R E S O L
U Ç Ã O N.° 002/2020-CEP
CERTIDÃO Certifico que a
presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e
publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 14/05/2020. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprova o Relatório Institucional
Consolidado sobre os Grupos PET da UEM. |
Considerando o conteúdo do Processo n.º 2.339/2020-PRO;
considerando o disposto no Ofício Circular n.º 023/2019-CGRE/DIPPES/SESU/SESU-MEC;
considerando o disposto no Ofício Circular n.º 05/2020-
CGRE/DIPPES/SESU/SESU-MEC;
considerando o disposto nas Portarias n.ºs 976/2010-MEC
e 343/2013-MEC;
considerando o Relatório Institucional Consolidado elaborado
pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UEM;
considerando os fundamentos apresentados no Parecer n.º 003/2020-CGE,
os quais foram adotados como motivação para decidir,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR,
SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar o
Relatório Institucional Consolidado sobre os Grupos PET da UEM do ano de 2019, conforme
Anexo, parte integrante desta resolução.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 7 de maio de 2020.
Julio Cesar Damasceno,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 21/05/2020.
(Art. 95 - § 1º do Regimento Geral da UEM) |
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
PRÓ-REITORIA
DE ENSINO - PEN
DIVISÃO DE PROGRAMAS
ESPECIAIS - DPE
PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET
COMITÊ LOCAL
DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO - CLAA
RELATÓRIO
INSTITUCIONAL CONSOLIDADO SOBRE OS GRUPOS PET DA UEM
MARINGÁ-PR
ABRIL DE 2020
RELATÓRIO
INSTITUCIONAL CONSOLIDADO SOBRE OS GRUPOS PET DA UEM
REALIZAÇÃO:
COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
(CLAA) DA UEM*
Edson Arpini Miguel - Presidente
Débora Cristina Baldoqui - Tutora (Titular)
Daniel Kikuti - Tutor (Titular)
Isabela Antunes de
Souza Lima - Aluna (Titular)
Raqueline Ritter
de Moura Penteado Coordenadora de Curso (Titular)
Ferenc Istvan Bankuti - Representante da
PEN (Titular)
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera - Tutora (Suplente)
Reni Saath
- Coordenadora de Curso (Suplente)
Isabella Cavalcante
dos Santos - Aluna (Suplente)
* Portaria nº. 024/2019 - PEN / UEM
COLABORAÇÃO:
GRUPOS PET DA UEM
Agronomia - Antônio Carlos Andrade Gonçalves (Tutor)
Economia - Maria de Fátima Garcia (Tutora)
Educação Física - Larissa Michelle Lara (Tutora)
Enfermagem - Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Tutora)
Engenharia Civil - Anamaria Malachini Miotto Farah (Tutora)
Engenharia Química - Marcos de Souza (Tutor)
Engenharia Têxtil - José Celso Oliveira dos Santos (Tutor)
Farmácia - Andréa Diniz (Tutora)
Física - Marcos Cesar Danhoni Neves
(Tutor)
Informática - Daniel Kikuti (Tutor)
Matemática - Alexandre José Santana (Tutor)
Odontologia - Carlos Alberto Herrero de
Morais (Tutor)
Pedagogia - Heloisa Toshie Irie Saito
(Tutora)
Química - Débora Cristina Baldoqui
(Tutora)
Zootecnia - Leandro Dalcin Castilha(Tutor)
O presente documento consiste no Relatório Institucional Consolidado, elaborado
pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UEM, em consonância
com o disposto nas Portarias nº. 976 (27 de julho de 2010) e nº. 343 (24 de
abril de 2013), tendo sido apreciado e aprovado no Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, 7 de maio de 2020,
conforme Resolução n.º 004/2020-CEP.
O PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) é um dos mais antigos e longevos programas da política
educacional brasileira e sua primeira versão entrou em vigor em 1979, tendo
sido criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES). Até o presente momento, o programa é composto
por 842 grupos, que estão espalhados por todas as regiões brasileiras, nos
26 Estados e no Distrito Federal, conforme ilustrado na Figura 1.
Figura
1 –
Brasil: número de grupos PET por Unidade da Federação
(Fonte:
Avaliação do Programa de Educação Tutorial – Relatório Final 2019)
A abrangência
territorial dos grupos PET contribui para a consolidação do movimento de
expansão e interiorização da pesquisa científica e da política educacional
brasileira, ao mesmo tempo em que reflete certa concentração de instituições de
ensino superior e de pesquisa nos Estados do sul e sudeste.
Originalmente
denominado Programa Especial de Treinamento, o PET tinha como objetivo formar
lideranças intelectuais e científicas, oferecendo uma formação acadêmica
diferenciada para alunos de graduação que se destacassem em seus respectivos
cursos. Para alcançar esse objetivo o programa buscava introduzir o modelo de
aprendizagem individualizada e tutorial. Na proposta original, cada grupo PET
organizado no interior da universidade seria composto de, no máximo 12 alunos
dedicados integralmente aos estudos, orientados por um professor que assumiria
o papel de tutor - mentor - do grupo, orientando as atividades acadêmicas
desenvolvidas pelos alunos, individual e coletivamente.
Muitas mudanças
ocorreram desde sua criação e, nesses 40 anos de existência, o PET vem
contribuindo com a formação integral de importante parcela dos estudantes de
graduação do país. A base do programa são grupos de trabalho situados em
instituições de ensino superior (IES), lideradas por um docente experiente e
que realiza atividades acadêmicas extracurriculares diversificadas com um grupo
de alunos provenientes de um ou mais cursos de graduação. Para fazer parte de
um grupo, o aluno precisa ter desempenho acadêmico de destaque, na área de
conhecimento na qual está inserido.
O
PET tem como componente central a indissociabilidade
entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma formação integral, o
que propicia aos alunos uma compreensão ampla e aprofundada de sua área de
formação. O financiamento é feito por meio da concessão de bolsas aos discentes
e ao tutor do grupo, como forma de incentivá-los a se concentrar
prioritariamente nos estudos e ao tutor para que planeje e execute as
atividades. Além de bolsas para os estudantes e o tutor, o Grupo PET recebe
também recursos que têm como objetivo dar suporte à realização das atividades
do grupo.
2 BREVE HISTÓRICO DO PET NO
BRASIL, PARANÁ E UEM
Em
1979, sob a Diretoria Geral do Professor e Economista Cláudio de Moura Castro,
a CAPES criou o então chamado Programa Especial de Treinamento (PET),
inicialmente com o intuito de solucionar certos problemas encontrados na
educação superior, como aprendizagem tecnicista, pouco crítica e de baixo
compromisso social em suas áreas, e o fato de as ações de ensino, pesquisa e
extensão na maior parte das instituições serem tratadas separadamente.
O
programa, após criado, seguiu em expansão até 1997,
quando houve avaliações de desempenho realizadas pela CAPES, em 1998. Naquela época, a
avaliação focou justamente no impacto que esses grupos teriam para a
dinamização dos cursos de graduação. Ao todo, 144 grupos foram avaliados.
