chefes de órgãos da Universidade e diretores de câmpus regionais): em relação às Comissões Locais, as Comissões Setoriais devem definir a estrutura, estabelecer diretrizes de trabalho e acompanhar a execução do cronograma dos prazos estabelecidos para as atividades. Devem sistematizar as propostas das subunidades, estimular a observação, da parte das Comissões Locais, dos aspectos estratégicos e político-institucionais orientadores do PDI (conforme antes ressaltado), realizar sessão pública (audiência) para debate dos PDIs setoriais, encaminhar as propostas ao Conselho Interdepartamental para discussão e aprovação.

Comissões Locais (subunidades administrativas. As Comissões Locais são nomeadas por chefes de departamentos): dada a peculiaridade de cada comissão, a metodologia de trabalho e a definição de objetivos, metas e ações do PDI devem ser elaboradas respeitando-se os princípios de liberdade e equidade dos diferentes segmentos que compõem a subunidade. A aprovação dos objetivos e dos demais aspectos do PDI deve se dar de forma democrática e no âmbito das Câmaras Departamentais, além de seguir as orientações da Comissão Setorial e da Comissão Central. As Comissões Locais devem seguir, além das orientações gerais (eixos temáticos) também as orientações emanadas das Comissões Setoriais.

 

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2.5 Organização da Informação

 

Para a elaboração do PDI 2018-2022 optou-se por manter a mesma estrutura de informações utilizada nos PDIs anteriores, que leva em conta três níveis hierárquicos: objetivos, metas e ações.

Seguindo orientações da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral para elaboração do Plano Plurianual, o modelo ora proposto inclui em sua estrutura o uso de indicadores de produto (relacionados aos objetivos) e indicadores de recurso (relacionados às ações).

O uso dos indicadores deve auxiliar na análise dos resultados e no cálculo de índices de eficiência, eficácia e efetividade, não só da Universidade em nível macro-institucional, como de cada uma de suas unidades.

Finalizado todo processo de elaboração do PDI cabe à Assessoria de Planejamento (ASP) a compilação, contextualização e estruturação de todas as ações em documento único e de referência, chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a ser disponibilizado para a Comissão Central do PDI e, posteriormente, enviado ao COU.

 

2.5.a   Objetivos

 

Os Objetivos são referentes a questões de nível macro, linhas que servem de norte para o planejamento institucional. A exemplo do que ocorreu no PDI 2012-2016, para facilitar o preenchimento do campo dos Objetivos, foi elaborada uma lista, definida com base nas ações implementadas no PDI do período anterior e em consonância com ações cadastradas na Pró-Reitoria de Ensino (PEN), na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).  

Com a definição dos Objetivos pretende-se direcionar as unidades administrativas, durante o processo de planejamento de sua gestão, para os próximos cinco anos. Outros Objetivos podem ser incluídos no sistema após avaliação prévia da Comissão Central do PDI.

Para cada Objetivo foi elencado um ou mais indicadores de produto. Os indicadores de produto estão diretamente ligados à atividade fim, ao resultado obtido por meio do trabalho prestado pela Instituição.

 

2.5.b   Metas

 

A Meta é a quantificação do Objetivo numa escala de tempo. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte de tempo. As metas devem ser preenchidas pelas subunidades administrativas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos para o PDI. Para cada uma delas deve ser definida a quantidade a ser atingida (valor) e o seu cronograma de desenvolvimento (tempo).

 

2.5.c   Ações

 

As Ações são tarefas planejadas e definidas em um cronograma para o cumprimento das Metas. Para cada ação se faz necessário o emprego e obtenção de recursos num período de tempo. Os recursos podem ser tanto burocráticos, que refletem o trâmite interno entre os diversos setores da esfera administrativa, como a contratação de novos professores, recursos humanos, infraestrutura, construção de salas de aula, aquisição de livros, etc.

Assim como os Objetivos, as Ações são fixas e cabe à subunidade administrativa apenas informar o cronograma de aplicação e a quantidade de recurso necessário, quando aplicado.

