R E S O L U Ç Ã O  N.°  002/2020-CEP

 

 CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 14/05/2020.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprova o Relatório Institucional Consolidado sobre os Grupos PET da UEM.

 

Considerando o conteúdo do Processo n.º 2.339/2020-PRO;

considerando o disposto no Ofício Circular n.º 023/2019-CGRE/DIPPES/SESU/SESU-MEC;

considerando o disposto no Ofício Circular n.º 05/2020- CGRE/DIPPES/SESU/SESU-MEC;

considerando o disposto nas Portarias n.ºs 976/2010-MEC e 343/2013-MEC;

considerando o Relatório Institucional Consolidado elaborado pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UEM;

considerando os fundamentos apresentados no Parecer n.º 003/2020-CGE, os quais foram adotados como motivação para decidir,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Aprovar o Relatório Institucional Consolidado sobre os Grupos PET da UEM do ano de 2019, conforme Anexo, parte integrante desta resolução.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 Dê-se ciência.

 Cumpra-se.

Maringá, 7 de maio de 2020.

 

 

 

Julio Cesar Damasceno,

Reitor.

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 21/05/2020. (Art. 95 - § 1º do Regimento Geral da UEM)

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PEN

DIVISÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS - DPE

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO - CLAA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO INSTITUCIONAL CONSOLIDADO SOBRE OS GRUPOS PET DA UEM

 

 

 

 

 

 

 

MARINGÁ-PR

ABRIL DE 2020

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO INSTITUCIONAL CONSOLIDADO SOBRE OS GRUPOS PET DA UEM

 

REALIZAÇÃO:

 

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO (CLAA) DA UEM*

Edson Arpini Miguel - Presidente

Débora Cristina Baldoqui - Tutora (Titular)

Daniel Kikuti - Tutor (Titular)

Isabela Antunes de Souza Lima - Aluna (Titular)

Raqueline Ritter de Moura Penteado Coordenadora de Curso (Titular)

Ferenc Istvan Bankuti - Representante da PEN (Titular)

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera - Tutora (Suplente)

Reni Saath - Coordenadora de Curso (Suplente)

Isabella Cavalcante dos Santos - Aluna (Suplente)

* Portaria nº. 024/2019 - PEN / UEM

 

COLABORAÇÃO:

 

GRUPOS PET DA UEM

Agronomia - Antônio Carlos Andrade Gonçalves (Tutor)

Economia - Maria de Fátima Garcia (Tutora)

Educação Física - Larissa Michelle Lara (Tutora)

Enfermagem - Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Tutora)

Engenharia Civil - Anamaria Malachini Miotto Farah (Tutora)

Engenharia Química - Marcos de Souza (Tutor)

Engenharia Têxtil - José Celso Oliveira dos Santos (Tutor)

Farmácia - Andréa Diniz (Tutora)

Física - Marcos Cesar Danhoni Neves (Tutor)

Informática - Daniel Kikuti (Tutor)

Matemática - Alexandre José Santana (Tutor)

Odontologia - Carlos Alberto Herrero de Morais (Tutor)

Pedagogia - Heloisa Toshie Irie Saito (Tutora)

Química - Débora Cristina Baldoqui (Tutora)

Zootecnia - Leandro Dalcin Castilha(Tutor)

 

 

O presente documento consiste no Relatório Institucional Consolidado, elaborado pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UEM, em consonância com o disposto nas Portarias nº. 976 (27 de julho de 2010) e nº. 343 (24 de abril de 2013), tendo sido apreciado e aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, 7 de maio de 2020, conforme Resolução n.º 004/2020-CEP.

 

 1  INTRODUÇÃO

 

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) é um dos mais antigos e longevos programas da política educacional brasileira e sua primeira versão entrou em vigor em 1979, tendo sido criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Até o presente momento, o programa é composto por 842 grupos, que estão espalhados por todas as regiões brasileiras, nos 26 Estados e no Distrito Federal, conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1 – Brasil: número de grupos PET por Unidade da Federação

(Fonte: Avaliação do Programa de Educação Tutorial – Relatório Final 2019)

A abrangência territorial dos grupos PET contribui para a consolidação do movimento de expansão e interiorização da pesquisa científica e da política educacional brasileira, ao mesmo tempo em que reflete certa concentração de instituições de ensino superior e de pesquisa nos Estados do sul e sudeste.

Originalmente denominado Programa Especial de Treinamento, o PET tinha como objetivo formar lideranças intelectuais e científicas, oferecendo uma formação acadêmica diferenciada para alunos de graduação que se destacassem em seus respectivos cursos. Para alcançar esse objetivo o programa buscava introduzir o modelo de aprendizagem individualizada e tutorial. Na proposta original, cada grupo PET organizado no interior da universidade seria composto de, no máximo 12 alunos dedicados integralmente aos estudos, orientados por um professor que assumiria o papel de tutor - mentor - do grupo, orientando as atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos, individual e coletivamente.

Muitas mudanças ocorreram desde sua criação e, nesses 40 anos de existência, o PET vem contribuindo com a formação integral de importante parcela dos estudantes de graduação do país. A base do programa são grupos de trabalho situados em instituições de ensino superior (IES), lideradas por um docente experiente e que realiza atividades acadêmicas extracurriculares diversificadas com um grupo de alunos provenientes de um ou mais cursos de graduação. Para fazer parte de um grupo, o aluno precisa ter desempenho acadêmico de destaque, na área de conhecimento na qual está inserido.

O PET tem como componente central a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma formação integral, o que propicia aos alunos uma compreensão ampla e aprofundada de sua área de formação. O financiamento é feito por meio da concessão de bolsas aos discentes e ao tutor do grupo, como forma de incentivá-los a se concentrar prioritariamente nos estudos e ao tutor para que planeje e execute as atividades. Além de bolsas para os estudantes e o tutor, o Grupo PET recebe também recursos que têm como objetivo dar suporte à realização das atividades do grupo.

 

 2  BREVE HISTÓRICO DO PET NO BRASIL, PARANÁ E UEM

Em 1979, sob a Diretoria Geral do Professor e Economista Cláudio de Moura Castro, a CAPES criou o então chamado Programa Especial de Treinamento (PET), inicialmente com o intuito de solucionar certos problemas encontrados na educação superior, como aprendizagem tecnicista, pouco crítica e de baixo compromisso social em suas áreas, e o fato de as ações de ensino, pesquisa e extensão na maior parte das instituições serem tratadas separadamente.

O programa, após criado, seguiu em expansão até 1997, quando houve avaliações de desempenho realizadas pela CAPES, em 1998. Naquela época, a avaliação focou justamente no impacto que esses grupos teriam para a dinamização dos cursos de graduação. Ao todo, 144 grupos foram avaliados. Dentre os aspectos investigados cabe destacar: atividades permanentes e relevantes voltadas para a graduação, atividades permanentes e relevantes voltadas para a pesquisa, atividades permanentes e relevantes voltadas para a extensão e estrutura curricular. A avaliação demonstrou que o PET proporcionava de fato aos seus bolsistas uma formação mais abrangente, revelando expressivo aproveitamento das atividades acadêmicas e maior envolvimento na graduação, principalmente quando comparado aos participantes de programas de iniciação científica.

Adicionalmente, o relatório destacou maior participação dos estudantes nas atividades de extensão e pesquisa. Além disto, a avaliação revelou a estreita relação das ações do PET com a melhoria da qualidade do curso. Neste sentido, o relatório comprovou que o programa se configurava como um dos mecanismos mais eficazes de melhoria da graduação. O diagnóstico reconhecia que o sistema de incentivos da universidade pública estava focado na pesquisa e na pós-graduação, relegando para um segundo plano a docência, e, particularmente, a docência no nível dos cursos de graduação.

Apesar do PET obter bons resultados na avaliação, seu impacto na graduação foi considerado pequeno em relação ao dinheiro investido e em comparação com programas de intuito parecido. Essa avaliação resultou em um corte de recursos financeiros para os grupos, e até mesmo a possibilidade de extinção. Em resposta às adversidades houve um período marcado por mobilizações e ideias de preservação do PET, que resultaram em uma audiência com a CAPES na qual o número de bolsas, que havia sido reduzido, foi restituído.

Após os problemas com a gestão da CAPES, em 1999 a coordenação do PET foi passada para a Secretaria de Educação Superior (SESu). Outra grande mudança desse ano foi que os grupos passaram a ser alocados dentro de suas Universidades na Pró-Reitoria de Graduação, saindo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Em 2005, o programa PET, agora sob a denominação Programa de Educação Tutorial, foi relançado, passando da CAPES para a SESU (Secretaria da Educação Superior, do Ministério da Educação). A partir dessa data, o programa experimentou uma expansão lenta, passando de 295 grupos da época para um total de 428 em 2009. Em 2010, o programa foi finalmente regulamentado, e experimentou uma rápida expansão, quase dobrando o número de grupos PET, alcançando a marca de 779 grupos já em 2010, importante ressaltar que este crescimento decorreu também pela agregação de outro programa, o Conexões de Saberes, ao PET. Em 2012, houve o lançamento do último edital de formação de novos grupos, totalizando então 842 grupos distribuídos em todas as Unidades Federativas do país. Desde então, o programa permanece sem a formação de novos grupos.

De modo particular, o Estado do Paraná possui atualmente 74 grupos PET, representando 8,79% do total de grupos no país. A Universidade Estadual de Maringá hospeda 15 desses grupos, o que corresponde a 20,27% do total de grupos no Paraná. Os demais grupos estão distribuídos entre 8 Universidades, conforme expresso na Tabela 1.

 

Tabela 1 – Distribuição dos grupos PET no Estado do Paraná em 2019.

UNIVERSIDADE

SIGLA

NATUREZA

GRUPOS

%

1- Universidade Federal do Paraná

UFPR

FEDERAL

22

29,73

2- Universidade Estadual de Maringá

UEM

ESTADUAL

15

20,27

3- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

UTFPR

FEDERAL

14

18,92

4- Universidade Estadual do Centro Oeste

UNICENTRO

ESTADUAL

8

10,81

5- Universidade Estadual de Londrina

UEL

ESTADUAL

5

6,76

6- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE

ESTADUAL

5

6,76

7- Universidade Estadual de Ponta Grossa

UEPG

ESTADUAL

3

4,05

8- Universidade Estadual do Norte do Paraná

UENP

ESTADUAL

1

1,35

9- Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

DOM BOSCO

PRIVADA

1

1,35

TOTAL

74

100,00

 

Atualmente, os 15 grupos PET da UEM contemplam cursos em 6 dos 7 Centros existentes na instituição, com um contingente de 180 alunos bolsistas e cerca de 70 alunos voluntários, além de 15 docentes tutores. Cada grupo teve seu início em uma data específica, de acordo com a abertura dos editais via CAPES ou SESU e apresentação das propostas.

De acordo com os dados compilados na Tabela 2, é possível denotar que os grupos apresentam “idade” oscilando entre 7 e 28 anos, e tutores cuja experiência varia de 1 a 28 anos à frente de seus grupos, todos com título de Doutores(as), muitos dos quais com Pós-Doutorado(s).

Os grupos PET da UEM foram vanguarda na criação de um coletivo agregador denominado UNIPET, em meados de 1998, que consistiu na União do Grupos PET, naquele momento com o objetivo maior de coordenar e organizar estratégias de mobilização contra a extinção do programa junto ao MEC. Posteriormente, o UNIPET expandiu sua atuação interna e externamente à universidade, desenvolvendo atividades coletivas que passaram a compor o planejamento de atividades de cada grupo, como o PET na Praça, o PET nas Escolas e o UNIPET Cultural, além de diversas outras ações de extensão que buscavam a visibilidade do programa (para mais exemplos, acessar a página do grupo em https://www.facebook.com/PET.UEM).

 

Tabela 2 – Perfil dos Grupos PET da Universidade Estadual de Maringá em 2019.

GRUPO

CRIAÇÃO

IDADE

TUTOR ATUAL

INGRESSO

Agronomia

03/1992

28

Antônio Carlos Andrade Gonçalves

01/2000

Economia

07/1995

24

Maria de Fátima Garcia

07/1995

Educação Física

11/1991

28

Larissa Michelle Lara

03/2019

Enfermagem

01/2009

11

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

08/2016

Engenharia Civil

12/2012

7

Anamaria Malachini Miotto Farah

08/2017

Engenharia Química

11/1991

28

Marcos de Souza

08/2016

Engenharia Têxtil

12/2012

7

José Celso Oliveira dos Santos

12/2012

Farmácia

02/1996

24

Andréa Diniz

12/2018

Física

10/1991

28

Marcos Cesar Danhoni Neves

10/1991

Informática

11/1991

28

Daniel Kikuti

05/2016

Matemática

12/2010

9

Alexandre José Santana

10/2016

Odontologia

08/1994

25

Carlos Alberto Herrero de Morais

10/2018

Pedagogia

09/1996

24

Heloisa Toshie Irie Saito

04/2019

Química

04/1992

28

Débora Cristina Baldoqui

12/2013

Zootecnia

09/1996

24

Leandro Dalcin Castilha

08/2017

 

De modo geral, os grupos PET da UEM buscam promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforçam a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. Para tal, são estimulados à melhoria do ensino de graduação por meio do desenvolvimento de práticas inovadoras e experiência pedagógicas modernas no âmbito do curso, com ações que buscam integrar o ensino a pesquisa e a extensão.

Os alunos do PET, carinhosamente denominados “Petianos”, atuam como multiplicadores dos ideais do programa, disseminando novas ideias e práticas entre o conjunto de alunos dos cursos, promovendo interação também com o corpo docente e discente, inclusive em nível de pós-graduação, em alguns casos.

Regionalmente, o desenvolvimento de atividades que promovem o contato dos Petianos com a realidade social em que os grupos, os cursos e a UEM estão inseridos permite desenvolver a consciência sobre o papel desses atores perante a sociedade.