Dentre os aspectos investigados cabe destacar: atividades permanentes e
relevantes voltadas para a graduação, atividades permanentes e relevantes voltadas
para a pesquisa, atividades permanentes e relevantes voltadas para a extensão e
estrutura curricular. A avaliação demonstrou que o PET proporcionava de fato
aos seus bolsistas uma formação mais abrangente, revelando expressivo
aproveitamento das atividades acadêmicas e maior envolvimento na graduação,
principalmente quando comparado aos participantes de programas de iniciação
científica.
Adicionalmente, o
relatório destacou maior participação dos estudantes nas atividades de extensão
e pesquisa. Além disto, a avaliação revelou a estreita relação das ações do PET
com a melhoria da qualidade do curso. Neste sentido, o relatório comprovou que
o programa se configurava como um dos mecanismos mais eficazes de melhoria da
graduação. O diagnóstico reconhecia que o sistema de incentivos da universidade
pública estava focado na pesquisa e na pós-graduação, relegando para um segundo
plano a docência, e, particularmente, a docência no nível dos cursos de
graduação.
Apesar do PET obter bons resultados na avaliação, seu impacto na
graduação foi considerado pequeno em relação ao dinheiro investido e em
comparação com programas de intuito parecido. Essa avaliação resultou em um
corte de recursos financeiros para os grupos, e até mesmo a possibilidade de
extinção. Em resposta às
adversidades houve um período marcado por mobilizações e ideias de preservação
do PET, que resultaram em uma audiência com a CAPES na qual o número de bolsas,
que havia sido reduzido, foi restituído.
Após os
problemas com a gestão da CAPES, em 1999 a coordenação do PET foi passada para
a Secretaria de Educação Superior (SESu).
Outra grande mudança desse ano foi que os grupos passaram a ser alocados dentro de suas Universidades na Pró-Reitoria
de Graduação, saindo da Pró-Reitoria de
Pós-Graduação.
Em 2005, o programa
PET, agora sob a denominação Programa de Educação Tutorial, foi relançado,
passando da CAPES para a SESU (Secretaria da Educação Superior, do Ministério
da Educação). A partir dessa data, o programa experimentou uma expansão lenta,
passando de 295 grupos da época para um total de 428 em 2009. Em 2010, o
programa foi finalmente regulamentado, e experimentou uma rápida expansão,
quase dobrando o número de grupos PET, alcançando a marca de 779 grupos já em
2010, importante ressaltar que este crescimento
decorreu também pela agregação de outro programa, o Conexões de Saberes, ao
PET. Em 2012, houve o lançamento do último edital de formação de novos grupos,
totalizando então 842 grupos distribuídos em todas as Unidades Federativas do
país. Desde então, o programa permanece sem a formação de novos grupos.
De modo particular, o Estado do Paraná possui atualmente 74 grupos PET,
representando 8,79% do total de grupos no país. A Universidade Estadual de Maringá hospeda 15
desses grupos, o que corresponde a 20,27% do total de grupos no
Paraná. Os demais grupos estão distribuídos entre 8
Universidades, conforme expresso na Tabela 1.
Tabela 1 – Distribuição dos grupos PET no Estado
do Paraná em 2019.
UNIVERSIDADE |
SIGLA |
NATUREZA |
GRUPOS |
% |
1- Universidade Federal do Paraná |
UFPR |
FEDERAL |
22 |
29,73 |
2- Universidade Estadual de Maringá |
UEM |
ESTADUAL |
15 |
20,27 |
3- Universidade Tecnológica Federal
do Paraná |
UTFPR |
FEDERAL |
14 |
18,92 |
4- Universidade Estadual do Centro
Oeste |
UNICENTRO |
ESTADUAL |
8 |
10,81 |
5- Universidade Estadual de Londrina |
UEL |
ESTADUAL |
5 |
6,76 |
6- Universidade Estadual do Oeste do
Paraná |
UNIOESTE |
ESTADUAL |
5 |
6,76 |
7- Universidade Estadual de Ponta
Grossa |
UEPG |
ESTADUAL |
3 |
4,05 |
8- Universidade Estadual do Norte do
Paraná |
UENP |
ESTADUAL |
1 |
1,35 |
9- Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco |
DOM
BOSCO |
PRIVADA |
1 |
1,35 |
TOTAL |
74 |
100,00 |
Atualmente, os 15
grupos PET da UEM contemplam cursos em 6 dos 7 Centros
existentes na instituição, com um contingente de 180 alunos bolsistas e cerca
de 70 alunos voluntários, além de 15 docentes tutores. Cada grupo teve seu
início em uma data específica, de acordo com a abertura dos editais
via CAPES ou SESU e apresentação das propostas.
De acordo com os
dados compilados na Tabela 2, é possível denotar que os grupos apresentam
“idade” oscilando entre 7 e 28 anos, e tutores cuja
experiência varia de 1 a 28 anos à frente de seus grupos, todos com título de
Doutores(as), muitos dos quais com Pós-Doutorado(s).
Os
grupos PET da UEM foram vanguarda na criação de um coletivo agregador
denominado UNIPET,
em meados de 1998, que consistiu na União do Grupos
PET, naquele momento com o objetivo maior de coordenar e organizar estratégias
de mobilização contra a extinção do programa junto ao MEC. Posteriormente, o
UNIPET expandiu sua atuação interna e externamente à universidade, desenvolvendo atividades coletivas que passaram a compor o
planejamento de atividades de cada grupo, como o PET na Praça, o PET nas
Escolas e o UNIPET Cultural, além de diversas outras ações de extensão que
buscavam a visibilidade do programa (para mais exemplos, acessar a página do
grupo em https://www.facebook.com/PET.UEM).
Tabela 2 – Perfil dos
Grupos PET da Universidade Estadual de Maringá em 2019.
CRIAÇÃO |
IDADE |
TUTOR ATUAL |
INGRESSO |
|
03/1992 |
28 |
Antônio Carlos Andrade Gonçalves |
01/2000 |
|
Economia |
07/1995 |
24 |
Maria de Fátima Garcia |
07/1995 |
Educação Física |
11/1991 |
28 |
Larissa Michelle Lara |
03/2019 |
Enfermagem |
01/2009 |
11 |
Vanessa Denardi Antoniassi
Baldissera |
08/2016 |
Engenharia Civil |
12/2012 |
7 |
Anamaria Malachini
Miotto Farah |
08/2017 |
Engenharia Química |
11/1991 |
28 |
Marcos de Souza |
08/2016 |
Engenharia Têxtil |
12/2012 |
7 |
José Celso Oliveira dos Santos |
12/2012 |
Farmácia |
02/1996 |
24 |
Andréa Diniz |
12/2018 |
Física |
10/1991 |
28 |
Marcos Cesar Danhoni Neves |
10/1991 |
Informática |
11/1991 |
28 |
Daniel Kikuti |
05/2016 |
Matemática |
12/2010 |
9 |
Alexandre José Santana |
10/2016 |
Odontologia |
08/1994 |
25 |
Carlos Alberto Herrero de Morais |
10/2018 |
Pedagogia |
09/1996 |
24 |
Heloisa Toshie Irie Saito |
04/2019 |
Química |
04/1992 |
28 |
Débora Cristina Baldoqui |
12/2013 |
Zootecnia |
09/1996 |
24 |
Leandro Dalcin Castilha |
08/2017 |
De modo geral, os
grupos PET da UEM buscam promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos
alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa,
estimulando a fixação de valores que reforçam a cidadania e a consciência
social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. Para
tal, são estimulados à melhoria do ensino de graduação por meio do
desenvolvimento de práticas inovadoras e experiência
pedagógicas modernas no âmbito do curso, com ações que buscam integrar o
ensino a pesquisa e a extensão.