Os recursos financeiros para se atingir os Objetivos são conseguidos por meio de ações, cuja fonte deve ser reportada em termos de verbas federais, estaduais, municipais, da UEM ou recurso próprio da atividade gerada pelo Objetivo proposto. Os recursos financeiros podem ser quantificados.

 

3. CRONOGRAMA

 

A elaboração do PDI da UEM deve ser desenvolvida em seis etapas, conforme o cronograma e a descrição abaixo propostos.

 

Etapa 1 - 90 dias

Aprovação da metodologia para elaboração do PDI (período 2018-2022) pelo Conselho Universitário com parecer da Câmara de Planejamento, definindo a estratégia para a elaboração do documento.

 

Etapa 2 - 240 dias

Desenvolvimento de sistema de informação pelo NPD incluindo adequações das possíveis alterações indicadas pelo COU.

 

Etapa 3 - 90 dias

Reuniões de sensibilização junto às unidades administrativas objetivando a divulgação do instrumento de coleta de dados do PDI, unificação de conceitos utilizados, treinamento sobre o preenchimento do mesmo. A Universidade, por meio das unidades competentes, deve elaborar e distribuir manual explicativo do processo de PDI na UEM.

 

Etapa 4 - 60 dias

 

Preenchimento do PDI pelas subunidades, unidades e demais órgãos, apresentação da proposta de PDI formulada pelas Comissões Setoriais em sessão pública, consolidação da versão preliminar do documento e envio à Comissão Central.

 

Etapa 5 - 90 dias

 

Elaboração do relatório final pela Comissão Central, audiência pública geral e envio ao Conselho Universitário para análise e aprovação.

 

Etapa 6 - 30 dias

Análise e aprovação do PDI pelo Conselho Universitário.

 

 

Atividade

Ano de 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2018

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2019

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2019

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

Em dezembro de 2019 será concluída a última etapa do PDI do período ora considerado, com a sua aprovação pelo COU. Nos anos seguintes (2020, 2021 e 2022), com vistas à promoção da avaliação e da eventual incorporação de aditivos, as etapas 3 (parcialmente), 4, 5 e 6 serão repetidas, conforme a demanda, para a inclusão de dados pertinentes àqueles anos, especificamente e conforme o cronograma abaixo.

 

 

Atividade

Ano de 2020

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2020

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 Atividade

Ano de 2021

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2021

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2022

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Ano de 2022

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Etapa 1

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

 

Etapa 4

 

 

 

 

 

 

Etapa 5

 

 

 

 

 

 

Etapa 6

 

 

 

 

 

 

 

4. COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

 

Para o desenvolvimento das atividades relacionadas à elaboração do PDI para os anos de 2018 a 2022 é proposta a criação de comissões em três níveis.

 

4.1. Comissão Central

 

Responsável pela coordenação geral dos trabalhos e aspectos operacionais do PDI, assim composta:

·        Representante docente (a ser definido pelo COU);

·         Coordenador de Planos e Informações - ASP/CPL;

·         Representantes dos diretores adjuntos dos centros (dois representantes);

·        Representantes dos diretores das pró-reitorias (dois representantes);

·        Representante dos agentes universitários (a ser definido em conjunto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR) e Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM) com homologação pelo Conselho Universitário);

 ·       Representante discente a ser definido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e homologado pelo Conselho Universitário.

 

O presidente da Comissão deve ser definido entre os componentes da comissão que representem o Conselho Universitário, Centros de Ensino e pró-reitorias.

 

4.2. Comissão Setorial

 

Responsável pela coordenação setorial dos trabalhos desenvolvidos nos Centros de Ensino, pró-reitorias e câmpus regionais. Deve haver uma Comissão Setorial em todas as unidades com a seguinte composição:

 

CENTROS:

·           Presidente (a ser definido pelo Conselho Interdepartamental);

·           Diretor adjunto do centro;

·           Um representante de cada uma das Câmaras Interdepartamentais (Assuntos Administrativos, Graduação e Extensão, Pesquisa e Pós-graduação);

·          Coordenador de programa de pós-graduação eventualmente vinculado diretamente ao centro;

·          Representante dos agentes universitários (definido pelo Conselho Interdepartamental);

·          Representante discente (definido pelo Conselho Interdepartamental).