 

 3  PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS PET PARA REDUÇÃO DA EVASÃO

 

Os Incisos IV e V do Art. 11 da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2013, atribuem ao CLAA, respectivamente, as tarefas: receber e avaliar os planejamentos e relatórios anuais dos grupos PET; e, verificar a  coerência  da  proposta de trabalho e dos relatórios com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com as políticas e ações  para  redução  da  evasão  e  insucesso  nas  formações  em  nível  de graduação da IES.

Baseados neste inciso, e nos relatórios enviados pelos grupos PET da UEM, foi possível verificar que os grupos desenvolvem atividades em consonância com o PPI da Universidade, e que possuem políticas para a redução da evasão e melhorias dos cursos de graduação.

 

 3.1  PET E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI)

 

O PPI (Resolução N.º 027/2018-CEP) relaciona a importância do PET na área de política de extensão e inclusão social. A extensão universitária na UEM é o processo educativo, social, cultural, científico, tecnológico e de inovação que articula o ensino e a pesquisa de modo indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e os demais segmentos da sociedade.

Os grupos PET da UEM têm trabalhado com o desenvolvimento de atividades que contemplam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. As atividades extensionistas desenvolvidas têm buscado o comprometimento dos petianos com interesses e necessidades da universidade e da sociedade.

Dentre as atividades de extensão voltada para as necessidades da universidade, os grupos PET da UEM têm desenvolvido uma série de ações, tais como, semanas acadêmicas, eventos, palestras, grupos de discussão, entre outras, sempre buscando o aprimoramento dos cursos de graduação.

Praticamente todos os grupos PET da UEM desenvolvem atividades extensionistas voltadas para a comunidade externa. Para exemplificar estas ações podemos destacar a atividade “ReflorestaPet” desenvolvida pelo PET Engenharia Têxtil. A atividade promoveu a conscientização ambiental, sendo que no ano de 2019 foram plantadas 100 mudas de árvores (frutíferas e regionais) no Campus Regional de Goioerê, e envolveu alunos dos cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de produção, Física e Licenciatura em ciências. Um outro exemplo é o projeto de extensão realizado pelo PET Odontologia junto à Pastoral da Criança de Mandaguaçu e Marialva. O projeto proporcionou qualidade de vida e conhecimento sobre cuidados de saúde bucal e alimentação às crianças assistidas e seus familiares.

Os grupos PET da UEM também têm desenvolvido atividades em escolas públicas do município de Maringá promovendo a inclusão social. O termo “Inclusão social” refere-se à possibilidade de dar a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, os mesmos direitos e oportunidades. Dentre as atividades de inclusão social podemos destacar o projeto “Atividades de suporte didático para portadores de deficiência visual” desenvolvido pelo PET Física UEM. Devido ao déficit presente nos diferentes níveis da educação nacional, em relação à capacitação de profissionais para o ensino e acompanhamento de alunos com deficiência visual, o PET Física atua há 27 anos em colégios da rede pública auxiliando na aprendizagem das diversas áreas do saber, em especial às Ciências Exatas. O projeto consiste na elaboração de aulas planejadas especialmente para estes alunos, com enfoque nos tópicos de maior dificuldade, além disso, o grupo auxilia na elaboração de materiais, com o intuito de fazer com que eles tenham uma maior compreensão tátil desses assuntos. No ano de 2019, o PET Física atuou no Instituto Estadual de Educação de Maringá e no Colégio Estadual Presidente Kennedy, abordando os principais assuntos estudados no ensino médio e os temas abordados nos últimos vestibulares da UEM. Outro exemplo de atividade é projeto  “Informática e Sociedade” desenvolvido pelo PET Informática.

O projeto viabilizou o ensino introdutório da lógica de programação e algoritmos para alunos na faixa etária de nove a doze anos no Colégio Estadual Gastão Vidigal, melhorando a formação dos alunos do ensino fundamental da rede pública com relação às Tecnologias da Informação e Comunicação atuais.

 

 3.2  PET E A REDUÇÃO DA EVASÃO

 

O alto índice de evasão escolar é um problema real em todos os níveis de ensino. Estudos indicam que a permanência do estudante no ensino superior é bastante influenciada pela integração ao ambiente social e acadêmico, além de estar associada ao nível de expectativas do aluno. Logo, programas de acolhida e de acompanhamento aos alunos do primeiro ano do ensino superior representam ações importantes que podem influenciar a redução da evasão.

Buscando diminuir a evasão dos ingressantes nos cursos de graduação todos os grupos PET da UEM desenvolvem ou participam de atividades para a recepção dos calouros, que visam promover, principalmente, a permanência estudantil, através do esclarecimento de dúvidas e integração dos estudantes ao ambiente universitário.

Outras ações comuns a todos os grupos PET da UEM é o desenvolvimento durante todo o ano letivo de palestras, seminários, monitorias, entre outras, que desenvolvem ações sistematizadas de suporte à aprendizagem, e em outros casos trazem informações pertinentes que podem despertam um maior interesse pelo curso.

Como exemplo de projetos voltados para e evasão podemos citar o projeto “Questionário de Perspectiva Acadêmica”, desenvolvido pelo Grupo PET Química, e implantado em 2016, é realizado em cooperação com a Coordenação do Curso de Química. Através da aplicação deste questionário, o grupo PET Química pretende obter dados que possam auxiliar a Coordenação do Curso a entender os anseios dos alunos durante os 4/5 anos de graduação. O intuito deste projeto é encontrar nas respostas dos graduandos ações que possam melhorar e diminuir o índice de evasão do curso de química da UEM. Um outro exemplo é o projeto “Introdução à Zootecnia” em que os petianos do PET Zootecnia acompanharam os alunos do primeiro ano do curso em atividades teórico/práticas de reconhecimento das criações zootécnicas na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI/UEM) a fim de estimular o interesse dos calouros pelo curso.

 

 4  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS PET DA UEM

 

 4.1  UNIÃO DOS GRUPOS PET – UNIPET

 

A União dos grupos PET da UEM (UniPET), composta atualmente por quinze grupos PET (Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia), promove diversas atividades coletivas. Dentre essas atividades destaca-se o Ciclo de Atividades, que completou sua décima segunda edição em 2019.

Foram planejadas duas ações para o Ciclo de Atividades de 2019: PET na Praça e PET nas Escolas. O PET na Praça tem como objetivo aproximar a comunidade externa e a Universidade, por meio de exposição de assuntos pertinentes a cada grupo PET (ou cursos de graduação) e interação direta com o público alvo. O PET nas Escolas foca no desenvolvimento de atividades em escolas públicas de Maringá e região a fim de criar vínculos com a educação básica, fundamental e média, aprimorar a formação profissional dos petianos e promover a consciência ética e cidadã. Além da busca pela integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, a realização destas atividades favorece a integração entre os grupos PET da UEM. Dos quinze grupos que compõem o UniPET, apenas o grupo de Engenharia Têxtil não conseguiu participar desta edição do Ciclo de Atividades devido aos custos de deslocamento de Goioerê a Maringá. Estima-se que o público total participante das duas atividades propostas (PET na Praça e PET nas Escolas) foi de aproximadamente quinhentas pessoas.

O PET na Praça ocorreu no dia quatro de agosto de dois mil e dezenove no período da manhã, no Parque do Ingá, em Maringá. O evento teve como tema "A Universidade para além do campus" e foi aberto a todos que circulavam no local. O PET-Agronomia e o PET-Zootecnia desenvolveram uma dinâmica sobre perguntas e respostas que envolviam curiosidades sobre ovos, leite, consumo de carnes e biofortificação. Além dessa dinâmica, os grupos levaram materiais que explicavam quais os cortes de carne e em quais partes do boi esses cortes advém. O PET Economia criou um pequeno jogo abordando o tema “Fake News”.  O PET Educação Física propôs uma atividade para exemplificar os fundamentos da consciência corporal. O PET Enfermagem e o PET Farmácia desenvolveram uma atividade a respeito dos riscos e perigos da automedicação. O PET Engenharia Civil trouxe a temática de fissuras, uma das patologias em edificações mais comuns, a fim de promover o conhecimento da sociedade a respeito das causas, origens, formas de prevenção e manutenção. O PET-Engenharia Química desenvolveu uma atividade na qual os participantes deveriam colocar quais processos correspondiam a fabricação de determinado produto. Os produtos que tiveram seus processos explicados foram açúcar, cerveja e chocolate. PET Física exibiu diversos experimentos físicos, como a bacia de ressonância, o telescópio e labirinto elétrico. O PET-Informática desenvolveu um jogo abordando os temas: PET, IoT, inteligência artificial, blockchain. O PET-Matemática desenvolveu uma atividade de desafios matemáticos tendo como pano de fundo um jogo RPG de mesa. O PET Odontologia desenvolveu uma atividade de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais na área da odontologia, fez orientação sobre cárie e doença periodontal e distribuiu aos participantes um kit de higiene bucal. O PET-Química e o PET-Pedagogia desenvolveram uma série de atividades com os temas: densidade e misturas heterogêneas, disco de Newton, fluído não Newtoniano e confecção de slime.

O PET nas Escolas ocorreu no dia dezoito de outubro de dois mil e dezenove, no período da matutino e vespertino, no Instituto de Educação Estadual de Maringá. A atividade foi organizada pelo UniPET em conjunto com alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. A atividade teve como objetivo apresentar a universidade para os estudantes do ensino médio. Os assuntos propostos foram: Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Tecnologia, ações afirmativas, cursos de línguas, academia, atléticas, vestibular, Restaurante Universitário, Biblioteca Central, estágios, Hospital Universitário, LEPAC (laboratório de ensino e pesquisa em análises clínicas), MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) e documentação do vestibular. Estes assuntos foram divididos entre os quinze grupos PET para que fossem elaborados materiais e apresentados em linguagem de fácil compreensão aos alunos.

 

 4.2  XIII JORNADA PARANAENSE DOS GRUPOS PET (JoparPET 2019)

 

A XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET 2019 obteve êxito na tarefa de reunir os integrantes dos grupos PET do Estado do Paraná, para compartilharem suas experiências, perspectivas e ações dentro do Programa. O tema da jornada deste ano foi O papel do PET na defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, num momento que talvez tenha sido o mais pertinente para tal abordagem, em função da instabilidade dos governantes no que se refere à Educação, incluindo o Ensino Superior.

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019 foi realizada na UEM a XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET – JOPARPET 2019. Com aproximadamente 300 inscritos, entre alunos, tutores e egressos, o evento contou com a participação de várias IES, além da UEM, entre elas a UFPR, UEL, UNICENTRO, UTFPR e UNIOESTE, conforme ilustrado na Figura 2.

 

 

Descrição: IMG-20191117-WA0069

Figura 2 – Público participante da XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET, realizada de 15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.

 

Durante a Cerimônia de Abertura, houve a apresentação cultural da Orquestra de Câmara da UEM. A Mesa de Abertura contou com a presença do Vice-reitor, prof. Dr. Ricardo Dias Silva, da Pró-Reitora de Ensino, Profa. Dra. Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, da Presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLAA da UEM, Profa. Dra. Luciana Andréia Fondazzi Martimiano, do Coordenador do evento, Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha, e da Representante Petiana, Isabela Antunes de Souza Lima, do PET Física.

A Palestra de Abertura foi dividida em duas falas: “Gestão Técnica dos grupos PET”, ministrada pela Profa. Dra. Luciana Andréia Fondazzi Martimiano (UEM – Maringá), seguida pela palestra intitulada “A força do PET em defesa da Universidade que queremos”, ministrada pelo Prof. Dr. Wilson Itamar Godoy (UTFPR – Pato Branco). Nos dias seguintes, foram ministradas 6 Oficinas, 10 Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs), 8 Encontros por Atividades, Encontro de Tutores e de petianos discentes, além da Assembleia Final do Evento. Entre outros assuntos, foram discutidos temas de relevância, como: Combate à evasão acadêmica, Defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, Defesa da Diversidade e Promoção da saúde mental. Também houve apresentação de 62 trabalhos desenvolvidos pelos grupos PET do Paraná, distribuídos nos eixos da tríade ensino-pesquisa-extensão, conforme se observa na Figura 3.

 

Descrição: IMG-20191116-WA0015

Figura 3 – Apresentação de Trabalhos durante a XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET, realizada de 15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.

 

Na Assembleia Final, realizada do dia 17/11/2019, foram aprovadas dezenas de Sugestões e Encaminhamentos que seguirão para o evento nacional dos grupos PET (ENAPET), a ser realizado em Curitiba em 2020. O evento, além de fortalecer o trabalho coletivo entre os petianos da UEM (alunos e professores tutores) proporcionou momentos de profundas reflexões que resultaram em uma melhor compreensão do Programa e seus direcionamentos. Todos os tutores participaram da organização da JoparPET 2019 (Figura 4), fato que deu ainda mais respaldo para os direcionamentos em nível institucional, desde a elaboração de um projeto de extensão internamente até o uso das instalações da UEM para a realização do evento, inclusive com alojamento e refeitório para os participantes de outras cidades.

 

Descrição: IMG-20191117-WA0074

Figura 4 – Equipe de Tutores agradecendo aos participantes da XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET, realizada de 15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.

 

Apesar da escassez de recursos, da falta de investimento do poder público e da iniciativa privada no presente evento, que foi custeado 100% a partir dos valores recolhidos nas inscrições, recebemos muitos elogios em relação à organização da JOPARPET 2019, fato que atribuímos à organização coletiva e debatida ao longo dos últimos 10 meses, no UNIPET, pensando nos mínimos detalhes, reduzindo custos e otimizando ao máximo a programação.

Os petianos dos 15 grupos da UEM (Tutores e Alunos), que compuseram a Comissão Organizadora, totalizaram cerca de 180 pessoas que participaram efetivamente da organização do evento, por meio de 10 Comissões, incrementando ainda mais a sua formação.

 

 4.3  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA GRUPO

 

 4.3.1      PET AGRONOMIA

 

O grupo PET Agronomia da UEM consolidou, ao longo dos seus 28 anos de existência, um conjunto de atividades cujo propósito é atingir os objetivos do programa com a máxima eficiência. Este conjunto de atividades, no entanto, é flexível o bastante para acompanhar as mudanças no programa, na sociedade, nos acadêmicos e as oportunidades eventuais. Para o ano de 2019 foram relacionadas 21 atividades desenvolvidas por este grupo, as quais focam em diferentes públicos-alvo, de acordo com os objetivos, conforme descrito no quadro a seguir.