Os alunos do PET,
carinhosamente denominados “Petianos”, atuam como
multiplicadores dos ideais do programa, disseminando novas ideias e práticas
entre o conjunto de alunos dos cursos, promovendo interação também com o corpo
docente e discente, inclusive em nível de pós-graduação, em alguns casos.
Regionalmente, o
desenvolvimento de atividades que promovem o contato dos Petianos
com a realidade social em que os grupos, os cursos
e a UEM estão inseridos permite desenvolver a consciência sobre o papel desses
atores perante a sociedade.
3 PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS PET
PARA REDUÇÃO DA EVASÃO
Os Incisos IV e V do Art. 11 da Portaria MEC nº
976, de 27 de julho de 2013, atribuem ao CLAA, respectivamente, as tarefas:
receber e avaliar os planejamentos e relatórios anuais dos grupos PET; e,
verificar a coerência da
proposta de trabalho e dos relatórios com o Projeto Pedagógico
Institucional (PPI) e com as políticas e ações
para redução da
evasão e insucesso
nas formações em
nível de graduação da IES.
Baseados neste inciso, e nos relatórios enviados pelos grupos PET da
UEM, foi possível verificar que os grupos desenvolvem atividades em consonância
com o PPI da Universidade, e que possuem políticas para a redução da evasão e
melhorias dos cursos de graduação.
3.1 PET E O PROJETO PEDAGÓGICO
INSTITUCIONAL (PPI)
O PPI (Resolução N.º 027/2018-CEP) relaciona a
importância do PET na área de política de extensão e inclusão social. A extensão universitária na UEM é o processo educativo, social,
cultural, científico, tecnológico e de inovação que articula o ensino e a
pesquisa de modo indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a
universidade e os demais segmentos da sociedade.
Os grupos PET da UEM têm trabalhado com o
desenvolvimento de atividades que contemplam a tríade Ensino, Pesquisa e
Extensão. As atividades extensionistas
desenvolvidas têm buscado o comprometimento dos petianos
com interesses e necessidades da universidade e da sociedade.
Praticamente todos os grupos PET da UEM
desenvolvem atividades extensionistas voltadas para a comunidade
externa. Para exemplificar estas ações podemos destacar
a atividade “ReflorestaPet”
desenvolvida pelo PET Engenharia Têxtil. A atividade promoveu a conscientização
ambiental, sendo que no ano de 2019 foram plantadas 100 mudas de árvores
(frutíferas e regionais) no Campus Regional de Goioerê, e envolveu alunos dos
cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de produção, Física e Licenciatura em
ciências. Um outro exemplo é o projeto de extensão
realizado pelo PET Odontologia junto à Pastoral da Criança de Mandaguaçu e
Marialva. O projeto proporcionou qualidade de vida e conhecimento sobre
cuidados de saúde bucal e alimentação às crianças assistidas e seus familiares.
Os grupos PET da UEM também têm desenvolvido
atividades em escolas públicas do município de Maringá promovendo a inclusão
social. O termo “Inclusão social” refere-se à
possibilidade de dar a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças,
os mesmos direitos e oportunidades. Dentre as atividades de inclusão social
podemos destacar o projeto “Atividades de suporte didático para portadores de
deficiência visual” desenvolvido pelo PET Física UEM. Devido ao déficit
presente nos diferentes níveis da educação nacional, em relação à capacitação
de profissionais para o ensino e acompanhamento de alunos com deficiência
visual, o PET Física atua há 27 anos em colégios da rede pública auxiliando na
aprendizagem das diversas áreas do saber, em especial às Ciências Exatas. O
projeto consiste na elaboração de aulas planejadas especialmente para estes
alunos, com enfoque nos tópicos de maior dificuldade, além disso, o grupo
auxilia na elaboração de materiais, com o intuito de fazer com que eles tenham
uma maior compreensão tátil desses assuntos. No ano de 2019, o PET Física atuou
no Instituto Estadual de Educação de Maringá e no Colégio Estadual Presidente
Kennedy, abordando os principais assuntos estudados no ensino médio e os temas
abordados nos últimos vestibulares da UEM. Outro exemplo de atividade é projeto “Informática e
Sociedade” desenvolvido pelo PET Informática.
O projeto viabilizou o ensino introdutório da lógica de programação e
algoritmos para alunos na faixa etária de nove a doze anos no Colégio Estadual
Gastão Vidigal, melhorando a formação dos alunos do ensino fundamental da rede
pública com relação às Tecnologias da Informação e Comunicação atuais.
O alto índice de evasão escolar é um problema real em todos os níveis de
ensino. Estudos indicam que a permanência do estudante no ensino superior é
bastante influenciada pela integração ao ambiente social e acadêmico, além de
estar associada ao nível de expectativas do aluno. Logo, programas de acolhida
e de acompanhamento aos alunos do primeiro ano do ensino superior representam
ações importantes que podem influenciar a redução da evasão.
Outras ações comuns a todos
os grupos PET da UEM é o desenvolvimento durante todo o ano letivo de
palestras, seminários, monitorias, entre outras, que desenvolvem ações sistematizadas
de suporte à aprendizagem, e em outros casos trazem informações pertinentes que
podem despertam um maior interesse pelo curso.
Como exemplo de projetos voltados para e evasão podemos citar o projeto “Questionário de Perspectiva Acadêmica”, desenvolvido
pelo Grupo PET Química, e implantado em 2016, é realizado em cooperação com a
Coordenação do Curso de Química. Através da aplicação deste questionário, o
grupo PET Química pretende obter dados que possam auxiliar a Coordenação do
Curso a entender os anseios dos alunos durante os 4/5 anos de graduação. O
intuito deste projeto é encontrar nas respostas dos graduandos ações que possam
melhorar e diminuir o índice de evasão do curso de química da UEM. Um outro exemplo é o projeto “Introdução à Zootecnia” em que
os petianos do PET Zootecnia acompanharam os alunos
do primeiro ano do curso em atividades teórico/práticas de reconhecimento das
criações zootécnicas na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI/UEM) a fim de
estimular o interesse dos calouros pelo curso.