 

PRÓ-REITORIAS:

·           Presidente (pró-reitor);

·           Diretores da pró-reitoria;

·          Representante docente;

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante discente.

 

CÂMPUS REGIONAIS:

·           Presidente (diretor);

·           Representantes dos departamentos;

·           Representante dos discentes;

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante da comunidade externa.

 

PREFEITURA DO CÂMPUS:

·           Prefeito (presidente);

·           Diretores de áreas;

·           Representantes dos departamentos afins;

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante discente.

 

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUM):

·           Superintendente (presidente);

·           Diretores de áreas;

·           Representantes dos departamentos afins;

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante discente.

 

4.3. Comissão Local

Responsável pela elaboração e pelo preenchimento on-line da proposta preliminar do PDI referente às subunidades administrativas básicas.

 

DEPARTAMENTOS:

·           Presidente (definido pelo departamento);

·           Chefe;

·           Coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação;

·           Representante docente;

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante discente.

 

 

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES:

·           Presidente (definido pelo órgão);

·           Chefe;

·           Representante docentes (quando pertinente);

·           Representante dos agentes universitários;

·           Representante discente.

 

 

As Comissões Setoriais e Locais devem ser nomeadas por portarias (unidades, subunidades, órgãos complementares), devendo uma cópia da portaria ser encaminhada para a Comissão Central do PDI/UEM, aos cuidados da ASP-CPL.

 

 

5. AVALIAÇÃO

 

O sistema de preenchimento do PDI ficará aberto para o preenchimento por parte das subunidades, unidades e demais órgãos durante o período previsto no calendário estabelecido nesta Resolução (60 dias, isto é, os meses de julho e agosto dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022), respeitados os prazos destinados a cada uma das etapas.

 

6. ANEXOS

 

6.1  Lista de Objetivos fixos

6.1.a  Ensino de Graduação

Objetivos

Indicadores

Melhoria da qualidade do curso de graduação

Aluno de graduação

Diminuição do índice de evasão de curso de graduação

Aluno de graduação

Criação de curso de graduação

Aluno de graduação

Curso de graduação

Criação de nova habilitação de curso de graduação

Aluno de graduação

Nova habilitação

Criação de novo turno de curso de graduação

Aluno de graduação

Novo turno

Criação de novas vagas em curso de graduação

Aluno de graduação

Vagas

Criação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Aluno de graduação na modalidade de educação a distância

Curso de graduação na modalidade de educação a distância

Criação ou consolidação de grupos de ensino

Grupos de ensino

Criação de Núcleo Docente Estruturante

Núcleo Docente Estruturante

Consolidação de Núcleo Docente Estruturante

Núcleo Docente Estruturante

Criação ou consolidação de núcleo de ensino

Núcleos de ensino

Criação ou consolidação de programas de ensino

Programas de ensino

Criação de projetos de ensino

Projetos de ensino

 

6.1.b   Ensino de Pós-Graduação

Objetivos

Indicadores

Melhoria de conceito na CAPES

Curso de mestrado

Curso de doutorado

Criação de Doutorado

Curso de doutorado

Criação de Mestrado Acadêmico

Curso de mestrado

Aluno de mestrado

Criação de Mestrado Profissional

Curso de mestrado

Aluno de mestrado

Criação de Especialização

Curso de especialização

Aluno de especialização

Criação de curso de residência

Curso de residência

Aluno de residência

Criação de vagas de Pós-Doutorado

Aluno de pós-doutorado

Ampliação de vagas em Mestrado Acadêmico

Aluno de mestrado

Ampliação de vagas em Mestrado Profissional

Aluno de mestrado

Ampliação de vagas em Doutorado

Aluno de doutorado

Ampliação de vagas em especialização

Aluno de especialização

Ampliação de vagas em residência

Aluno de residência

 

6.1.c   Pesquisa

Objetivos

Indicadores

Criação ou consolidação de linhas de pesquisa

Linha de pesquisa

Criação ou consolidação de grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

Criação de projetos de pesquisa

Projeto

Ampliação de vagas na Iniciação Científica

Vaga IC

Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica

Projeto de pesquisa

Criação ou consolidação de programas de pesquisa

Programas de pesquisa

Criação ou consolidação de núcleos de pesquisa

Núcleos de pesquisa

 