 

Quadro 1 - Atividades desenvolvidas pelo PET Agronomia no ano de 2019.

Ordem

Atividade

h/ano

Público/Comunidade

Envolvidos

1

Reuniões semanais

220

interna

13+eventuais

2

Ciclo de seminários

60

interna

60

 

Oferta uma disciplina optativa

 

 

 

3

Ciclo de palestras

48

interna e externa

120

4

Discussões de temas

30

interna  e externa

15

5

Simpósio Grandes Culturas

 

interna e externa

 

6

I Semana integrada da Agronomia

120

interna e externa

250

7

Visita técnica

12

interna

15

8

Cultura e cidadania na Agronomia

67

interna e externa

13+assistidos

9

Avaliação continuada

36

interna

13

10

Pratica agronômica - cultura

110

interna

17

11

Pesquisa acadêmica

107

interna

17

12

Recepção de calouros

10

interna

90

13

Cursos de extensão

30

interna

55

14

Divulgação de informações

26

interna e externa

13+internet

15

Visita à FEI e trilha ecológica

104

interna e externa

1500

16

Redação

12

PET

13

17

Oficina de leitura

72

PET

 

13

18

Ciclo de atividades UNIPET

52

interna e externa

150

19

XIII JOPARPET

82

interna e externa

350

20

SULPET

-

PET

13

21

ENAPET

-

PET

13

22

Processo de seleção ao PET

-

interna

30

 

As atividades do grupo são conduzidas em sintonia com o plano pedagógico do curso de Agronomia da UEM, sendo elaboradas em estreita sintonia com a coordenação do curso de graduação, contando com o apoio do Departamento de Agronomia. Algumas atividades são desenvolvidas institucionalmente, com eventuais parcerias, com a empresa júnior e com o centro acadêmico do curso.

No ano de 2019, uma das atividades tradicionais do grupo, o Ciclo de seminários, deu origem a uma disciplina optativa para o curso de Agronomia. Os bons resultados alcançados sugerem que esta ação deva ser repetida nos próximos anos. Também em 2019 a atividade de Simpósio Grandes Culturas permitiu a construção da I Semana integrada da Agronomia, em conjunto com o Centro Acadêmico e com a Coordenação do curso. Também aqui, o êxito alcançado foi marcante. As atividades focam no ensino, na medida em que buscam novos conhecimentos para os petianos e acadêmicos do curso; na pesquisa, na medida em que buscam o envolvimento de todos os integrantes com a iniciação científica, o que ocorre por meio da inserção destes nos grupos de pesquisa e pós-graduação existentes e na extensão, ao buscar levar conhecimento atualização para as comunidades interna e externa à Universidade.

Associado à pesquisa em grupo, o trabalho de campo e de ambiente protegido propicia a imersão do petiano no ambiente profissional e a sua formação cidadã é buscada durante a realização das atividades que permitem a cada um uma visão mais elaborada da sua profissão inserida no contexto social vigente. A atividade de tutoria é desenvolvida pautada na perspectiva da liderança, que decorre da confiança depositada pelos petianos no perfil do tutor. O propósito é sempre instigar, desenvolver pró-atividade e sentido crítico na análise das informações, estimulando o petiano a buscar conhecimento, compreensão e discernimento como elementos essenciais para a sua almejada evolução como indivíduo, cidadão e profissional.

 

Divulgação das atividades feitas em conjunto pelo grupo PET-Agronomia

 

DA SILVA, Renilza Rita de Cassia; SUGUIURA, Lucas Hiroshi; BERTO, João Marcos;  SERON, Giovanna;  GARCIA, Geovana Secatto;  GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade.  Uso múltiplo dos recursos naturais renováveis da Fazenda Experimental de Iguatemi – FEI/UEM.In:XXII Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – (SULPET) Pelotas, 2019.

 

DA SILVA, Renilza Rita de Cassia; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade; BONETTI, João de Andrade; FRANÇA, Celso Martins; VOLPATO, Natalia da Silva. Uso de tensiômetros para determinação da curva de retenção parcial de água no solo. In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostra de trabalhos científicos em Agronomia. Maringá, 2019.

 

VOLPATO, Natalia da Silva; DA SILVA, Renilza Rita de Cassia; FRANÇA, Celso Martins;GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade. Simpósio grandes culturas.In: XIII Jornada Paranaense dos grupos PET - JOPARPET. Maringá, 2019

 

SERON, Giovanna; SUGUIURA, Lucas Hiroshi; GARCIA, Geovana Secatto; LIMA, Andressa Almeida; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade. Uso múltiplo dos recursos naturais renováveis da Fazenda Experimental de Iguatemi - FEI/UEM.In:XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET – JOPARPET. Maringá, 2019.

 

SUGUIURA, Lucas Hiroshi; BERTO, João Marcos; SERON, Giovanna; GARCIA, Geovana Secatto; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade. Variabilidade espaço-temporal de propriedades físico-hídricas do solo e desenvolvimento vegetal de brachiaria ruzizienses. In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostra de trabalhos científicos em Agronomia. Maringá, 2019.

 

Divulgação das atividades feitas pelos integrantes do PET-Agronomia em grupos de pesquisa

 

ZAMPAR, Priscila Angelotti; DE ANDRADE, Bruna Cristina; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira;  GAROZI, Renato; MATTOS, Amanda do Prado;FRANÇA, Celso Martins; FEKSA, Heraldo Rosa; e  TESSMANN, Dauri José. Sensiblidade a fungicidas in vitro de pyrenophora teres da cevada (sensitivity to fungicides in vitro of pyrenophora teres in barley).In: 51º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Recife, 2019.

 

ZAMPAR, Priscila Angelotti; MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; FRANÇA, Celso Martins; TESSMANN, Dauri José. Sensibilidade in vitro de Pyrenophora teres ao fungicida Metconazol. In: IV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Umuarama, 2019.

 

ZAMPAR, Priscila Angelotti; MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; FRANÇA, Celso Martins; TESSMANN, Dauri José. Estudo exploratório de sensibilidade in vitro de Pyrenophora teres a misturas de Triazol, Estrobirulina e Carboxamida. In:IV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Umuarama, 2019.

 

ZAMPAR, Priscila Angelotti; MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; FRANÇA, Celso Martins; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; TESSMANN, Dauri José. Concentração inibitória do crescimento Micelial (CI50) dePyrenophora teres a fungicidas.In:XI Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.

 

ZAMPAR, Priscila Angelotti; MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; FRANÇA, Celso Martins; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; TESSMANN, Dauri José. Caracterização da sensibilidade in vitro de isolados de Pyrenophora teres ao fungicida Tebuconazol. In: XI Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.

 

CORDIOLI, Vítor Rodrigues; ESPER NETO, Michel; BERTO, João Marcos;GOES NETO, Antonio Feijo; INOUE, Tadeu Takeyoshi;  BATISTA, Marcelo Augusto. Caracterização química e mineralógica de calcário biogênico e calcário comum nas formas farelada e granulada.In: XI EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.

 

BERTO, João Marcos; ESPER NETO, Michel; CORDIOLI, Vítor Rodrigues; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; INOUE, Tadeu Takeyoshi; BATISTA, Marcelo Augusto. Aplicação de calcário biogênico no sulco de semeadura para cultura da soja. In: XI EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.

 

LIMA, Andressa de Almeida; WATANABE, Thaíssa Mikie Kumasaka; RAGALZI, Celina de Medeiros; DA SILVA, Neide; MENDES, Andréa Beatriz Diverio. Meiose normal em híbrido poliploide interespecífico de Urochloa. In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostra de trabalhos científicos em Agronomia. Maringá, 2019.

 

CREMM, João Victor da Silva; GIMENES, Pedro Henrique Guimarães; ALBUQUERQUE, Eliane Papa Ambrósio; MORALES, Mariana Moura; MENDES, Andrea Beatriz Diverio. Citotoxicidade e genotoxicidade em alface em diferentes concentracões de ácido pirolenhoso de Cambará (Qualea sp.).In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostras de Trabalhos Científicos em Agronomia. Maringá 2019.

 

CREMM, João Victor da Silva; DA SILVA, Neide; ALBUQUERQUE, Eliane Papa Ambrósio; MORALE, Marina Moura; VOLPATO, Natália da Silva; MENDES, Andrea Beatriz Diverio. Anormalidades mitóticas em alface (lactuca sativa) em diferentes concentrações de acido pirolenhoso de Cambara (qualea sp.) In: XI Encontro Internacional de Produção Científica (EPCC). Maringá 2019.

 

VOLPATO, Natália da Silva; MENDES, Andréa Beatriz Diverio. Número de cromossomos, associações cromossômicas e comportamento meiótico em acessos do gênero Paspalum. In: Encontro Anual de Iniciação Científica. Maringá, 2019

 

VOLPATO, Natália da Silva;VIDAL, Ítalo José de Araújo; BOSCHE,Leonardo Lemes; DA SILVA, Neide; CREMM,João Victor da Silva;MENDES, Andréa Beatriz Diverio. Associações cromossômicas múltiplas e segregação regular de cromossomos em acessos tetraploides do gênero paspalum. In: EPCC. Maringá, 2019

 

VOLPATO, Natália da Silva; MENDES, Andréa Beatriz Diverio. Número de cromossomos e comportamento meiótico em plantas do gênero Paspalum.In:Congresso Brasileiro de Melhoramento Genético. Águas de Lindóia, 2019

 

 4.3.2      PET ECONOMIA

 

O grupo PET Economia desenvolveu no ano de 2019 um conjunto de vinte e nove atividades, buscando cumprir com seu objetivo primordial, qual seja o fortalecimento do curso de graduação em Ciência Econômicas/UEM. Neste sentido seguem as atividades, conforme especificadas no quadro abaixo.

Em sua maioria, as referidas atividades abarcam os três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, os quais se reforçam e se completam mutuamente no decorrer das suas realizações.

De ano de 2019, o PET Economia UEM deu a partida para a comemoração do Jubileu de Prata do grupo, promovendo uma Aula Magna proferida pelo Prof. Dr. Cláudio César Paiva/UNESP Araraquara/SP, egresso do curso de graduação em Economia da UEM e presidente do Centro Acadêmico de Economia no ano de criação do grupo (1995).

Destaque-se ainda a reativação do jornal do PET, agora na versão digital com nova denominação: PET Eco News, o qual tem se constituído em um importante meio de divulgação e visibilidade do PET/Economia, do curso de graduação em que está inserido, da UEM e do Programa de Educação Tutorial/MEC.

Finalmente é importante ressaltar que as atividades desenvolvidas pelo PET Economia/UEM encontram-se em consonância com o Projeto Pedagógico do curso de  Ciências Econômicas/UEM, de tal modo que o Grupo PET Economia é parceiro frequente do Departamento de Economia na realização das atividades acadêmicas extra curriculares realizadas pelo DCO.

 

Quadro 2 - Atividades desenvolvidas pelo PET Economia no ano de 2019.

 

Atividades

 

Público Atingido

Benefi- ciados/ Quantum

1

Atividade - Projeto Social 2019

Comunidade externa

59

2

Visita Técnica

Comunidade interna

39

3

Recepção dos Calouros 2019

Comunidade interna

380

4

XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET

Desenvolvimento IntraPET

14

5

Mostra de Profissões EXPOINGÁ

Comunidade externa

30

6

XI Ciclo de Atividades UNIPET

Desenvolvimento IntraPET / InterPET

15

7

Projeto Alumni

Desenvolvimento IntraPET

9

8

Monitoria voluntária

Desenvolvimento IntraPET/ Comunidade interna

2

9

Conjuntura Econômica

Desenvolvimento IntraPET Comunidade interna /

6

10

Avaliação Interna

Desenvolvimento IntraPET

15

11

Pesquisa individual

Desenvolvimento individual

3

12

Pesquisa em grupo

Desenvolvimento IntraPET

3

13

Organização de Evento Científico/ Semana do Economista/UEM-2019

Comunidade externa /interna / Desenvolvimento Intra/PET

15

14

Aula Magna/Abertura do Evento de Extensão   Ano Jubilar do PET Economia( 1995-2020 ) / Convidado Externo

Comunidade Externa / Interna / Desenvolvimento Intra/PET

85

15

Participação em Eventos Acadêmicos do Programa PET-JOPARPET

Desenvolvimento IntraPET/InterPET

14

16

Participação em Eventos Acadêmicos do Programa PET-SULPET

Desenvolvimento IntraPET/InterPET

2

17

Oficina de Matemática

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

20

18

Oficina de Excel

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

20

19

Oficina de Finanças Pessoais

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

30

20

PET Construindo Saberes

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Externa

14

21

Grupo de Estudos - GESDE 1/Conjuntura política brasileira

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

21

22

Grupo de Estudos - GESDE 2/Economia brasileira e geopolítica/CODEM

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna/Externa

21

23

Grupo de Estudos - GESDE 3/Mercado de trabalho do economista

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

10

24

Grupo de Estudos - GESDE 4/Questão de gênero no mercado de trabalho

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna/Externa

18

25

Grupo de Estudos - GESDE 5/Preconceito racial na Universidade

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna

15

26

Grupo de Estudos - GESDE 6/Economia Solidária

Desenvolvimento IntraPET / Comunidade Interna/Externa

14

27

Reuniões do Grupo

Reuniões do Grupo

15

28

Reativação do Jornal do PET- PET Eco News

Desenvolvimento intraPET/Comunidade interna/Comunidade Externa

Meio Digital

29

Processo Seletivo

Comunidade Interna

15

 

Divulgação do grupo PET Economia no ano de 2019

 

TOCHIO, Bruno;  MITSUO, Jhonatan; SANTOS, Mayson. Fatores condicionantes da evolução da dívida pública brasileira no período 2007-2010. In: XXXIV Semana do Economista UEM. Maringá, 2019.