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PELOS GRUPOS PET DA UEM
4.1 UNIÃO DOS GRUPOS PET – UNIPET
A União dos grupos PET da UEM (UniPET), composta atualmente por quinze grupos
PET (Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil,
Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática,
Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia), promove diversas atividades
coletivas. Dentre essas atividades destaca-se o Ciclo de Atividades, que
completou sua décima segunda edição em 2019.
Foram planejadas duas ações para o Ciclo de
Atividades de 2019: PET na Praça e PET nas Escolas. O PET na Praça tem como
objetivo aproximar a comunidade externa e a Universidade, por meio de exposição
de assuntos pertinentes a cada grupo PET (ou cursos de graduação) e interação
direta com o público alvo. O PET nas Escolas foca no desenvolvimento de
atividades em escolas públicas de Maringá e região a fim de criar vínculos com
a educação básica, fundamental e média, aprimorar a formação profissional dos petianos e promover a consciência ética e cidadã. Além da
busca pela integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, a
realização destas atividades favorece a integração entre os grupos PET da UEM.
Dos quinze grupos que compõem o UniPET,
apenas o grupo de Engenharia Têxtil não conseguiu participar desta edição do
Ciclo de Atividades devido aos custos de deslocamento de Goioerê a Maringá.
Estima-se que o público total participante das duas atividades propostas (PET
na Praça e PET nas Escolas) foi de aproximadamente quinhentas pessoas.
O PET na Praça ocorreu no dia quatro de agosto de dois mil e
dezenove no período da manhã, no Parque do Ingá, em Maringá. O evento teve como
tema "A Universidade para além do campus" e foi aberto a todos que
circulavam no local. O PET-Agronomia e o PET-Zootecnia desenvolveram uma dinâmica
sobre perguntas e respostas que envolviam curiosidades sobre
ovos, leite, consumo de carnes e biofortificação.
Além dessa dinâmica, os grupos levaram materiais que explicavam quais os cortes
de carne e em quais partes do boi esses cortes advém.
O PET Economia criou um pequeno jogo abordando o tema “Fake
News”. O PET Educação
Física propôs uma atividade para exemplificar os fundamentos da
consciência corporal. O PET Enfermagem e o PET Farmácia desenvolveram uma
atividade a respeito dos riscos e perigos da automedicação. O PET Engenharia
Civil trouxe a temática de fissuras, uma das patologias em edificações mais
comuns, a fim de promover o conhecimento da sociedade a respeito das causas,
origens, formas de prevenção e manutenção. O PET-Engenharia Química desenvolveu
uma atividade na qual os participantes deveriam colocar quais processos
correspondiam a fabricação de determinado produto. Os
produtos que tiveram seus processos explicados foram açúcar, cerveja e
chocolate. PET Física exibiu diversos experimentos físicos, como a bacia de
ressonância, o telescópio e labirinto elétrico. O PET-Informática desenvolveu
um jogo abordando os temas: PET, IoT,
inteligência artificial, blockchain. O PET-Matemática
desenvolveu uma atividade de desafios matemáticos tendo como pano de fundo um
jogo RPG de mesa. O PET Odontologia desenvolveu uma atividade de perguntas e
respostas sobre conhecimentos gerais na área da odontologia, fez orientação
sobre cárie e doença periodontal e distribuiu aos participantes um kit de
higiene bucal. O PET-Química e o PET-Pedagogia desenvolveram uma série de
atividades com os temas: densidade e misturas heterogêneas, disco de Newton,
fluído não Newtoniano e confecção de slime.
O PET nas Escolas ocorreu no dia dezoito de outubro de dois mil
e dezenove, no período da matutino e vespertino, no Instituto de Educação Estadual de Maringá. A
atividade foi organizada pelo UniPET
em conjunto com alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de
Maringá. A atividade teve como objetivo apresentar a
universidade para os estudantes do ensino médio. Os assuntos propostos
foram: Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Biológicas, Centro de
Ciências Exatas, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Ciências
da Saúde, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Tecnologia, ações
afirmativas, cursos de línguas, academia, atléticas, vestibular, Restaurante
Universitário, Biblioteca Central, estágios, Hospital Universitário, LEPAC
(laboratório de ensino e pesquisa em análises clínicas), MUDI (Museu Dinâmico
Interdisciplinar) e documentação do vestibular. Estes
assuntos foram divididos entre os quinze grupos PET para que fossem elaborados
materiais e apresentados em linguagem de fácil compreensão aos alunos.
4.2 XIII JORNADA PARANAENSE DOS GRUPOS
PET (JoparPET 2019)
Nos dias 15, 16 e 17 de
novembro de 2019 foi realizada na UEM a XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET
– JOPARPET 2019. Com aproximadamente 300 inscritos, entre alunos, tutores e
egressos, o evento contou com a participação de várias IES, além da UEM, entre
elas a UFPR, UEL, UNICENTRO, UTFPR e UNIOESTE, conforme ilustrado na Figura 2.
Figura 2 – Público
participante da XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET, realizada de
15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.
Durante a Cerimônia de Abertura, houve a apresentação cultural da
Orquestra de Câmara da UEM. A Mesa de Abertura contou com a presença do
Vice-reitor, prof. Dr. Ricardo Dias Silva, da Pró-Reitora de Ensino, Profa.
Dra. Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, da
Presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLAA da UEM, Profa.
Dra. Luciana Andréia Fondazzi Martimiano,
do Coordenador do evento, Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha, e da Representante Petiana,
Isabela Antunes de Souza Lima, do PET Física.
A Palestra de Abertura foi dividida em duas falas: “Gestão Técnica dos
grupos PET”, ministrada pela Profa. Dra. Luciana Andréia Fondazzi
Martimiano (UEM – Maringá), seguida pela palestra
intitulada “A força do PET em defesa da Universidade que queremos”, ministrada
pelo Prof. Dr. Wilson Itamar Godoy (UTFPR – Pato Branco). Nos dias seguintes,
foram ministradas 6 Oficinas, 10 Grupos de Discussão e
Trabalho (GDTs), 8 Encontros por Atividades, Encontro
de Tutores e de petianos discentes, além da
Assembleia Final do Evento. Entre outros assuntos, foram discutidos temas de
relevância, como: Combate à evasão acadêmica, Defesa da universidade pública,
gratuita e de qualidade, Defesa da Diversidade e Promoção da saúde mental.
Também houve apresentação de 62 trabalhos desenvolvidos pelos grupos PET do
Paraná, distribuídos nos eixos da tríade ensino-pesquisa-extensão, conforme se
observa na Figura 3.
Figura 3 – Apresentação de
Trabalhos durante a XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET - JOPARPET,
realizada de 15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.