 6.1.d   Extensão e Cultura

Objetivos

Indicadores

Elaboração de projeto de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Organização de curso de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Organização de evento de extensão ou cultura

Comunidade externa

Comunidade interna

Elaboração de projetos de prestação de serviços

Comunidade externa

Formalização de convênios de prestação de serviços

Comunidade externa

Criação ou consolidação de grupo de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

Criação ou consolidação de núcleo de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

Criação ou consolidação de programas de extensão ou cultura

Comunidade Interna-Externa

 

6.1.e   Gestão

Descrição

Indicadores

Criação de departamento

Departamento

Consolidação de departamento

Departamento

Criação de órgão

Órgão

Consolidação de órgão

Órgão

Criação de Centro

Centro

Consolidação de Centro

Centro

Criação de pró-reitoria

Pró-Reitoria

Consolidação de pró-reitoria

Pró-Reitoria

Criação de câmpus

Câmpus

Consolidação de câmpus

Câmpus

Criação de regulamento

Regulamento

Liberação de servidores docentes para participação em programas de qualificação

Docente

Liberação de servidores agentes universitários para participação em programas de qualificação

Agente universitário

Substituição de servidores docentes em função de aposentadorias

Docente

Substituição de servidores agentes administrativos em função de aposentadorias

Agente universitário

Recomposição de quadro de servidores docentes

Docente

Recomposição de quadro de servidores agentes administrativos

Agente universitário

Desenvolvimento de Sistema Integrado de Gestão

Sistema Integrado de Gestão

Criação de cursos para capacitação de agentes universitários

Curso

 

6.2. Detalhamento das Ações dos Objetivos

            As ações a seguir descritas não são apresentadas em caráter exaustivo e sim enquanto exemplos de ações possíveis para a efetivação do objetivo, havendo, assim, a possibilidade de inclusão de novas ações.

 

6.2.a Ensino de Graduação

 

Criação de curso de graduação

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar docentes para o departamento proponente

Docente

Contratar docentes para os demais departamentos

Docente

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar projeto pedagógico

Burocrático

Reconhecer curso

Burocrático

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de nova habilitação de curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Criação de novo turno de curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

 Criação de novas vagas em curso de graduação

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar professores para os demais departamentos

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente Universitário

Ampliar espaço físico

Adquirir móveis

Móveis

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico 

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Diminuição do índice de evasão de curso de graduação (presencial e EAD)

Ações

Indicadores

Elaborar projetos visando maior integração dos alunos

Burocrático

Elaborar projetos para divulgação e motivação de alunos do ensino médio

Burocrático

Encaminhar alunos carentes para aquisição de bolsas

Bolsa

Realizar acompanhamento individual de alunos com reprovações

Aluno graduação

Identificar e avaliar motivos das evasões

Aluno graduação

Realizar acompanhamento individual de alunos com problemas de saúde/psicológico/financeiro

Aluno graduação

Alterar projeto pedagógico do curso

Burocrático

 

Melhoria de qualidade do curso de graduação

Ações

Indicadores

Atualizar programas de componentes curriculares

Componentes curriculares

Criar componentes curriculares eletivos

Componentes curriculares

Criar componentes curriculares optativos

Componentes curriculares

Melhorar instalações físicas

Reforma

Melhorar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Melhorar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir móveis

Móveis

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Adquirir kit multimídia

Kit multimídia

Adquirir software de ensino

Software

Produzir livro didático

Livro

Produzir apostila

Apostila

Produzir material didático

Material didático

Definir novas práticas de laboratório

Práticas laboratoriais

Realizar workshop

Workshop

Alterar projeto pedagógico do curso

Burocrático

Buscar ampliação de ofertas de estágios junto a empresas da área

Estágio

Realizar avaliação do curso

Avaliação curso

Realizar reuniões pedagógicos envolvendo professores e alunos

Reunião pedagógica

Aumentar a participação de alunos em eventos científicos

Aluno graduação

Disponibilizar recursos para participação de professores em eventos científicos

Recurso financeiro

Fomentar a mobilidade estudantil na graduação

Aluno

 