 

ZONEL, Emerson. Energia fotovoltaica: avaliação da legislação setorial e do potencial de incidência solar nos municípios paranaenses. In: XXXIV Semana do Economista UEM. Maringá, 2019.

 

KOGA, Lucas. Estratégias de Desenvolvimento Comparadas: uma análise das economias do Leste Asiático e da América Latina (1970-2017). In: XXVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica. Maringá, 2019.

 

TOCHIO, Bruno; MITSUO, Jhonatan; AFONSO, João; CATAPAN, João;  ROCHA, José;  YOSHIZAWA, Luan; SANTOS, Mayson. Altas habilidades. In: XIII JoparPet. Maringá, 2019.

 

SANCHES, Carolina; ZONEL, Emerson; DEFENDI, Gabriel; COLLI, Henrique; ORSOLI, Isabela; KOGA, Lucas; PAIVA, Lucas; TORRE, Tomás. Projeto Alumni: Uma atividade para avaliação do processo formativo e seus resultados. In: XIII JoparPet. Maringá, 2019.

 

TOCHIO, Bruno;  MITSUO, Jhonatan; Subgrupo: Política Monetária. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.

 

ZONEL, Emerson. Subgrupo: Preços. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.

 

KOGA, Lucas. Subgrupo: Setor Externo. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.

 

COLLI, Henrique; SANTOS, Mayson. Subgrupo: Política Fiscal. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.

 

ZONEL, Emerson. Oficina de Finanças Pessoais para gestantes e idosas. In: XXII SulPET. Pelotas, 2019.

 

ANDRIATO, Murilo. Oficina de Excel para Calouros de Economia/UEM. In: XXII SulPET. Pelotas, 2019.

 

 

 4.3.3      PET EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Em 2019, o grupo PET Educação Física organizou e desenvolveu atividades com base em seu planejamento anual, o qual se estrutura como elemento fundante das ações implementadas e da qualificação da experiência formativa dos(as) petianos(as). As 18 atividades realizadas estruturam-se a partir do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) no intuito de potencializar uma formação ampla e diversificada aos(às) petianos(as) vinculados(as) ao Departamento de Educação Física da UEM, bem como aprimorar suas ações na relação com o referido Departamento, com outros grupos PET e com a comunidade externa.

O Quadro 3 apresenta as atividades desenvolvidas pelo PET Educação Física, em 2019, bem como o público atendido e o número de beneficiados. 

 

Quadro3 - Atividades desenvolvidas pelo PET Educação Física no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de Indivíduos beneficiados

1

III Semana de Recepção aos calouros

Comunidade interna

199

2

Mostra de Projetos e Grupos do DEF

Comunidade interna

300

3

II Semana científica do DEF e XXVII Ciclo de palestras

Comunidade interna

155

4

Saturday PET

Comunidade interna

16

5

UNIPET/Ciclo de atividades

Comunidade interna

Não estimado

6

PET nas escolas

Comunidade externa

Não estimado

7

PET na praça

Comunidade externa

Não estimado

8

Seleção de novos petianos

Comunidade interna

10

9

PET Fit

Comunidade interna

10

10

Atividades recreativas

Comunidade externa

13

11

Experiência em pesquisa

Desenvolvimento pessoal dos petianos

16

12

Participação em eventos:

SULPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

13

Participação em eventos: JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

14

Organização e realização  da JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos e comunidade externa

Não estimado

15

Mobilidade petiana

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

16

Construção de trabalhos científicos

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

17

Reuniões semanais de estudo e preparação das atividades

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

18

Elaboração e organização de Atas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

 

Por meio do quadro apresentado é possível observar mais de 700 beneficiados por meio das atividades realizadas pelo grupo, sem contar os beneficiados em formação direta, que são os(as) próprios(as) petianos(as).Todas as atividades propostas e desenvolvidas pelo grupo PET Educação Física foram planejadas cuidadosamente e de forma semanal. Muitas das atividades realizadas pelo referido grupo foram estruturadas a partir do diálogo com a chefia do Departamento, com o Colegiado de Curso, com alunos(as) do curso e com membros do Centro Acadêmico e Atlética. Tal interlocução contribui para qualificar as ações junto às comunidades interna e externa, bem como junto a diferentes alunos(as) em formação, além de valorizar a proximidade do PET Educação Física com o projeto pedagógico do curso

 

Divulgação do grupo PET Educação Física no ano de 2019

 

ALVES, C.M.; TEIXEIRA JUNIOR, N.R.; DEMARI, V.; OLIVEIRA, P.P.; LARA, L.M. Semana científica do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: reflexões acerca do processo formativo e da disseminação do conhecimento. In: XXII Sul PET, 2019, Pelotas. Anais ... XXII Sul PET. Pelotas: UFPel, 2019. p. 55-58.

 

DEMARI, V.; OLIVEIRA, P.P.; ALVES, C.M.; LARA, L.M. Manhã recreativa: uma intervenção com foco no lazer ativo. In: XXII Sul PET, 2019, Pelotas. Anais ... XXII Sul PET. Pelotas: UFPel, 2019. p. 305-308.

 

ALVES, C.M.; TEIXEIRA JUNIOR, N.R.; LARA, L.M. Jogos de estímulo à memória e à socialização em uma realidade local: experiências que (in) formam na longevidade. In: XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, 2019, Maringá. Anais ... XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET. Maringá: UEM, 2019.

 

COSTA, M.M.; LARA, L.M. Método Pilates como processo de autoconceito e bem-estar corporal. In: XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, 2019. Anais ... XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET. Maringá: UEM, 2019.

 

 4.3.4      PET ENFERMAGEM

 

O grupo PET Enfermagem desenvolveu, no ano de 2019, 14 atividades distribuídas em eixos das atividades definidos no planejamento. Essas atividades foram voltadas para a comunidade interna, comunidade externa e para o desenvolvimento de habilidades e competências dos petianos (Quadro 4).

De acordo com a tabela abaixo foram beneficiadas aproximadamente 1400 pessoas pelas atividades realizadas pelo grupo. 

 

Quadro 4 - Atividades desenvolvidas pelo PET Enfermagem em 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Atividade 1 - Fortalecimento da integração acadêmica: Recepção Acadêmica

Comunidade interna

120

2

Atividade 1 - Fortalecimento da integração acadêmica: a tutoria dos ingressantes no curso

Comunidade interna

80

3

Atividade 1 - Fortalecimento da integração acadêmica: integração acadêmica

Comunidade interna

60

4

Atividade 2 - Fortalecimento da integração disciplinar e da academia-serviço-comunidade: projeto volante Maio Amarelo

Comunidade externa

500

5

Atividade 2 - Fortalecimento da integração disciplinar e da academia-serviço-comunidade: projeto volante Setembro Verde

Comunidade externa

300

6

Atividade 2 - Fortalecimento da integração disciplinar e da academia-serviço-comunidade: projeto volante Outubro Rosa

Comunidade externa

400

7

Atividade 2 - Fortalecimento da integração disciplinar e da academia-serviço-comunidade: projeto volante Prevenção do HIV

Comunidade externa

200

8

Atividade 2 - Fortalecimento da integração disciplinar e da academia-serviço-comunidade: projeto volante Unindo Gerações

Comunidade externa e interna

50

9

Atividade 3 - Fortalecimento da formação científica e artístico-cultural: momentos científicos

Desenvolvimento habilidades e competências dos petianos

13

10

Atividade 3 - Fortalecimento da formação científica e artístico-cultural: mini-cursos ministrados em parceria com petianos egressos

Desenvolvimento habilidades e competências dos petianos

13

11

Atividade 3 - Fortalecimento da formação científica e artístico-cultural: organização de evento internacional e encontro egressos

Desenvolvimento habilidades e competências dos petianos

13

12

Atividade 3 - Fortalecimento da formação científica e artístico-cultural: mini-cursos ministrados em parceria com petianos egressos

Comunidade interna e externa

80

13

Atividade 3 - Fortalecimento da formação científica e artístico-cultural: sessão cinema

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

14

Atividade 4 - Fortalecimento do trabalho colaborativo e educação permanente

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

 

            As atividades do grupo estão com consonância com o projeto pedagógico do curso de Enfermagem e, além disso, desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Enfermagem.

 

Divulgação do grupo PET Enfermagem no ano de 2019

 

FARIAS, H.G.; REZENDE, A. F.; LIMA, L. V.; DIAS, J. R.; LOPES, L. P.; GAROLLO, C. M.; VALENTIM, D. G. B.; PEREIRA, E. C. S.; ROMANINI, M. N. S.; SOUZA, N. C.; MANSANO, V. A. N.; PEZENTI, V. B.; BALDISSERA, V. D. A.  Processo Seletivo: Avaliação Qualificada do Perfil do Candidato. XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, Maringá- PR, 2019.

 

LIMA, L. V.; DIAS, J. R.; PEREIRA, E. C. S.; FARIAS, H. G.; SOUZA, N. C.; BALDISSERA, V. D. A. Integração Acadêmica e Social: Uma Possibilidade de Acolhimento e Ambientação do Aluno Ingressante, XXII SULPET, Pelotas-RS, 2019.

 

PEREIRA, E. C. S.; PIOVEZAN, C. E. R. A.; GAROLLO, C. M.; ROMANINI, M. N. S.; PEZENTI, V. B.; VALENTIM, D. G. B.; BALDISSERA, V. D. A. Ludicidade como Prática Educativa: Uso do Jogo na Temática Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. XXII SULPET, Pelotas-RS, 2019.

 

REZENDE, A. F; DIAS, J. R; LIMA, L. V; LOPES, L. P; GAROLLO, C. M; VALENTIM, D. G. B; FARIAS, H. G; MANSANO, V. A. N; PEZENTI, V. B; SOUZA, N. C; ROMANINI, M. N. S; PEREIRA, E. C. S; BALDISSERA, V. D. A. O lúdico na informação sobre a automedicação: relato de experiência. XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, Maringá- PR, 2019.

 

MANSANO, V. A. N.; REZENDE, A. F.; GAROLLO, C. M.; BALDISSERA, V. D. A. Indissociabilidade da pesquisa científica nas atividades do PET. Anais do V Simpósio Internacional de Enfermagem, Maringá: Universidade Estadual de Maringá, p. 219-229, 2019.

 

 4.3.5      PET ENGENHARIA CIVIL

 

O grupo PET Engenharia Civil desenvolveu no ano de 2019 treze atividades, sete delas voltadas para a comunidade interna, duas voltadas para a comunidade externa, e quatro para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 5). De acordo com a tabela, aproximadamente 800 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, isso sem contar os participantes. 

 

Quadro5 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Engenharia Civil em 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Visitas técnicas a obras de Engenharia Civil

Comunidade interna (petianos pet Eng. Civil)

18

2

Engenharia Civil nas Escolas

Comunidade externa

(alunos do Centro Integrado de Ações pedagógicas e Sociais – CIAPS)

60

3

XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET (realizada e organizada pelos grupos PET/UEM)

Comunidade petiana Paranaense

300

4

Curso de Microsoft Excel para controle e execução de obras

Comunidade interna

(acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UEM)

20

5

Participação na Recepção aos Calouros do Curso de Engenharia Civil de 2019

Comunidade interna (calouros do curso de Engenharia Civil da UEM)

80

6

Curso de AutoCad

Comunidade interna

(acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UEM)

20

7

VI Inova Civil – Ciclo de Palestras sobre Inovação Tecnológica e Mostra Científica

Comunidades interna (graduandos e pós-graduandos em Engenharia Civil/UEM)

72

8

Curso de Calculadora HP Prime

Comunidade interna

(acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UEM)

15

9

Aulões de reforço (disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral I, Estática e Mecânica dos Fluidos)

Comunidade interna

(acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UEM)

120

10

Participação em Projetos de Pesquisa (Iniciação Científica)

Comunidade interna (petianos pet Eng. Civil)

12

11

Treinamento com o Tutor: Projeto Arquitetônico das futuras instalações da Instituição Pescadores de Vidas de Sarandi/PR

Comunidade externa (crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social)

100

12

Participação em Eventos (VI CONPET, Ciclo de Atividades do UNIPET/UEM, XIII JOPARPET, XXII SULPET, XXIV ENAPET)

Comunidade interna (petianos pet Eng. Civil)

18

13

Curso de FTOOL

Comunidade interna

(acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UEM)

20

 

As atividades do grupo estão em consonância com o projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil/UEM. Além disso, algumas atividades foram desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso, docentes do Departamento de Engenharia Civil e Centro Acadêmico (CAEC), tais como a Participação na Recepção aos Calouros do Curso de Engenharia Civil de 2019,  VI Inova Civil – Ciclo de Palestras sobre Inovação Tecnológica e Mostra Científica e a Participação em Projetos de Pesquisa (Iniciação Científica).

Divulgação do grupo PET Engenharia Civil no ano de 2019

 

CARDOZO P.V., CAETANO A.G.S., PEREIRA E.A., FANTIN G.S., MADEIRA I.G.S., CARDOSO, J.P., MARTINS L.F.L., BASSO M.A., MENDEZ N.M., ISHII S.C.M.P., SOUZA V.G.P., BRANDOLIM V.H.V, FARAH A.M.M. Projeto CIAPS (Engenharia Civil nas escolas). In: XIII JOPARPET. Maringá, 2019.

 

CARDOZO P.V., CAETANO A.G.S., PEREIRA E.A., FANTIN G.S., MADEIRA I.G.S., CARDOSO, J.P., MARTINS L.F.L., BASSO M.A., MENDEZ N.M., ISHII S.C.M.P., SOUZA V.G.P., BRANDOLIM V.H.V, FARAH A.M.M. Desafio do Talude (VI Inova Civil). In: XIII JOPARPET. Maringá, 2019

 

MARTINS, L.F.L.; BERTI, F.G.; CAETANO, A.G.S.; PEREIRA, E.A.; FANTIN, G.S.; MADEIRA, I.G.S.;  CARDOSO, J.P.; TANABE, J.A.; CUNNINGHAM, M.C.; MELLO, M.A.P.; BASSO, M.A.; CUNHA, M.H.A.; MENDEZ, N.M.; CARDOZO, P.V.; ISHII, S.C.M.P.; BUOGO, S.B.; PEGORARO, V.D.C.; SOUZA, V.G.P.; BRANDOLIM,V.H.V.; FARAH, A.M.M.PET na praça (Ciclo de Atividades do UNIPET/UEM). In: XXV ENAPET. Natal, 2019.