Na Assembleia Final, realizada do dia 17/11/2019,
foram aprovadas dezenas de Sugestões e Encaminhamentos que seguirão para o
evento nacional dos grupos PET (ENAPET), a ser realizado em Curitiba em 2020. O
evento, além de fortalecer o trabalho coletivo entre os petianos
da UEM (alunos e professores tutores) proporcionou momentos de profundas
reflexões que resultaram em uma melhor compreensão do Programa e seus
direcionamentos. Todos os tutores participaram da organização da JoparPET 2019 (Figura 4), fato que
deu ainda mais respaldo para os direcionamentos em nível institucional, desde a
elaboração de um projeto de extensão internamente até o uso das instalações da
UEM para a realização do evento, inclusive com alojamento e refeitório para os
participantes de outras cidades.
Figura 4 – Equipe de Tutores
agradecendo aos participantes da XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET -
JOPARPET, realizada de 15 a 17 de novembro de 2019 em Maringá.
Apesar da escassez de recursos, da falta de
investimento do poder público e da iniciativa privada no presente evento, que
foi custeado 100% a partir dos valores recolhidos nas inscrições, recebemos muitos
elogios em relação à organização da JOPARPET 2019, fato que atribuímos à
organização coletiva e debatida ao longo dos últimos 10 meses, no UNIPET,
pensando nos mínimos detalhes, reduzindo custos e otimizando
ao máximo a programação.
Os petianos dos 15 grupos
da UEM (Tutores e Alunos), que compuseram a Comissão Organizadora, totalizaram
cerca de 180 pessoas que
participaram efetivamente da organização do evento, por meio de 10 Comissões,
incrementando ainda mais a sua formação.
4.3 ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS EM CADA GRUPO
O grupo
PET Agronomia da UEM consolidou, ao longo dos seus 28
anos de existência, um conjunto de atividades cujo propósito é atingir os
objetivos do programa com a máxima eficiência. Este conjunto de atividades, no
entanto, é flexível o bastante para acompanhar as mudanças no programa, na
sociedade, nos acadêmicos e as oportunidades eventuais. Para o ano de 2019
foram relacionadas 21 atividades desenvolvidas por este grupo, as quais focam
em diferentes públicos-alvo, de acordo com os objetivos, conforme descrito no
quadro a seguir.
Quadro 1 -
Atividades desenvolvidas pelo PET Agronomia no ano de 2019.
Ordem |
Atividade |
h/ano |
Público/Comunidade |
Envolvidos |
1 |
Reuniões
semanais |
220 |
interna |
13+eventuais |
2 |
Ciclo
de seminários |
60 |
interna |
60 |
|
Oferta
uma disciplina optativa |
|
|
|
3 |
Ciclo
de palestras |
48 |
interna e externa |
120 |
4 |
Discussões
de temas |
30 |
interna e externa |
15 |
5 |
Simpósio
Grandes Culturas |
|
interna e externa |
|
6 |
I
Semana integrada da Agronomia |
120 |
interna e externa |
250 |
7 |
Visita
técnica |
12 |
interna |
15 |
8 |
Cultura
e cidadania na Agronomia |
67 |
interna e externa |
13+assistidos |
9 |
Avaliação
continuada |
36 |
interna |
13 |
10 |
Pratica
agronômica - cultura |
110 |
interna |
17 |
11 |
Pesquisa
acadêmica |
107 |
interna |
17 |
12 |
Recepção
de calouros |
10 |
interna |
90 |
13 |
Cursos
de extensão |
30 |
interna |
55 |
14 |
Divulgação
de informações |
26 |
interna e externa |
13+internet |
15 |
Visita
à FEI e trilha ecológica |
104 |
interna e externa |
1500 |
16 |
Redação |
12 |
PET |
13 |
17 |
Oficina
de leitura |
72 |
PET |
13 |
18 |
Ciclo
de atividades UNIPET |
52 |
interna e externa |
150 |
19 |
XIII
JOPARPET |
82 |
interna e externa |
350 |
20 |
SULPET |
- |
PET |
13 |
21 |
ENAPET |
- |
PET |
13 |
22 |
Processo
de seleção ao PET |
- |
interna |
30 |
As
atividades do grupo são conduzidas em sintonia com o plano pedagógico do curso
de Agronomia da UEM, sendo elaboradas em estreita sintonia com a coordenação do
curso de graduação, contando com o apoio do Departamento de Agronomia. Algumas
atividades são desenvolvidas institucionalmente, com eventuais parcerias, com a empresa júnior e com o centro acadêmico do curso.
No ano de
2019, uma das atividades tradicionais do grupo, o Ciclo de seminários, deu
origem a uma disciplina optativa para o curso de Agronomia. Os bons resultados
alcançados sugerem que esta ação deva ser repetida nos próximos anos. Também em
2019 a atividade de Simpósio Grandes Culturas permitiu a construção da I Semana
integrada da Agronomia, em conjunto com o Centro Acadêmico e com a Coordenação
do curso. Também aqui, o êxito alcançado foi marcante. As atividades focam no
ensino, na medida em que buscam novos conhecimentos para os petianos
e acadêmicos do curso; na pesquisa, na medida em que buscam o envolvimento de
todos os integrantes com a iniciação científica, o que ocorre por meio da
inserção destes nos grupos de pesquisa e pós-graduação existentes e na
extensão, ao buscar levar conhecimento atualização para as comunidades interna
e externa à Universidade.
Associado
à pesquisa em grupo, o trabalho de campo e de ambiente protegido propicia a
imersão do petiano no ambiente profissional e a sua
formação cidadã é buscada durante a realização das atividades que permitem a
cada um uma visão mais elaborada da sua profissão inserida no contexto social
vigente. A atividade de tutoria é desenvolvida pautada na perspectiva da
liderança, que decorre da confiança depositada pelos petianos
no perfil do tutor. O propósito é sempre instigar, desenvolver pró-atividade e
sentido crítico na análise das informações, estimulando o petiano
a buscar conhecimento, compreensão e discernimento como elementos essenciais
para a sua almejada evolução como indivíduo, cidadão e profissional.
Divulgação
das atividades feitas em conjunto pelo grupo PET-Agronomia
DA SILVA, Renilza
Rita de Cassia; SUGUIURA, Lucas Hiroshi;
BERTO, João Marcos; SERON,
Giovanna; GARCIA, Geovana
Secatto;
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade.
Uso múltiplo dos
recursos naturais renováveis da Fazenda Experimental de Iguatemi – FEI/UEM.In:XXII Encontro Regional dos
Grupos PET do Sul – (SULPET) Pelotas, 2019.
DA SILVA, Renilza
Rita de Cassia; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade; BONETTI, João de Andrade; FRANÇA, Celso Martins; VOLPATO, Natalia da
Silva. Uso de tensiômetros para determinação da curva
de retenção parcial de água no solo. In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostra de trabalhos científicos em Agronomia. Maringá, 2019.
VOLPATO, Natalia da Silva; DA SILVA, Renilza Rita de
Cassia; FRANÇA, Celso Martins;GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade.
Simpósio grandes culturas.In:
XIII Jornada Paranaense dos grupos PET - JOPARPET. Maringá, 2019
SERON, Giovanna; SUGUIURA, Lucas Hiroshi; GARCIA, Geovana Secatto; LIMA, Andressa Almeida; GONÇALVES, Antônio Carlos
Andrade. Uso múltiplo dos
recursos naturais renováveis da Fazenda Experimental de Iguatemi - FEI/UEM.In:XIII Jornada Paranaense dos
Grupos PET – JOPARPET. Maringá, 2019.