Criação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar projeto pedagógico 

Burocrático

Reconhecer curso

Burocrático

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de nova habilitação de curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Criação de novas vagas em curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Adequar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa monitoria

Bolsa monitoria

Avaliar adequação do projeto pedagógico

Burocrático

Iniciar nova habilitação

Burocrático

 

Melhoria de qualidade do curso de graduação na modalidade de educação a distância

Ações

Indicadores

Oferecer curso de aperfeiçoamento didático-pedagógico para professores

Curso

Oferecer cursos de atualização aos tutores

Curso

Atualizar programas de componentes curriculares

Componente curricular

Criar componentes curriculares eletivos

Componente curricular

Produzir livro didático

Livro

Definir novas práticas de laboratório

Práticas laboratoriais

Recursos para participação de professores em eventos científicos

Participação em eventos

Criação ou consolidação de grupos de ensino

Grupos de ensino

Criação ou consolidação de núcleo de ensino

Núcleos de ensino

Criação ou consolidação de programas de ensino

Programas de ensino

 

6.2.b   Ensino de Pós-Graduação

 

Criação de Curso de Mestrado Acadêmico

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa Mestrado

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de Curso de Mestrado Profissional

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa Mestrado

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de Curso de Doutorado

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Burocrático

Obter parecer do Conselho de Administração

Burocrático

Criar o curso (Conselho Universitário)

Burocrático

Obter credenciamento da CAPES

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Solicitar bolsa de Doutorado

Bolsa Doutorado

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de Curso de Especialização

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Contratar técnico de laboratório

Técnico de Laboratório

Contratar agente universitário

Agente Universitário

Ampliar espaço físico

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir biblioteca on-line

Biblioteca on-line

Iniciar curso

Burocrático

 

Melhoria do Conceito na CAPES

Ações

Indicadores

Aumentar o número de publicações em periódicos de alto impacto na área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Produzir patentes

Patente

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Elaborar e submeter projetos aos órgãos de fomento para obtenção de recursos

Projeto de pesquisa

Reduzir o tempo de defesa de Mestrado

Tempo Mestrado

Reduzir o tempo de defesa de Doutorado

Tempo Doutorado

Incluir alunos da graduação em projetos de professores da pós para maior integração

Aluno graduação

Criar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir Livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Renovar assinatura de periódicos

Periódico

Realizar workshop

Workshop

Fomentar a mobilidade estudantil na pós-graduação

Aluno

 

Ampliação de vagas no Mestrado Acadêmico

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa Mestrado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório de Informática

 

Ampliação de vagas no Mestrado Profissional

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Mestrado

Bolsa Mestrado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório de Informática

 

Ampliação de vagas no Doutorado

Ações

Indicadores

Ampliar o quadro de professores do programa

Professor

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Solicitar bolsa de Doutorado

Bolsa Doutorado

Ampliar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Ampliar laboratório de informática

Laboratório de Informática

 

Criação de Curso de Residência

Ações

Indicadores

Elaborar projeto pedagógico

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Contratar professores para o departamento proponente

Professor

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Solicitar bolsa de Residência

Bolsa Residência

Iniciar curso

Burocrático

 

Criação de vagas de Pós-Doutorado

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pós-doutorado

Burocrático

Aprovar no conselho acadêmico do programa

Burocrático

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Solicitar bolsa de Pós-Doutorado

Bolsa Pós-Doutorado

Incluir professor visitante ao programa

Professor visitante

 

6.2.c   Pesquisa

 

Criação de Linhas de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aprovar no conselho acadêmico do programa de pós-graduação

Burocrático

Aprovar no departamento

Burocrático

 

Consolidação de Linhas de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto da área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aumentar a produção de patentes

Patente

Obter bolsa produtividade/DT

Bolsa produtividade/DT

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Criar biblioteca setorial

Biblioteca

 

Criação de Grupos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Credenciar novo grupo de pesquisa junto ao CNPq

Burocrático

Incluir participante docente

Professor

Incluir participante aluno

Aluno

Incluir participante técnico

Técnico

 