 

 4.3.6      PET ENGENHARIA QUÍMICA

 

O grupo PET Engenharia Química desenvolveu no ano de 2019 vinte e quatro atividades, as quais estão listadas no Quadro 6. De acordo com a tabela, acima de 728 indivíduos foram beneficiados pelas atividades realizadas pelo grupo. 

 

Quadro 6 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Engenharia Química em 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

XII Ciclo de Atividades do UniPET

Comunidade interna/externa

18

2

Organização e participação da XIII JoparPET

Comunidade Petiana do Paraná

Não estimado

3

AUEMP (Ação Universitária Empreendedora) em parceria com o PET Química

Comunidade interna

49

4

Marketing - Manutenção do blog e página no Facebook do grupo PET

Comunidade interna/externa

Não estimado

5

Ciclo de Seminários de Tema Livre: Língua Estrangeira

Desenvolvimento IntraPET

18

6

Projeto Desafio

Comunidade interna

90

7

Divulgação do Curso de Engenharia Química

Comunidade externa

Não estimado

8

Módulos Didáticos de Engenharia Química

Comunidade interna / Desenvolvimento IntraPET

80

9

Produção de detergente e seus derivados

Comunidade externa

20

10

Projetos Socioambientais

Comunidade externa

Não estimado

11

SULPET

Desenvolvimento IntraPET/InterPET

4

12

EnaPET

Desenvolvimento IntraPET/InterPET

9

13

Curso Básico de Operação de Calculadora HP 48gII, 49g, 49g+ e 50g

Comunidade interna

19

14

Processo Seletivo

Comunidade interna / Desenvolvimento IntraPET

45

15

Curso de Segurança Laboratorial

Comunidade interna

23

16

Manutenção da estrutura organizacional interna do grupo PET

Desenvolvimento IntraPET

18

17

Ciclo de Seminários Científicos

Desenvolvimento IntraPET

18

18

EQ eu Faço?

Comunidade interna

76

19

Visitas técnicas a indústrias da região

Comunidade interna

18

20

Excel aplicado às disciplinas de Introdução à Engenharia Química e Fundamentos de Engenharia Química

Comunidade interna

150

21

Curso de Excel aplicado à Engenharia

Comunidade interna/externa

23

22

Produção de peróxido de hidrogênio em sistemas microestruturados

Desenvolvimento IntraPET

18

23

Palestra ECI

Comunidade interna/externa

32

24

Participação na organização do SEQ (Simpósio de Engenharia Química)

Comunidade interna/externa / Desenvolvimento IntraPET

Não estimado

 

As atividades do grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Engenharia Química, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Química, tais como, o EQ Eu Faço?, que é a semana de recepção de calouros do curso de Engenharia Química, o Projeto Desafio, que objetiva instigar o acadêmico do 1º ano a obter a solução de um desafio que o aproximará do departamento e do curso de engenharia química e o Excel aplicado às disciplinas de Introdução à Engenharia Química e Fundamentos de Engenharia Química no qual o grupo PET em parceria com os docentes dessas disciplinas apresentas ferramentas computacionais ´para resolução de problemas de engenharia.

 

Trabalhos publicados pelo grupo PET Engenharia Química, visando a divulgação do grupo e suas atividades

 

CASTRO, V.H.G.O.; DE SOUZA, M. Preparação de catalisador estruturadopara produção de peróxido de hidrogênio por síntese direta. 28º EAIC, Encontro Anual de Iniciação Científica, Universidade Estadual de Maringá, 2019.

 

JULIANI, B.T.; TANAMATI, G.H.; DE SOUZA, M. PET na praça. XXIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Natal-RN, 2019

 

FERREIRA, A.F.S.; LIMA, J.V.B.; DE SOUZA, M. EQ Eu Faco?. XXIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Natal-RN, 2019

 

SAKURAI, M.N.; RODRIGUES, T.; DE SOUZA, M. Desafio aplicado à disciplina de Introdução à Engenharia Química. XXIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Natal-RN, 2019.

 

HINOKUMA, C.T.P.; SAKURAI, M.N.; DE SOUZA, M. Curso de produção de detergente e seus derivados. VIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA QUÍMICA - UEM, 2019.

 4.3.7      PET ENGENHARIA TÊXTIL

 

O grupo PET Engenharia Têxtil desenvolveu no ano de 2019 20 atividades, 9 delas voltadas para a comunidade interna, 7 voltadas para a comunidade externa, e 4 para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 7). De acordo com a tabela, aproximadamente 1.000 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, de maneira direta ou indiretamente. 

 

Quadro 7 - Atividades desenvolvidas pelo PET Engenharia Têxtil no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

PET News

Comunidade interna

150

2

SEMPET

Comunidade interna

36

3

Simulação de entrevista de emprego

Comunidade interna

15

4

PET com calouros

Comunidade interna

18

5

Relatos de exp. em redes sociais

Comunidade interna

25

6

CINEPET – Cinema no PET

Comunidade interna

25

7

Semana de recepção dos calouros

Comunidade interna

35

8

Encontro com engenheiros

Comunidade interna

35

9

Campeonato de tênis de mesa

Comunidade interna

30

10

Setembro amarelo

Comunidade interna

100

11

UNIPET

Comunidade externa

180

12

Pré-EAIC

Comunidade externa

100

13

Trote solidário

Comunidade externa

80

14

Doação de sangue

Comunidade externa

15

15

Refloresta PET

Comunidade externa

45

16

Ação Social

Comunidade externa

13

17

Lar dos idosos

Comunidade externa

75

18

Treinamento acadêmico profissionalizante

Desenvolvimento pessoal dos petianos

12

19

JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

12

20

SULPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

12

21

ENAPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

12

 

É importante frisar que, algumas atividades foram desenvolvidas em parceria com o departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Têxtil, tal como o PET com calouros, que é um modo de familiarizar os calouros em seu momento de adaptação com o curso trazendo matérias mais especificas da área para estimulá-los, com a ajuda de professores das disciplinas. Isso ajuda por exemplo, a diminuir o número de evasão do curso, além da Mostra de profissões, que estava prevista, mas não foi realizada no ano de 2019. Vale ressaltar também o apoio da empresa júnior que tem em nosso campus, a Empresa Júnior - PRODUTEC, do curso de Engenharia de Produção - CRG, que nos auxiliou na execução de projetos como o Refloresta PET e na doação de brinquedos e trabalhos na creche Santa Clara, na cidade de Goioerê.

 

Divulgação do grupo PET Têxtil no ano de 2019

 

VIEL, C. V., FERNANDES, W.F., TURKIEWICZ, M. T., ARAUJO, T. A., Cardim, R. C., Rodrigues, G. R., SANTOS, J. C. (2019) ESTUDO DO GERENCIAMENTO DE FARDOS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FIOS DE ALGODÃO. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

 4.3.8      PET FARMÁCIA

 

O grupo PET Farmácia desenvolveu no ano de 2019 dezessete atividades, quatro delas voltadas para a comunidade interna, seis voltadas para a comunidade externa, e sete para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 8). De acordo com a tabela 785 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas atividades realizadas  

 

Quadro 8 - Atividades plenamente desenvolvidas pelo PET Farmácia no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Seleção de novos petianos

Comunidade interna

22

2

Mural: informando a comunidade acadêmica

Comunidade interna

200

3

Viagem e Visita Técnica

Comunidade interna

42

4

Planejando sua carreira

Comunidade interna

60

5

Informativo PET In Pharma

Comunidade externa

120

6

Ciclo Unipet: PET na praça

Comunidade externa

Não estimado

7

Ciclo Unipet: PET nas escolas

Comunidade externa

Não estimado

8

PET social

Comunidade externa

20

9

Redes sociais

Comunidade externa

100

10

Fórum para calouro

Comunidade externa

66

11

Desenvolvendo habilidades em lingua inglesa

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

12

Curso Projetos e Oficina de Marketing

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

13

Reuniões administrativas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

19

14

Iniciação Científica: Pesquisa sobre a prática da automedicação entre alunos da UEM: pesquisa piloto

Desenvolvimento pessoal dos petianos

100

15

JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

Não estimado

16

SULPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

Não estimado

17

ENAPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

Não estimado

 

As atividades do grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Farmácia, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria outros grupos de estudantes de Farmácia (Centro Acadêmico Euclides Scalco, Empresa Junior Teófilos, Conselho Regional de Farmácia Jr - CRF-Jr) e com o Departamento de Farmácia e o Colegiado do Curso de Farmácia. As atividades desenvolvidas em parceria foram: Informativo PET In Pharma, Fórum para calouros.

O projeto de Iniciação cientifica foi iniciado em 2019, e os resultados foram bons para o treinamento dos petianos sobre o pensar cientifica, bem como pelo levantamento obtido sobre o comportamento da prática da automedicação dentre os alunos da UEM. Em função disso, o projeto será ampliado em 2020 com o envolvimento dos professores de estatística e do número de participantes na resposta dos questionários.

 

Divulgação do grupo PET Farmácia no ano de 2019

 

AMARAL, C. et al. (2019) Noite cultural de Farmácia: integração em meio ao mundo acadêmico.  XXII SULPET, Pelotas, RS.

 

PIAI, J.M.B. et al. (2019) Seminários em Inglês: exercitando uma nova língua. XXII SULPET, Pelotas, RS.

 

SOUZA, B.G. et al. (2019) Análise da automedicação por acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

FONSECA, I.S. et al. (2019) Automedicação: mitos e verdades. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

HATANAKA, T.L. et al. (2019) PET IN PHARMA: a tradição como meio de inovação. XXIV ENAPET, Natal, RN.

 

 4.3.9      PET FÍSICA

 

O PET-FÍSICA UEM desenvolveu ao longo do ano de 2019 cerca de 20 atividades diferentes (considerando suas ramificações) que vão desde atuação no próprio curso de graduação (Licenciatura e Bacharelado), quanto em atividades intercursos (especialmente com o UNIPET e JOPARPET), além do público em geral (atividades de observação astronômica, Mostra de Profissões, em escolas e a Mostra interativa ANIMEINGÁ).

Como as atividades são muito diversificadas, envolvendo desde a promoção de eventos até a redação de trabalhos (livro e capítulo), envolvendo a comunidade acadêmica e o público escolar e diletante, o PET-FÍSICA abrangeu uma audiência estimada em cerca de 8 mil pessoas (especialmente pelo grande público do evento ANIMEINGÁ, onde o grupo atua há 3 anos com sala exclusiva nos dois dias de duração doevento).

As atividades do Grupo estão consonantes com o Projeto Pedagógico do curso porque ajuda a combater a evasão e a repetência, além de estimular AAC-Atividades Acadêmicas Complementares dos graduandos de Licenciatura e Bacharelado em Física.

Importante dizer: quatro egressos do grupo lograram ingresso em Programas de Mestrado na UEM e UFPR.

O quadro abaixo expõe as atividades principais do Grupo baseadas no Relatório enviado ao SIGPET para o ano de 2019

 

Quadro 9 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET-FÍSICA em 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Comunidade interna

120

2

JORNAL MURAL

Comunidade interna (curso de Física e demais cursos de Graduação)

500 (número estimado de alunos que

circulam pelo G56/semana)

3

CINEPET-FÍSICA

Comunidade interna

100

4

 

JORNAL “A RESISTÊNCIA”

Comunidade interna (curso de Física e demais cursos de Graduação)

500 (número estimado de acessos via rede

social-FB)

5

EXPERIMENTOS DIDÁTICOS

Comunidadeinterna,escolase exposições (Semana de Graduação, Mostrade

Profissões, visita a escolas, AnimeIngá)

20 experimentos

6

Publicação do Livro O

LABIRINTO DO CONHECIMENTO

Amplo Público

500 exemplares

7

Participação em Eventos

SULPE/ENAPET

Integração com outros Grupos PET (regional e Nacional)

04 petianos foram aos eventos

8

MOSTRA DE PROFISSÕES

Amplo Público

Número

estimado de visitantes: 2.000

9

SUPORTE DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAIS (DVs)

Escolas públicas que tenham alunos (DVs)

02escolas

(10alunos)

10

OBSERVAÇÃO ASTRONÕMICA

Comunidade interna e público em geral

500

11

EXPOSIÇÃO INTERATIVA - ANIMEINGÁ

Comunidade externa – amplo público (escolas e público em geral

 

5.000

12

SEMANA DA FÍSICA (GRADUAÇÃO-UEM)

Comunidade interna

200

13

UNIPET/Ciclo de atividades

Comunidade externa

500 (estimado)

14

SEMANA DOS CALOUROS

Comunidade interrna

40

15

DESENVOLVIMENTO DE ALTAS HABILIDADES

(Colégio de Aplicação da UEM)

Comunidade interna (CAP)

10

16

ETNOASTRONOMIA

Comunidade interna

02 trabalhos acadêmicos

produzidos

17

CAPÍTULO DE LIVRO

(“Sinóptero” para o livro “Engenharias, Ciência e Tecnologia”-Ed. Atena

Amplo público

01 capítulo

18

JOPARPET

Organização participativa do evento da JORNADA PARANAENSE DOS

GRUPOS PET

13

(alunos e tutor)

19

Dois artigos na Revista VALORE (em homenagem aos 50 anos da humanidade na Lua – Apollo11)

Comunidade externa

10 autores petianos

20

PÓS-GRADUAÇÃO

Ingressos em Mestrado (UEM, UFPR)

04 egressos

 

Divulgação acadêmica do grupo PETFísica no ano de 2019

 

Capítulo de Livro:

SILVA, L. M. ; NEVES, M. C. D.; KARIA, F. T. ; OLIVEIRA, G. F. ; AZEVEDO, L.M..Synoptero:reconstruindoomundotridimensionalapartirdobidimensional.In:Luís Fernando Paulista Cotian. (Org.). Engenharias, Ciência e Tecnologia. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p.194-201.