SUGUIURA, Lucas Hiroshi; BERTO, João Marcos; SERON, Giovanna; GARCIA, Geovana
Secatto; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade. Variabilidade
espaço-temporal de propriedades físico-hídricas do solo e desenvolvimento
vegetal de brachiaria ruzizienses. In:
I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostra de
trabalhos científicos em Agronomia. Maringá, 2019.
Divulgação
das atividades feitas pelos integrantes do PET-Agronomia em grupos de pesquisa
ZAMPAR, Priscila Angelotti; DE
ANDRADE, Bruna Cristina; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; GAROZI, Renato; MATTOS, Amanda do Prado;FRANÇA, Celso Martins; FEKSA, Heraldo Rosa;
e TESSMANN, Dauri
José. Sensiblidade a fungicidas in vitro de pyrenophora teres da cevada (sensitivity
to fungicides in vitro of pyrenophora teres in barley).In: 51º Congresso
Brasileiro de Fitopatologia. Recife, 2019.
ZAMPAR, Priscila Angelotti;
MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; FRANÇA, Celso Martins; TESSMANN, Dauri José.
Sensibilidade in vitro de Pyrenophora teres ao fungicida Metconazol.
In: IV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Umuarama,
2019.
ZAMPAR, Priscila Angelotti;
MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; ZAMPAR, Éder Júnior de Oliveira; FRANÇA, Celso Martins; TESSMANN, Dauri José.
Estudo exploratório de sensibilidade in vitro de Pyrenophora teres a misturas de Triazol,
Estrobirulina e Carboxamida.
In:IV Congresso
Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Umuarama, 2019.
ZAMPAR, Priscila Angelotti;
MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; FRANÇA, Celso Martins; ZAMPAR, Éder Júnior de
Oliveira; TESSMANN, Dauri José. Concentração
inibitória do crescimento Micelial (CI50) dePyrenophora teres a fungicidas.In:XI
Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar.
Maringá, 2019.
ZAMPAR, Priscila Angelotti;
MATTOS, Amanda do Prado; GABRIEL, Lorrant Cavanha; FRANÇA, Celso Martins; ZAMPAR, Éder Júnior de
Oliveira; TESSMANN, Dauri José. Caracterização da
sensibilidade in vitro de isolados de Pyrenophora teres ao fungicida Tebuconazol.
In: XI Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.
CORDIOLI, Vítor Rodrigues; ESPER
NETO, Michel; BERTO, João Marcos;GOES
NETO, Antonio Feijo;
INOUE, Tadeu Takeyoshi; BATISTA, Marcelo Augusto. Caracterização
química e mineralógica de calcário biogênico e calcário comum nas formas
farelada e granulada.In: XI
EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar.
Maringá, 2019.
BERTO, João Marcos; ESPER
NETO, Michel; CORDIOLI, Vítor Rodrigues; ZAMPAR,
Éder Júnior de Oliveira; INOUE, Tadeu Takeyoshi;
BATISTA, Marcelo Augusto. Aplicação de calcário biogênico no sulco de semeadura
para cultura da soja. In: XI
EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. Maringá, 2019.
LIMA,
Andressa de Almeida; WATANABE, Thaíssa Mikie Kumasaka;
RAGALZI, Celina de Medeiros; DA SILVA, Neide; MENDES, Andréa Beatriz Diverio. Meiose normal em híbrido poliploide
interespecífico de Urochloa. In: I Semana Integrada
da Agronomia e XV Mostra de trabalhos científicos em
Agronomia. Maringá, 2019.
CREMM, João Victor da Silva;
GIMENES, Pedro Henrique Guimarães; ALBUQUERQUE, Eliane Papa Ambrósio; MORALES,
Mariana Moura; MENDES, Andrea Beatriz Diverio. Citotoxicidade e genotoxicidade
em alface em diferentes concentracões de ácido
pirolenhoso de Cambará (Qualea sp.).In: I Semana Integrada da Agronomia e XV Mostras de
Trabalhos Científicos em Agronomia. Maringá 2019.
CREMM, João Victor da Silva; DA SILVA, Neide;
ALBUQUERQUE, Eliane Papa Ambrósio; MORALE, Marina Moura; VOLPATO, Natália da Silva; MENDES, Andrea Beatriz Diverio. Anormalidades mitóticas em alface (lactuca sativa) em diferentes concentrações
de acido pirolenhoso de Cambara (qualea sp.) In: XI Encontro Internacional de Produção
Científica (EPCC). Maringá 2019.
VOLPATO,
Natália da Silva; MENDES, Andréa Beatriz Diverio.
Número de cromossomos, associações cromossômicas e comportamento meiótico em
acessos do gênero Paspalum. In: Encontro Anual
de Iniciação Científica. Maringá, 2019
VOLPATO,
Natália da Silva;VIDAL, Ítalo
José de Araújo; BOSCHE,Leonardo Lemes; DA SILVA, Neide; CREMM,João Victor da Silva;MENDES,
Andréa Beatriz Diverio. Associações cromossômicas
múltiplas e segregação regular de cromossomos em acessos tetraploides do gênero
paspalum. In: EPCC. Maringá, 2019
VOLPATO,
Natália da Silva; MENDES, Andréa Beatriz Diverio.
Número de cromossomos e comportamento meiótico em plantas do gênero Paspalum.In:Congresso
Brasileiro de Melhoramento Genético. Águas de Lindóia, 2019
O grupo PET Economia
desenvolveu no ano de 2019 um conjunto de vinte e nove atividades, buscando
cumprir com seu objetivo primordial, qual seja o fortalecimento do curso de
graduação em Ciência Econômicas/UEM. Neste sentido seguem as atividades,
conforme especificadas no quadro abaixo.
Em sua maioria, as
referidas atividades abarcam os três pilares da Universidade, ensino, pesquisa
e extensão, os quais se reforçam e se completam mutuamente no decorrer das suas
realizações.
De ano de 2019, o PET
Economia UEM deu a partida para a comemoração do Jubileu de Prata do grupo,
promovendo uma Aula Magna proferida pelo Prof. Dr. Cláudio César Paiva/UNESP
Araraquara/SP, egresso do curso de graduação em Economia da UEM e presidente do
Centro Acadêmico de Economia no ano de criação do grupo (1995).
Destaque-se ainda a
reativação do jornal do PET, agora na versão digital com nova denominação: PET
Eco News, o qual tem se constituído em um importante meio de divulgação e
visibilidade do PET/Economia, do curso de graduação em que está inserido, da
UEM e do Programa de Educação Tutorial/MEC.
Finalmente é importante
ressaltar que as atividades desenvolvidas pelo PET Economia/UEM encontram-se em
consonância com o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Econômicas/UEM, de tal modo
que o Grupo PET Economia é parceiro frequente do Departamento de Economia na
realização das atividades acadêmicas extra curriculares realizadas pelo DCO.