Consolidação de Grupos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Realizar parcerias nacionais

Parceria nacional

Realizar parcerias internacionais

Parceria internacional

Contratar professor visitante

Professor visitante

Incluir participante docente

Professor

Incluir participante aluno

Aluno

Incluir participante técnico

Técnico

Aumentar a publicação em periódicos de alto impacto na área

Periódico

Aumentar a publicação de livros/capítulos de livros

Livro

Realizar convênios com instituições nacionais e internacionais

Convênio

Participar de eventos nacionais

Evento nacional

Participar de eventos internacionais

Evento internacional

Aumentar a produção de patentes

Patente

Submeter projeto de pesquisa a órgãos de fomento

Projeto de pesquisa

Obter bolsa produtividade/DT

Bolsa produtividade/DT

Equipar laboratório de pesquisa

Laboratório de Pesquisa

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir assinatura de periódicos

Periódico

Criar biblioteca setorial

Biblioteca

Contratar bibliotecário

Bibliotecário

 

Criação de Projetos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pesquisa

Burocrático

Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Aprovar nos comitês de ética

Burocrático

 

Ampliação de vagas na Iniciação Científica/Inovação Tecnológica

Ações

Indicadores

Incentivar a participação de alunos em grupos de pesquisa

Grupo de pesquisa

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIBIC

Projeto

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIBITI

Projeto

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIBIC/AF

Projeto

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIBIT/Ensino Médio

Projeto

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIC

Projeto

Criação de Projeto de Iniciação Científica - PIBID

Projeto

Tramitação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Tramitação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Tramitação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Tramitação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Tramitação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Aprovação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Aprovação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Aprovação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Aprovação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

Aprovação de Projeto de Iniciação Científica -

Projeto

 

Criação de Projetos de Pesquisa

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa

Submeter a órgão de fomento

Projeto de pesquisa

Obter parecer técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Burocrático

Cientificar o departamento proponente

Burocrático

Cientificar os demais departamentos

Burocrático

Aprovar nos comitês de ética

Burocrático

 

Melhoria da Qualidade em Pesquisa

Ações

Indicadores

Fomentar parcerias internacionais em pesquisa

Projeto de convênio

Fomentar projetos de inovação tecnológica

Projeto de pesquisa-inovação

Fomentar o registro de patentes de projetos de inovação tecnológica

Patente

 

6.2.d   Extensão e Cultura

 

Criação de Projeto de Extensão e Cultura

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Solicitar bolsa de extensão e cultura

Bolsa de extensão

 

Criação de Curso de Extensão

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de curso de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir material permanente

Material permanente

Adquirir material de consumo

Material de consumo

 

Promoção de Evento de Extensão

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de evento de extensão

Burocrático

Obter parecer técnico da Diretoria de Extensão

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar nos demais departamentos

Burocrático

Ampliar espaço físico

Burocrático

Equipar sala de aula

Kit sala de aula

Equipar laboratório de ensino

Laboratório de Ensino

Equipar laboratório de informática

Laboratório de Informática

Adquirir livros

Livro

Adquirir periódicos

Periódico

Adquirir material permanente

Material permanente

Adquirir material de consumo

Material de consumo

 

Promoção de oferta de Prestação de Serviços

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de prestação de serviços

Burocrático

Obter parecer técnico da Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional

Burocrático

Aprovar no departamento proponente

Burocrático

Aprovar no Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar no Conselho de Administração (dois ou mais centros envolvidos)

Burocrático

Solicitar pagamento de pessoal

Burocrático

Elaborar relatórios parciais e/ou final

Burocrático

 

6.2.e   Gestão

 

Criação de departamento

Ações

Indicadores

Aprovar em departamento

Burocrático

Aprovar em Conselho Interdepartamental

Burocrático

Aprovar no CAD

Burocrático

Aprovar no CEP

Burocrático

Aprovar no COU

Burocrático

 

Criação de outros órgãos (centros, pró-reitorias)

Ações

Indicadores

Elaborar projeto de mudança estrutural

Burocrático

Aprovar no CAD

Burocrático

Aprovar no COU

Burocrático

 

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