 

Livro:

O LABIRINTO DO CONHECIMENTO: Reflexõe sobre a Ciência e seu Ensino.Maringá: LCV Edições,2019.

 

Artigos:

LuanaGonçalves,PauloVitorAltoéBrandão,RaphaelFernandesdeAlmeida,CristhianYohan CastanharoFernandes,AAventuraLunardeH.G.Wells,RevistaValore,númeroespecial,2019.

 

Gabriel Felipe de Souza Gomes, Gabriel Tolardo Colombo, Guilherme Tavares Tel, Isabela Antunes de Souza Lima, Jéssica Fiorini Romero, João Augusto Alves Leite Gleden, Da Terra à Lua: entre a ficção científica e a realidade, Revista Valore, número especial,2019.

 

 

 4.3.10   PET INFORMÁTICA

 

O grupo PET-Informática desenvolveu no ano de 2019 doze atividades, conforme o quadro abaixo. Ao todo foram mais de 450 beneficiados diretamente pelas atividades realizadas pelo grupo, além dos beneficiados pelas atividades coletivas do UniPET.

 

Quadro 10 - Atividades desenvolvidas pelo PET-Informática no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

V Semana de Recepção aos Calouros

Comunidade interna

84

2

Atividade tutorial

Comunidade interna

80

3

Informática e Sociedade

Comunidade externa

10

4

Artigo para livro PET 40 anos

Comunidade externa

Não estimado

5

XII Ciclo de Atividades e reuniões do UniPET

Comunidade externa

Não estimado

6

Cursos de capacitação

Comunidade interna/externa

69

7

Semana da Computação

Comunidade interna/externa

121

8

XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET

Comunidade interna/externa

Não estimado

9

Reuniões administrativas e atividades internas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

19

10

Participação em Eventos

Desenvolvimento pessoal dos petianos

19

11

Integração com os demais grupos PET da UEM

Desenvolvimento pessoal dos petianos

35

12

Desenvolvimento de inovação tecnológica e científica (Individual)

Desenvolvimento pessoal dos petianos

19

 

 

As atividades do grupo estão em consonância com os planos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação. O grupo contribui com as áreas de pesquisa do Departamento de Informática com a participação de cada membro em um projeto de iniciação científica ou vínculo a alguma linha de pesquisa docente (Atividade 12). Contribui também com o desenvolvimento de  diversas atividades de extensão, buscando uma aproximação com a comunidade externa (Atividades 3, 5, 6, 7 e 8). No eixo de ensino, o grupo desenvolve atividades que buscam capacitar os discentes e complementar sua formação em linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento (Atividades 2, 6 e 7). O grupo também participa de ações de combate à evasão propostas pelo departamento, como por exemplo a recepção de calouros (cuja coordenação em 2019 ficou sob responsabilidade do grupo).

O grupo produziu um capítulo do ebookPET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão”, organizado pelo Prof. Daniel Azevedo de Brito, Tutor do PET da UECE no Campus de Tauá. Além desta publicação, cada membro do grupo apresentou (ou apresentará) os resultados de sua pesquisa individual (EAIC, Trabalho de Conclusão de Curso, entre outros).

 

Divulgação do grupo PET-Informáticano ano de 2019

 

KIKUTI, Daniel; BATISTA, Arthur Rodrigues; COSTA, Beatriz Jesus; MARQUES, Bruna Stefany Batista; MACHADO, Caio Eduardo Kikuti;  DELEFRATI, Douglas Ferreira; BOLOGNESE NETO, Elio; FERREIRA, Gustavo Luiz Furuhata; PEREIRA, Luiz Fellipe Machi; SODER, Mariana; CATABRIGA, Sandro Henrique Uliana; REGATIERI, Vinícius da Costa. PET-Informática da Universidade Estadual de Maringá (Maringá/PR). In: BRITO, Daniel Azevedo de (organizador).  PET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1 ed. p. 204-206. Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2019.

 

 

 

 4.3.11   PET MATEMÁTICA

 

O grupo PET Matemática desenvolveu no ano de 2019 dez eixos principais de atividades, a saber Exposições de Matemática, Escrevendo e apresentando Matemática, Aprendizado de Línguas, Seminários do PET, Revista de Matemática, Grandes Matemáticos, Submissão de artigos, Participação em eventos científicos, Monitoria de matemática e Ciclo de Atividades UNIPET. Cada eixo deste subdividiu-se em subeixos consequentes. Praticamente todas as atividades eram voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento acadêmico dos membros do PET Matemática e para o aprimoramento da cidadania dos alunos do PET.

No entanto, como quase todas as atividades tinham abertura para participação efetiva da comunidade universitária e muitas das atividades vinham com convite à sociedade para participação podemos dizer que todas atividades eram voltadas para o público interno do PET e universidade e público externo à Universidade. No entanto, apresentamos o quadro abaixo onde a coluna público se refere ao público efetivamente atendido de acordo com a audiência ou participação escolhida livremente.

 

Quadro 11 - Atividades desenvolvidas pelo PET Matemática no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Exposições de Matemática (na semana da matemática e na recepção de calouros)

Comunidade externa e interna

200

2

Escrevendo e apresentando Matemática (a partir de artigos publicados e apresentação de palestras)

Comunidade interna (majoritariamente)

70

3

Aprendizado de Línguas (a partir de estudso individuais e discussões abertas)

Comunidade interna (majoritariamente)

30

4

Seminários do PET

Comunidade interna (majoritariamente)

70

5

Revista de Matemática (a partir de publicações no site do PET)

Comunidade externa e interna (acesso livre aos artigos)

Não temos controle do número de acesso

6

Grandes Matemáticos

Comunidade interna

70

7

Submissão de artigos

Comunidade interna

30

8

Participação em eventos científicos (na UEM e em outras Universidades)

Comunidade externa e interna

Não temos acesso ao número de participantes

9

Monitoria de matemática

Comunidade interna

45

10

Ciclo de Atividades UNIPET

Comunidade externa e interna

Não temos acesso ao número de participantes

 

As atividades do grupo estão em consonância com o plano pedagógico do curso de Matemática, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Matemática, tais como, a Seminários do PET, Exposições de Matemática, entre outras atividades que chamamos de subeixos, no início deste texto.

Abaixo seguem as referências das atividades 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Abaixo seguem os artigos publicados na forma completa no site do PET Matemática da UEM:

 

Autora: Luana Segantim Gimenes

Título: Estabilidade de Navios

Autores: Stefane Miranda Novaes e Welinton Anderson Rocha

Título:O Teorema do ponto fixo de Banach

Autora: Nathália Eliza Alves de Andrade

Título:Um passeio pelo mundo dos números irracionais e transcendentes

Autor: Henrique Tapparello Moresco

Título:O Grupo Fundamental do Círculo

 

A seguir estão os títulos dos trabalhos cujos resumos foram publicados pelos petianos no site do PET Matemática da UEM.

 

Quadro 12 – Trabalhos publicados no site do PET Matemática em 2019.

 

DATA

Título de Trabalho

Petiano

12/03/2019

Álgebra Tropical

Nathália Eliza Alvez de Andrade

26/03/2019

O espaço das funções integráveis segundo Lebesgue

Stefane Miranda

09/04/2019

Variedades Algébricas

Luana Segantim Gimenes

16/04/2019

Continuidade das raízes de polinômios complexos

Eduardo Celso Viscovini

23/04/2019

Subgrupos de Isotropia Maximais

Henrique Tapparello Moresco

26/04/2019

Anéis e Módulos

Lucas da Penha Soares

30/04/2019

Programação linear aplicada a um problema de empacotamento

Pedro Henrique da Silva Pinto

07/05/2019

Equivalent norms

Stefane Miranda

07/05/2019

The legend of the creation of chess

José Samuel Pereira

07/05/2019

Differential Varieties

Luana Segantim Gimenes

07/05/2019

Tropical Polynomials

Nathália Eliza Alves de Andrade

14/05/2019

Knowing the Spherical Geometry

Lucas da Penha Soares

28/05/2019

Symmetries

Henrique Tapparello Moresco

28/05/2019

Separable Spaces

Felipe Gabriel Bogo

18/06/2019

O Grupo de Lie Sl(n, H) e sua álgebra de Lie.

Felipe Gabriel Bogo

25/06/2019

Como uma Corda Enrolada num Poste Sustenta um Barco

José Samuel Pereira

02/07/2019

Programação científica para resolução de sudoku

Eduardo Scorfi Galian

09/07/2019

Espaços de Hilbert

Layanne Raquel Pereira Lobato

09/07/2019

The sofa problem

Andrei Doronin

06/08/2019

Sequências e Séries: mistérios e paradoxos

Andrei Doronin e Eduardo Atanasio

13/08/2019

A Disparidade do Aniversário

Júlia Guizardi e Júlio A. D. Mattos

20/08/2019

Princípio da Indução Matemática e Princípio da Boa Ordenação

Luan Carlos R. e Leonardo B. Neto

03/09/2019

Teoria das Distribuições

Stefane Miranda Novaes

10/09/2019

Sistemas de controle bilineares

Eduardo Celso Viscovini

24/09/2019

Polinômios tropicais

Nathália Eliza Alves de Andrade

01/10/2019

Free Module

Lucas da Penha Soares

08/10/2019

Isoperimetric inequality

Felipe Gabriel Bogo

15/10/2019

Condições de Controlabilidade em Sl(2, R)

Bruno Alexandre Rodrigues

22/10/2019

Máquinas de Vetores de Suporte

Ronaldo Lopes

05/11/2019

Cálculo em escalas temporais e aplicações

Patricia H. Tacuri

12/11/2019

Números de Ramsey e algumas conexões

Pablo Henrique Perondi

19/11/2019

Sobre curvas algébricas planas

Marcelo Osnar Rodrigues de Abreu

26/11/2019

Convergent sequences and Cauchy sequences

Layanne Raquel Pereira Lobato

26/11/2019

Parseva’s weak relation

Stefane Miranda Novaes

26/11/2019

On the Concepts of Groups

Júlio A. D. Mattos

26/11/2019

Adjoint Operators

Nathália Eliza Alves de Andrade

03/12/2019

Sphere volume using integrals

Eduardo Scorfi Galian

03/12/2019

The Interpolation Error

Julia Guizardi

03/12/2019

Math academic receiving scholarship from PET

Eduardo Celso Viscovini

10/12/2019

Bernoulli Inequality

Eduardo Salomão

Para obter outras várias referências para este relatório sugerimos o site do PET matemática: https://sites.google.com/site/petmatematicauem.

 

 4.3.12   PET ODONTOLOGIA

 

O grupo PET Odontologia desenvolveu no ano de 2019 vinte e cinco atividades, quinze delas voltadas para a comunidade interna, quatro voltadas para a comunidade externa, e seis para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 13). De acordo com a tabela 439 indivíduos da comunidade externa foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo. Já na comunidade interna foram beneficiadas 98 pessoas, mais os 17 petianos e o 1 tutor do grupo.

 

Quadro 13 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia em 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Participação em atividades representativas - 30 horas

Comunidade interna

17

2

Roda de conversa com Professores do DOD/UEM - 30 horas

Comunidade interna

21

3

Participação em curso de língua estrangeira – PET Speak - 60 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

4

Reuniões Administrativas - 80 horas

Comunidade interna

17

5

Ciclo de Palestras - 30 horas

Comunidade externa

219

6

Reuniões do UNIPET e suas Comissões - 30h

Comunidade interna

17

7

Redes Sociais PET Odontologia UEM - 30 horas

Comunidade interna

17

8

Projeto Coletivo de Ensino: PROJETO DUKE no grupo PET: Aprendizado, Treinamento e Aprimoramento do Uso de Ferramentas Básicas para a Redação Científica - 60 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

9

Processo de seleção dos novos petianos - 30 horas

Comunidade interna

17

10

Mural da Clínica Odontológica da UEM - 30 horas

Comunidade interna

17

11

Formação Humanística e Cultural - 30 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

12

Confraternizações - 30 horas

Comunidade interna

17

13

Oficina Acadêmica do Grupo PET Odontologia UEM - 30 horas

Comunidade externa

48

14

Projeto Coletivo de Ensino: PROJETO PILOTO: Metodologias Ativas de Ensino – Aprendizagem no Grupo PET Odontologia – 60 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

15

Participação e Organização de eventos – 30 horas

Comunidade interna

17

16

Apresentação de Seminários Odontológicos e Não Odontológicos – 60 horas

Comunidade interna

25

17

ABRE A MENTE PET – 60 horas

Comunidade externa

36

18

Atuação em monitorias do curso – 120 Horas

Comunidade interna

52

19

Projeto Coletivo de Extensão: Inserção de ações em saúde bucal junto à Pastoral da criança nos municípios de Mandaguari e Sarandi – PR - 120 horas

Comunidade externa

136

20

PET AJUDA – 60 horas

Comunidade interna

17

21

Participação em cursos, palestras, congressos, estágios e eventos – 30 horas

Comunidade interna

17

22

Ciclo de atividades UNIPET – 80 horas

Comunidade interna

17

23

Avaliação interna - 30 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

24

XIII Jornada Paranaense dos grupos PET - 82 horas

Desenvolvimento pessoal dos petianos

17

25

Biblioteca do Curso de Odontologia - 30 horas

Comunidade interna

17

 

            As atividades do grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Odontologia, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso, Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGO) e docentes do Departamento de Odontologia, tais como, a visita aos calouros, que é a semana de recepção de calouros do Curso de Odontologia, Gincana do PET que envolve todas séries e acadêmicos da graduação em Odontologia, iniciação científica, além do Ciclo de Palestras e Oficina Acadêmica , realizados no ano de 2019.