Quadro 2 - Atividades desenvolvidas
pelo PET Economia no ano de 2019.
Atividades |
Público
Atingido |
Benefi- ciados/ Quantum |
|
1 |
Atividade
- Projeto Social 2019 |
Comunidade
externa |
59 |
2 |
Visita
Técnica |
Comunidade
interna |
39 |
3 |
Recepção
dos Calouros 2019 |
Comunidade
interna |
380 |
4 |
XIII
Jornada Paranaense dos Grupos PET |
Desenvolvimento
IntraPET |
14 |
5 |
Mostra de
Profissões EXPOINGÁ |
Comunidade
externa |
30 |
6 |
XI Ciclo
de Atividades UNIPET |
Desenvolvimento
IntraPET / InterPET |
15 |
7 |
Projeto Alumni |
Desenvolvimento
IntraPET |
9 |
8 |
Monitoria
voluntária |
Desenvolvimento
IntraPET/ Comunidade interna |
2 |
9 |
Conjuntura
Econômica |
Desenvolvimento
IntraPET Comunidade
interna / |
6 |
10 |
Avaliação
Interna |
Desenvolvimento
IntraPET |
15 |
11 |
Pesquisa
individual |
Desenvolvimento
individual |
3 |
12 |
Pesquisa
em grupo |
Desenvolvimento
IntraPET |
3 |
13 |
Organização
de Evento Científico/ Semana do Economista/UEM-2019 |
Comunidade
externa /interna / Desenvolvimento Intra/PET |
15 |
14 |
Aula
Magna/Abertura do Evento de Extensão Ano Jubilar do PET Economia(
1995-2020 ) / Convidado Externo |
Comunidade
Externa / Interna / Desenvolvimento Intra/PET |
85 |
15 |
Participação
em Eventos Acadêmicos do Programa PET-JOPARPET |
Desenvolvimento
IntraPET/InterPET |
14 |
16 |
Participação em Eventos Acadêmicos
do Programa PET-SULPET |
Desenvolvimento
IntraPET/InterPET |
2 |
17 |
Oficina de
Matemática |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
20 |
18 |
Oficina de
Excel |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
20 |
19 |
Oficina de
Finanças Pessoais |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
30 |
20 |
PET
Construindo Saberes |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Externa |
14 |
21 |
Grupo de
Estudos - GESDE 1/Conjuntura política brasileira |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
21 |
22 |
Grupo de Estudos - GESDE 2/Economia
brasileira e geopolítica/CODEM |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna/Externa |
21 |
23 |
Grupo de
Estudos - GESDE 3/Mercado de trabalho do economista |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
10 |
24 |
Grupo de
Estudos - GESDE 4/Questão de gênero no mercado de trabalho |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna/Externa |
18 |
25 |
Grupo de
Estudos - GESDE 5/Preconceito racial na Universidade |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna |
15 |
26 |
Grupo de
Estudos - GESDE 6/Economia Solidária |
Desenvolvimento
IntraPET / Comunidade
Interna/Externa |
14 |
27 |
Reuniões
do Grupo |
Reuniões do Grupo |
15 |
28 |
Reativação
do Jornal do PET- PET Eco News |
Desenvolvimento
intraPET/Comunidade
interna/Comunidade Externa |
Meio
Digital |
29 |
Processo
Seletivo |
Comunidade
Interna |
15 |
Divulgação do grupo PET Economia
no ano de 2019
TOCHIO, Bruno; MITSUO, Jhonatan;
SANTOS, Mayson. Fatores condicionantes da evolução da
dívida pública brasileira no período 2007-2010. In: XXXIV Semana do Economista
UEM. Maringá, 2019.
ZONEL, Emerson. Energia fotovoltaica:
avaliação da legislação setorial e do potencial de incidência solar nos
municípios paranaenses. In: XXXIV Semana do Economista UEM. Maringá, 2019.
KOGA, Lucas. Estratégias de Desenvolvimento
Comparadas: uma análise das economias do Leste Asiático e da América Latina
(1970-2017). In: XXVIII Encontro Nacional de Iniciação Científica. Maringá,
2019.
TOCHIO, Bruno; MITSUO, Jhonatan;
AFONSO, João; CATAPAN, João;
ROCHA, José; YOSHIZAWA,
Luan; SANTOS, Mayson. Altas habilidades. In: XIII JoparPet. Maringá, 2019.
SANCHES, Carolina; ZONEL, Emerson; DEFENDI, Gabriel; COLLI, Henrique; ORSOLI, Isabela; KOGA,
Lucas; PAIVA, Lucas; TORRE, Tomás. Projeto Alumni:
Uma atividade para avaliação do processo formativo e seus resultados. In: XIII JoparPet. Maringá, 2019.
TOCHIO, Bruno; MITSUO, Jhonatan;
Subgrupo: Política Monetária. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá,
2019.
ZONEL, Emerson. Subgrupo: Preços. In: Semana
de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.
KOGA, Lucas. Subgrupo: Setor Externo. In:
Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.
COLLI, Henrique; SANTOS, Mayson.
Subgrupo: Política Fiscal. In: Semana de Conjuntura Econômica. Maringá, 2019.
ZONEL, Emerson. Oficina de Finanças Pessoais
para gestantes e idosas. In: XXII SulPET.
Pelotas, 2019.
ANDRIATO, Murilo. Oficina de Excel para
Calouros de Economia/UEM. In: XXII SulPET.
Pelotas, 2019.
Em 2019,
o grupo PET Educação Física organizou e
desenvolveu atividades com base em seu planejamento anual, o qual se estrutura
como elemento fundante das ações implementadas e da qualificação da experiência
formativa dos(as) petianos(as).
As 18 atividades realizadas estruturam-se a partir do tripé
universitário (ensino, pesquisa e extensão) no intuito de potencializar uma
formação ampla e diversificada aos(às) petianos(as) vinculados(as) ao Departamento de Educação
Física da UEM, bem como aprimorar suas ações na relação com o referido
Departamento, com outros grupos PET e com a comunidade externa.
O Quadro 3 apresenta as atividades desenvolvidas pelo PET Educação
Física, em 2019, bem como o público atendido e o número de beneficiados.