 

Divulgação do grupo PET Odontologia no ano de 2019

 

NEME, G.S.; KAMIKAWA,D. S.; CERON, L.C.; BEZERRA, B.X.; MORAIS, C. A. H. (2019). Implementação do tratamento curativo e preventivo de ações em saúde bucal junto à pastoral da criança nos municípios de Mandaguari e Marialva - PR - EAEX 2019 - 2° Encontro Anual de Extensão Universitária DEX - UEM - Maringá- PR.

 

HENSCHEL, F.A.N; KAMIKAWA, D.S.; NEME, G.S.; FERNANDES, M.E; DE ANDRADE, M.P.; VASCONCELOS, C.F.; RICKEN, C.M.; MOLINA, L.M.; CERON, L.C.; COLOMBO JÚNIOR, M.; PETYK, W.S.; BEZERRA, B.X.; NAKAIE, D.H.; KUSSABA, I.I.; SILVA, I.R.G.; SOUZA, K.E.; KOSTER, M.; DE MORAIS, C.A.H (2019) Medidas preventivas e curativas em saúde bucal aplicadas em conjunto com a pastoral da criança nos municípios de Mandaguari e Sarandi – PR. XXII SULPET, Pelotas, RS.

 

PETYK, W.S., RICKEN, C.M., DE MORAIS, C.A.H., JÚNIOR, M.C., VASCONCELOS, C.F., MOLINA, L.M., CERON, L.C, BEZERRA, B.X., NAKAIE, D.H., KUSSABA, I. I. , SILVA, I.R.G., SOUZA, K.E., KOSTER, M., KAMIKAWA, D.S., HENSCHEL, F.A.N., NEME, G.E., FERNANDES, M.E., DE ANDRADE, M.P. (2019) Projeto Piloto: implementação de metodologias ativas no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

RICKEN, C.M., PETYK, W.S, JÚNIOR, M.C., VASCONCELOS, C.F., MOLINA, L.M., CERON, L.C, BEZERRA, B.X., NAKAIE, D.H., KUSSABA, I. I. , SILVA, I.R.G., SOUZA, K.E., KOSTER, M., KAMIKAWA, D.S., HENSCHEL, F.A.N., NEME, G.E., FERNANDES, M.E., DE ANDRADE, M.P., DE MORAIS, C.A.H. (2019) Método de seleção de novos petianos realizado pelo PET Odontologia da Universidade Estadual de Maringá. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

FERNANDES, M.E., HENSCHEL, F.A.N; KAMIKAWA, D.S.; NEME, G.S.; DE ANDRADE, M.P.; VASCONCELOS, C.F.; RICKEN, C.M.; MOLINA, L.M.; CERON, L.C.; COLOMBO JÚNIOR, M.; PETYK, W.S.; BEZERRA, B.X.; NAKAIE, D.H.; KUSSABA, I.I.; SILVA, I.R.G.; SOUZA, K.E.; KOSTER, M.; DE MORAIS, C.A.H (2019). Implantação de oficinas acadêmicas do grupo PET Odontologia UEM para aprimoramento da graduação. XXII SULPET, Pelotas, RS.

 

COLOMBO JÚNIOR, M.; VASCONCELOS, C.F.; RICKEN, C.M.; MOLINA, L.M.; CERON L.C.; PETYK, W.S.; BEZERRA, B.X.; NAKAIE, D.H.; KUSSABA, I.I.; SILVA. I.R.G.; SOUZA, K.E.; KOSTER, M.; KAMIKAWA, D.S.; HENSCHEL, F.A.N.; NEME, G.S.; FERNANDES, M.E.; DE ANDRADE, M.P.; DE MORAIS, C.A.H. (2019). Projeto Piloto: implementação de metodologias ativas no curso odontologia da universidade estadual de Maringá pelo grupo PET-Odontologia UEM. XXIV ENAPET, Natal, RN

 

 4.3.13   PET PEDAGOGIA

 

No decorrer de 2019, o PET Pedagogia desenvolveu 18 atividades, sendo assim distribuídas: 05 voltadas para a comunidade UEM, 08 para a comunidade externa e 05 para o desenvolvimento pessoal dos petianos, conforme podemos verificar no quadro abaixo:

 

Quadro 14 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Pedagogia em 2019

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

Carga horária

1

Participação em eventos: XXII SULPET

XXIV ENAPET

XIII JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

20

2

IX Café Pedagógico

Comunidade interna

50

40

3

Curso de oratória

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

20

4

Pesquisa individual

Desenvolvimento pessoal dos petianos

12

30

5

PET Web

Comunidade externa

Em torno de 1400

40

6

Recepção de calouros

Comunidade externa

Em torno de 500

40

7

Pesquisa coletiva: arte, cultura e educação

Comunidade externa

30

60

8

Clube da leitura

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

40

9

III Workshop em técnicas de apresentação de trabalhos

Comunidade externa

45

40

10

XXI Ciclo de Palestras: Para Se Pensar Educação

Comunidade interna

13

60

11

Seleção de novos petianos

Comunidade interna

20

40

12

XII Ciclo de atividades UNIPET

Comunidade externa

Não estimado

52

13

Organização e desenvolvimento da XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET

Comunidade externa

Não estimado

82

14

Mural e fotos

Comunidade interna

Em torno de 450

40

15

PET Pipoca: Filmes da Disney

Comunidade externa

45

40

16

Reuniões pedagógicas e administrativas

Comunidade interna

13

250

17

Jornal Na Contramão

Comunidade externa

Em torno de 600

100

18

Roda de conversa: temáticas da vida contemporânea

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

40

 

Conforme os dados apresentados no quadro acima, no mínimo 3.185 participantes foram beneficiados pelas ações planejadas e executadas pelo PET Pedagogia. Vale ressaltar que as atividades listadas objetivaram priorizar o tripé da instituição universitária e o conceito de horizontalidade que caracteriza o programa PET de modo a estar em consonância com o projeto político pedagógico do curso de Pedagogia. Outro ponto que vale destacar é o fato de que procuramos planejar e executar várias atividades em parceria com o colegiado do curso assim como com as chefias dos dois principais departamentos que compõem a Pedagogia (o Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP e o Departamento de Fundamentos de Educação - DFE) a fim de contribuir para a ampliação da qualidade do curso em nossa universidade.

 

Divulgação do grupo PET Pedagogia no ano de 2019

 

ROMANO, Carla Cerqueira et. al. II workshop em técnicas de apresentação de trabalhos: aprimoramentos no desempenho acadêmico. In: Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SulPET), XXI, 2019, Pelotas - RS. Anais do XXI SulPET. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 81-83. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sulpet/files/2019/11/AnaisSulPetXXII.pdf. Acesso em 14 abr 2020.

 

SOUZA, Manoela Schulter et. al. Pesquisa coletiva e baú de arte cultura e educação: integração com a comunidade externa. In: Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SulPET), XXI, 2019, Pelotas - RS. Anais do XXI SulPET. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 632-635. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sulpet/files/2019/11/AnaisSulPetXXII.pdf. Acesso em 14 abr 2020.

 

STABILE, Eduarda Miriani et. al. PET na praça: uma integração entre a universidade e a comunidade. In: Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SulPET), XXI, 2019, Pelotas - RS. Anais do XXI SulPET. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 410-412. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sulpet/files/2019/11/AnaisSulPetXXII.pdf. Acesso em 14 abr 2020.

 

anaishttp://sigeventos.ufrn.br/evento/enapet2019/principal/view

 

BORTOLO, Mariana Selini et. al. Café Pedagógico no PET-Pedagogia (UEM): uma comunicação possível com a graduação. In: Jornada Paranaense dos Grupos PET (JoparPET), XIII, 2019, Maringá - PR. Anais do XIII JoparPET. Maringá: UEM, 2019. p. 01-03. Disponível em: https://www.din.uem.br/xiiijoparpet/static/media/proceedings.42885cbf.pdf. Acesso em 14 abr 2020.

 

BARBOSA, Shara S. et. al. O Jornal “na contramão” na formação acadêmica. In: Jornada Paranaense dos Grupos PET (JoparPET), XIII, 2019, Maringá - PR. Anais do XIII JoparPET. Maringá: UEM, 2019. p.111-113. Disponível em: https://www.din.uem.br/xiiijoparpet/static/media/proceedings.42885cbf.pdf. Acesso em 14 abr 2020.

 4.3.14   PET QUÍMICA

 

O grupo PET Química desenvolveu no ano de 2019 vinte e cinco atividades, doze delas voltadas para a comunidade interna, quatro voltadas para a comunidade externa, e nove para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 15). De acordo com o quadro abaixo, no mínimo 640 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, isso sem contar os participantes das atividades desenvolvidas em conjunto com o UNIPET.

 

Quadro 15- Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Química no ano de 2019.

 

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Estudo dirigido

Comunidade interna

23

2

Sextaqui

Comunidade interna

43

3

AUEMP

Comunidade interna

49

4

Fazendo química

Comunidade interna

17

5

Ciclo de ciências

Comunidade interna

42

6

Roda de conversa

Comunidade interna

28

7

INFOQUI

Comunidade interna

26

8

Questionário de perspectiva acadêmica

Comunidade interna

Não estimado

9

Manual do calouro

Comunidade interna

88

10

Viagem e Visita Técnica

Comunidade interna

42

11

Quicalourada

Comunidade interna

88

12

Petiano por um dia

Comunidade interna

2

13

UNIPET/Ciclo de atividades

Comunidade externa

Não estimado

14

Oficinas

Comunidade externa

42

15

Show da química

Comunidade externa

100

16

PET solidário

Comunidade externa

50

17

Semana de nivelamento

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

18

Leitura da portaria e do MOB

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

19

PET Fit

Desenvolvimento pessoal dos petianos

26

20

Língua estrangeira

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

21

Foreign PET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

22

Iniciação Científica

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

23

JOPARPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

24

SULPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

25

ENAPET

Desenvolvimento pessoal dos petianos

13

 

 

As atividades do grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Química, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Química, tais como, a Quicalourada, que é a semana de recepção de calouros do curso de Química, o Questionário de Perspectivas Acadêmicas, que busca ferramentas para diminuir o número de evasão, Iniciação científica, além da Semana de Química, que estava prevista mas não foi realizada no ano de 2019.

 

Divulgação do grupo PET Química no ano de 2019

 

TOYAMA, B.S., GASPARETTO, F.E.A., BATISTA NETO, G.L., SANTOS, I.C., DAUFEMBACK, J.V., MARTINS, L.F., PEREIRA, L.F., CONJIU, M.A., FERNANDES FILHO, W.B., BALDOQUI, D.B. (2019) Estudo Dirigido: Um novo formato. XXII SULPET, Pelotas, RS.

 

TOYAMA, B.S., PEDROSA, B.S., BAPTISTA, E.A.M., GASPARETTO, F.E.A., PEREIRA, F.A., NETO, G.L.B., SANTOS, I.C., DAUFEMBACK, J.V., FELICIANO, J.H., TINELLI, J.F., MARTINS, L.F., PEREIRA, L.F., MAGALHÃES, M.M., CONJIU, M.A., CASTILHO, W.C.,  BALDOQUI, D.B. (2019) Show da química: uma forma de inclusão. XIII JOPARPET, Maringá, PR.

 

 4.3.15   PET ZOOTECNIA

 

O grupo PET Zootecnia desenvolveu no ano de 2019 dezesseis atividades, nove delas voltadas para a comunidade interna, três voltadas para a comunidade externa e quatro para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 16). De acordo com o quaro abaixo, no mínimo 4.177 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, direta ou indiretamente.

 

Quadro 16 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Zootecnia em 2019.

Nº.

Atividades desenvolvidas

Público

Número de indivíduos beneficiados

1

Vou formar, e agora?

Comunidade interna

120

2

Roda de conversa: resgatando a identidade do Curso de Zootecnia da UEM

Comunidade interna

180

3

Recepção de calouros

Comunidade interna

80

4

Pré EAIC/EAITI

Comunidade interna

12

5

Introdução à Zootecnia

Comunidade interna

80

6

II Semana Integrada de Zootecnia

Comunidade interna

120

7

Home Page do Curso de Zootecnia - UEM

Comunidade interna

320

8

Grupo de Discussão

Comunidade interna

18

9

Divulgando a Zootecnia

Comunidade interna

320

10

UNIPET/Ciclo de atividades

Comunidade externa

NA

11

Projeto Social em Casa-Abrigo

Comunidade externa

55

12

Projeto de Extensão no Centro de Visitantes da FEI/UEM

Comunidade externa

1500

13

Reuniões semanais do Grupo PET Zootecnia

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

14

Ciclo de Palestras dos Petianos

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

15

Aprimoramento Petiano

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

16

XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET – JOPARPET 2019

Desenvolvimento pessoal dos petianos

18

 

As atividades do grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Zootecnia, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Zootecnia, tais como a Recepção dos Calouros, que é a semana de recepção de calouros do curso de Zootecnia, o apoio às aulas de Introdução à Zootecnia, que consiste numa forma de  aproximar calouros de veteranos, especialmente dos petianos, visando diminuir o número de evasão, além de outras atividades, como o Pré EAIC-EAITI, Vou formar, e agora?, II Semana Integrada da Zootecnia, entre outras.

 

Divulgação do grupo PET Zootecnia no ano de 2019

 

CASTILHA, L.D.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R. (2019). PET-Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá/PR). In: BRITO, Daniel Azevedo de (organizador).  PET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1 ed. p. 204-206. Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2019.

 

CASTILHA, L.D.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R. (2019). Mesa de debates sobre mitos e verdades dos produtos de origem animal: a ciência como ferramenta de esclarecimentos. XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET 2019, Natal-RN.

 

BATISTA, P.R.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R.; CASTILHA, L.D. (2019). Sustentabilidade na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). XXII Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET 2019, Pelotas-RS.

 

SILVÉRIO, M.H.S.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R.; CASTILHA, L.D. (2019). Recepção de calouros em Zootecnia 2019 na UEM. XXII Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET 2019, Pelotas-RS.

 

LIMA, B.N.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R.; CASTILHA, L.D. (2019). O teatro como uma ferramenta de aprimoramento cultural e de integração para o PET Zootecnia da UEM. XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET – JOPARPET 2019, Maringá-PR.

 

SANTOS, E.M.G.S.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R.; CASTILHA, L.D. (2019). Ciclo de palestras dos alunos do PET Zootecnia - UEM. XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET – JOPARPET 2019, Maringá-PR.

 

SELAN, N.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; SILVA, V.B.; RODRIGUES, W.R. CASTILHA, L.D. (2019). PET na praça: Universidade para além do Campus. ZooPet 2019, Pirassununga, SP.

 

SILVA, V.B.; NETO, A.A.J.; CARELLI, A.D.; RIBEIRO, B.L.; LIMA, B.N.; DIAS, B.V.; PINHEIRO, D.F.; SANTOS, E.M.G.S.; ANDRADE, J.M.M.; FRANCISCO, J.C.P.; SESTITO, J.M.B.; BENTO, L.F.A.; SELAN, N.; SILVÉRIO, M.H.S.; ROGEL, P.O.; BATISTA, P.R.; LEITE, S.M.; RODRIGUES, W.R. CASTILHA, L.D. (2019). PET como instrumento de melhoria científica e formação acadêmica. ZooPet 2019, Pirassununga, SP.

 

 5  ATUAÇÃO DO CLAA NA UEM

 

O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA da UEM tem trabalhado de forma bastante próxima e alinhada com Tutores e Petianos. Essa proximidade é facilitada não somente pela localização física, dada a nucleação de 14 entre os 15 grupos PET no Campus Sede da Universidade, mas também pela forma como os grupos se organizam. A União dos grupos PET da UEM - UNIPET facilita o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão conjuntos, assim como o acompanhamento e assessoramento por parte do CLAA UEM. Além destes aspectos, a facilidade de acesso para Tutores e Petianos aos membros do CLAA permite ações conjuntas e rápidas, sempre que necessário.

O CLAA UEM tem atendido as atividades de rotina e as demandas que surgem, sempre pautado nas Portarias que regem os grupos PET e o Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento. Além disso, tem buscado melhorias constantes nos regulamentos internos e nas atividades rotineiras. Em 2019, buscamos ter mais agilidade no lançamento de Editais para os grupos PET, nas homologações de planejamentos e relatórios anuais, bem como nos Editais de seleção para Petianos e Tutores e na homologação de resultados, entre outras atividades de rotina. Entre as normas internas, aquelas relativas à seleção de novos tutores e à recondução de tutores já em exercício foram exaustivamente discutidas e readequadas. Além disso, atendemos questões pontuais de alguns grupos relativas, por exemplo, a problemas com a efetividade da participação de Petianos e Tutores em atividades do PET, o desalinhamento de posições internas entre Tutores e Petianos, entre outras.  Além dessas ações, durante as visitas in loco aos grupos PET, realizadas anualmente pelo CLAA e durante a realização do Fórum de Acompanhamento dos grupos PET - FAPET, pudemos acompanhar e apoiar de perto o desenvolvimento e as demandas dos grupos PET da UEM. Nestes momentos, assuntos como a adequação das atividades dos grupos frente a situações atuais vivenciadas na Universidade Estadual de Maringá - a exemplo de evasão escolar, adequação dos projetos pedagógicos de cursos, necessidade de maior interação com a sociedade externa, alinhamento ao Projeto Pedagógico Institucional - PPI são discutidos e alinhados com as atividades do grupo.

A seguir, são apresentadas de forma mais detalhada as atividades realizadas pelo CLAA/UEM em 2019.

Entre as atividades de rotina, o CLAA/UEM tem executado com frequência, o acompanhamento e avaliação dos grupos PET e dos Tutores. Essas atividades são feitas principalmente por meio da avaliação dos planejamentos anuais e relatórios de atividades entregues por cada grupo, por demandas que surgem dos grupos e por visitas in loco que acontecem a cada ano. Entre as demandas que surgem dos grupos, o CLAA tem resolvido questões de desalinhamento de compromissos entre Petianos e Tutores e outras questões pontuais internas aos grupos. Já nas visitas in loco, Petianos e Tutores são convocados, cada um em seu tempo, para uma reunião com representantes do CLAA.

Nestas reuniões são levantados pontos fortes e fracos do grupo, a relação entre Petianos e destes com o Tutor. Além disso, permite-se que Petianos e Tutores explanem sobre outros assuntos pertinentes ao grupo e ao CLAA.

Outra atividade rotineira do CLAA tem sido o zelo pela qualidade e inovação acadêmica dos grupos PET e pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A avaliação desses critérios tem sido feita por meio da análise dos planejamentos e relatórios de atividades entregues pelos grupos PET. Além dessas, a cada ano o CLAA promove um Fórum de Acompanhamento dos Grupos PET - FAPET. Neste Fórum, busca-se além do acompanhamento dos grupos, o desenvolvimento de forma mais ampla e integrada entre Petianos, Tutores e CLAA. Trata-se, também, de um momento importante para indicação de demandas, discussão de portarias, resoluções, adequações pedagógicas apresentadas pela Pró-Reitoria de Ensino e no Plano Político e Pedagógico - PPI/UEM entre outros assuntos relacionados às atividades do PET e aos cursos de graduação da UEM. Com esses instrumentos, são verificadas a coerência da proposta de trabalho e dos relatórios com o Projeto Pedagógico Institucional e com as políticas e ações para redução da evasão e insucesso nas formações em nível de graduação da IES.

O CLAA também tem apoiado institucionalmente as atividades dos grupos PET da UEM. Entre as principais, estão as viagens para participação em eventos do PET - Joparpet, SulPet, Enapet entre outros eventos científicos, além do provimento de apoio à organização de eventos internos e aqueles voltados para a comunidade externa, tal como, a mostra de profissões, PET na praça, PET nas escolas, CinePET entre outras. O CLAA também tem apoiado os grupos diante de demandas mais pontuais e internas que surgem rotineiramente.

Também como atividade de rotina, o CLAA tem referendado processos de seleção e de desligamento de integrantes discentes dos grupos, por proposta do professor tutor. Além disso, tem analisado e aprovado processos de seleção e de desligamento de tutores, bem como, sempre que necessário, tem sugerido a substituição de tutores. Para essas atividades, os integrantes do CLAA se reúnem sempre que necessário. Importante ressaltar que em 2019 o CLAA da UEM tem buscado maior agilidade nestes processos e tem revisto as normas internas de seleção de novos Tutores e recondução de Tutores já em exercício.

Além dessas, o CLAA tem se reunido para elaboração do relatório institucional consolidado e para ser encaminhado à SESu. Importante ressaltar nesta atividade a participação de tutores que voluntariamente se dispuseram a auxiliar o CLAA, situação que demonstra mais uma vez a coesão entre o grupo de Tutores e os membros do CLAA.

As propostas de estudos e programas para o aprimoramento das atividades dos grupos PET da UEM têm sido discutidas em três principais situações - durante o Fórum de Acompanhamento dos grupos PET e por demandas dos grupos ou do CLAA.  As demandas dos grupos chegam até o CLAA principalmente por meio do Tutor representante dos grupos PET na UEM. Estas demandas são discutidas e, sempre que possível, ações têm sido tomadas para atendimento. As propostas de aprimoramento das atividades dos grupos PET também têm sido feitas durante as visitas anuais realizadas in loco por representantes do CLAA ou em reuniões ordinárias, onde o representante discente ou tutores apresentam as demandas.

Sempre que necessário, o CLAA se reúne para organizar dados e informações relativas ao PET, emite pareceres e elabora relatórios de natureza geral e específica.

O acompanhamento e avaliação anual dos grupos PET de acordo com as diretrizes do programa e seus critérios e instrumentos de avaliação tem sido realizado rotineiramente nas etapas de avaliação e deferimento dos planos de atividades e relatórios anuais, bem como durante o Fórum de acompanhamento dos grupos PET e durante as reuniões ordinárias do CLAA. Importante ressaltar que em 2019 não houve necessidade de ajustes importantes, uma vez que os grupos PET da UEM têm cumprido de forma muito adequada as diretrizes do programa.

Também como atividade rotineira do CLAA, temos homologado os planos de trabalho e os relatórios dos grupos PET. Neta etapa, os membros do CLAA se organizam e analisam em conjunto os documentos enviados pelos Tutores e seus grupos. Em seguida, durante reunião ordinária, os membros discutem e deliberam sobre os planos de trabalho e relatórios.

O CLAA/UEM tem acompanhado o desenvolvimento e o alinhamento dos grupos PET de forma coesa com os grupos – Petianos e Tutores. Além disso, tem atendido prontamente às demandas que surgem ao longo do ano, sempre pautado nas Portarias do MEC, cumprindo de forma eficiente sua função de Comitê de Acompanhamento e Avaliação.

 

 6  DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE APRIMORAMENTO

 

Para que os grupos PET da UEM consigam desempenhar plenamente as atividades previstas no Planejamento Anual é primordial o depósito do recurso de Custeio por parte da SESu/FNDE, haja vista que muitas dessas atividades implicam em gastos que não podem ser honrados com as bolsas dos estudantes, muitos dos quais utilizam essa bolsa para sua própria sobrevivência, o que representa também uma ferramenta para redução da evasão acadêmica. Desse modo, seria importantíssimo que o SESu/FNDE voltasse a cumprir o depósito integral do recurso de custeio, conforme prevê a Portaria 976, de 27 de julho de 2010, em seu Art. 16. “O tutor de grupo PET receberá, semestralmente, o valor equivalente a uma bolsa por estudante participante, a ser aplicado integralmente no custeio das atividades do grupo.

§ 1º Por conveniência operacional, o valor de custeio das atividades dos grupos poderá ser pago anualmente em uma única parcela”.

 

Desde o ano de 2015 os grupos PET da UEM só recebem 50% do valor previsto na legislação supracitada, o que vem comprometendo sobremaneira a qualidade das atividades planejadas, situação que se agrava ainda mais em função dos cortes e contingenciamentos realizados em outros programas e projetos, haja vista que muitas vezes a universidade precisa priorizar essas demandas em detrimento do PET.

Além de todo o exposto, o depósito de metade do recurso de custeio tem ocorrido muito tempo após o início da execução das atividades. Em 2019 foi realizado em abril. Já em 2018 foi realizado em novembro. Isso também tem comprometido muito a qualidade das atividades da mesma forma.

Outro aspecto que tem dificultado a atuação dos grupos é a falta de estreito cumprimento aos dispositivos legais constantes nas Portarias 976 (27/07/2010) e 343 (24/04/2013), por parte do MEC, que regem o funcionamento do PET no âmbito geral. Em 2017, houve a auditoria de relatórios de prestação de contas que abrangeram os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 e diversas diligências foram remetidas aos tutores, sendo que muitos destes ainda não estavam a frente de seus grupos quando os recursos foram utilizados, o que dificultou sobremaneira as respostas às diligências.

Por fim, entre as principais perspectivas de aprimoramento do Programa de Educação Tutorial, está a necessidade de políticas de expansão, criação de novos grupos, desenvolvimento e consolidação do PET como instrumento de promoção da educação tutorial na graduação. A UEM pode e quer criar novos grupos PET, para elevar ainda mais a qualidade de seus cursos e formar mais do que profissionais com elevado conhecimento técnico, formar cidadãos críticos e repletos de valores e virtudes de que a sociedade realmente necessita.

 

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do contido no presente Relatório Institucional Consolidado, percebe-se que os grupos PET da UEM constituem importante ferramenta na complexa missão da instituição em oferecer formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico, sensível e atuante.

Os Grupos PET da UEM são alavancas de propulsão à qualidade dos cursos. Historicamente, têm a tradição de desempenhar ações coletivas, com trabalho em grupos, em que há o íntimo envolvimento dos petianos em tarefas e atividades que propiciem o “aprender fazendo” e “refletindo sobre”. É recorrente a discussão de temas que transcendem a área de atuação dos cursos. São debatidos assuntos relacionados à ética, sociopolítica, ciência, culturas e diversidades, todos relevantes socialmente e para o próprio exercício profissional, na medida em que reforça a construção da cidadania.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UEM, sempre guiadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, talvez as mais agregadoras para a Universidade sejam as que se dedicam à redução da evasão acadêmica e à melhoria da qualidade do ensino de graduação, dentre as quais se destacam as Semanas de Recepção de Calouros, Ciclos de Palestras, Monitorias, Integrações, Cursos de Idiomas, entre outras.

Embora haja um planejamento de atividades, sempre elaborado com antecedência, geralmente em dezembro do ano anterior, as atividades dos grupos são dinâmicas e flexíveis, visando acompanhar oscilações nas demandas sociais, acadêmicas e, mais recentemente, de saúde pública. É indispensável destacar o envolvimento dos grupos PET da UEM na veiculação de informações acerca da Pandemia do Novo Coronavírus desde meados de fevereiro. São muitas as atividades focadas na disseminação de informações por meio de mídias diversas, redes sociais e grupos de mensagens, além de atividades sociais de arrecadação de alimentos e donativos, doação de sangue, cursos, palestras, entrevistas e “lives” com profissionais em diversos ramos da ciência.

 

REFERÊNCIAS

 

BALBACHEVSKY, E. 1998 O Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES - e a graduação no ensino superior brasileiro. InfoCAPES 6(2):6-23.

 

BALEAU-ROQUE, M. A Experiência do Programa de Educação Tutorial e a formação do estudante de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Educação. Campinas: 2012.

 

CORREA, A. F; LEMOS, C. B. PET: a Gênese do Programa de Educação Tutorial. Disponível em: http://www.enapet.ufsc.br/anais/PET_A_genese_do_Programa_de_educacao_tutorial.pdf. Acesso em 19/12/2018

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Instrumento de Avaliação para o Programa de Educação Tutorial, 2014.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Instrumento de Avaliação do Programa de Educação Tutorial (PET). Relatório Final. 2019.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Manual e Orientações Básicas para Programa de Educação Tutorial, 2006.