Quadro3 -
Atividades desenvolvidas pelo PET Educação Física no ano de 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de Indivíduos
beneficiados |
1 |
III
Semana de Recepção aos calouros |
Comunidade
interna |
199 |
2 |
Mostra
de Projetos e Grupos do DEF |
Comunidade
interna |
300 |
3 |
II
Semana científica do DEF e XXVII Ciclo de palestras |
Comunidade
interna |
155 |
4 |
Saturday PET |
Comunidade
interna |
16 |
5 |
UNIPET/Ciclo
de atividades |
Comunidade
interna |
Não
estimado |
6 |
PET
nas escolas |
Comunidade
externa |
Não
estimado |
7 |
PET
na praça |
Comunidade
externa |
Não
estimado |
8 |
Seleção
de novos petianos |
Comunidade
interna |
10 |
9 |
PET
Fit |
Comunidade
interna |
10 |
10 |
Atividades
recreativas |
Comunidade
externa |
13 |
11 |
Experiência
em pesquisa |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
16 |
12 |
Participação
em eventos: SULPET |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
13 |
Participação
em eventos: JOPARPET |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
14 |
Organização
e realização da
JOPARPET |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos e comunidade externa |
Não
estimado |
15 |
Mobilidade
petiana |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
16 |
Construção
de trabalhos científicos |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
17 |
Reuniões
semanais de estudo e preparação das atividades |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
18 |
Elaboração
e organização de Atas |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
13 |
Por meio
do quadro apresentado é possível observar mais de 700 beneficiados por meio das
atividades realizadas pelo grupo, sem contar os beneficiados em formação
direta, que são os(as) próprios(as) petianos(as).Todas as atividades propostas e desenvolvidas
pelo grupo PET Educação Física foram planejadas cuidadosamente e de forma
semanal. Muitas das atividades realizadas pelo referido grupo foram
estruturadas a partir do diálogo com a chefia do Departamento, com o Colegiado
de Curso, com alunos(as) do curso e com membros do
Centro Acadêmico e Atlética. Tal interlocução contribui para qualificar as
ações junto às comunidades interna e externa, bem como junto a diferentes alunos(as) em formação, além de valorizar a proximidade do
PET Educação Física com o projeto pedagógico do curso
Divulgação do grupo PET Educação
Física no ano de 2019
ALVES, C.M.; TEIXEIRA JUNIOR,
N.R.; DEMARI, V.; OLIVEIRA, P.P.; LARA, L.M. Semana científica do Departamento
de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: reflexões acerca do
processo formativo e da disseminação do conhecimento. In: XXII Sul PET, 2019,
Pelotas. Anais ... XXII Sul PET. Pelotas: UFPel, 2019. p.
55-58.
DEMARI, V.; OLIVEIRA, P.P.;
ALVES, C.M.; LARA, L.M. Manhã recreativa: uma intervenção com foco no lazer
ativo. In: XXII Sul PET, 2019, Pelotas. Anais ...
XXII Sul PET. Pelotas: UFPel,
2019. p. 305-308.
ALVES, C.M.; TEIXEIRA JUNIOR,
N.R.; LARA, L.M. Jogos de estímulo à memória e à socialização em uma realidade
local: experiências que (in) formam na longevidade. In: XIII Jornada Paranaense
dos Grupos PET, 2019, Maringá. Anais ... XIII
Jornada Paranaense dos Grupos PET. Maringá: UEM, 2019.
COSTA, M.M.; LARA, L.M. Método Pilates como processo de autoconceito e bem-estar corporal.
In: XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, 2019. Anais
... XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET. Maringá: UEM, 2019.
O grupo PET Enfermagem
desenvolveu, no ano de 2019, 14
atividades distribuídas em eixos das atividades definidos no planejamento.
Essas atividades foram voltadas para a comunidade interna, comunidade externa e
para o desenvolvimento de habilidades e competências dos petianos
(Quadro 4).
De acordo com a tabela abaixo foram beneficiadas
aproximadamente 1400 pessoas pelas atividades realizadas pelo grupo.
Quadro 4 -
Atividades desenvolvidas pelo PET Enfermagem em 2019.
As atividades do grupo estão com consonância
com o projeto pedagógico do curso de Enfermagem e, além disso, desenvolvidas em
parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do
Departamento de Enfermagem.
Divulgação do grupo PET Enfermagem no ano de
2019
FARIAS, H.G.; REZENDE, A. F.; LIMA, L. V.; DIAS, J.
R.; LOPES, L. P.; GAROLLO, C. M.; VALENTIM, D. G. B.; PEREIRA, E. C. S.;
ROMANINI, M. N. S.; SOUZA, N. C.; MANSANO, V. A. N.; PEZENTI, V. B.;
BALDISSERA, V. D. A. Processo Seletivo:
Avaliação Qualificada do Perfil do Candidato. XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET, Maringá- PR, 2019.
LIMA, L. V.; DIAS, J. R.; PEREIRA, E. C. S.; FARIAS, H. G.; SOUZA, N. C.; BALDISSERA, V. D. A. Integração
Acadêmica e Social: Uma Possibilidade de Acolhimento e Ambientação do Aluno
Ingressante, XXII SULPET, Pelotas-RS,
2019.
PEREIRA, E. C. S.; PIOVEZAN, C. E. R. A.;
GAROLLO, C. M.; ROMANINI, M. N. S.; PEZENTI, V. B.; VALENTIM, D. G. B.;
BALDISSERA, V. D. A. Ludicidade como Prática Educativa: Uso do Jogo na Temática
Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. XXII SULPET, Pelotas-RS, 2019.
REZENDE, A. F; DIAS, J. R; LIMA, L. V; LOPES,
L. P; GAROLLO, C. M; VALENTIM, D. G. B; FARIAS, H. G;
MANSANO, V. A. N; PEZENTI, V. B; SOUZA, N. C; ROMANINI, M. N. S; PEREIRA, E. C.
S; BALDISSERA, V. D. A. O lúdico na informação sobre a automedicação: relato de
experiência. XIII Jornada Paranaense dos
Grupos PET, Maringá- PR, 2019.
MANSANO, V. A. N.; REZENDE,
A. F.; GAROLLO, C.
M.; BALDISSERA, V. D. A. Indissociabilidade
da pesquisa científica nas atividades do PET. Anais do V Simpósio Internacional de Enfermagem, Maringá:
Universidade Estadual de Maringá, p. 219-229, 2019.
O grupo PET Engenharia Civil desenvolveu no ano de 2019 treze atividades, sete delas voltadas para a comunidade interna, duas voltadas para a comunidade externa, e quatro para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 5). De acordo com a tabela, aproximadamente 800 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, isso sem contar os participantes.
Quadro5 -
Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Engenharia Civil em 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de indivíduos beneficiados |
1 |
Visitas técnicas a obras de Engenharia Civil |
Comunidade interna (petianos pet Eng.
Civil) |
18 |
2 |
Engenharia Civil nas Escolas |
Comunidade externa (alunos do Centro Integrado de Ações pedagógicas e Sociais – CIAPS) |
60 |
3 |
XIII Jornada Paranaense dos Grupos PET (realizada e organizada pelos
grupos PET/UEM) |
Comunidade petiana Paranaense |
300 |
4 |
Curso de Microsoft Excel para controle e execução de obras |
Comunidade
interna (acadêmicos
do curso de Engenharia Civil da UEM) |
20 |
5 |
Participação na Recepção aos Calouros do Curso de Engenharia Civil
de 2019 |
Comunidade interna (calouros do curso de Engenharia Civil da UEM) |
80 |
6 |
Curso de AutoCad |
Comunidade
interna (acadêmicos
do curso de Engenharia Civil da UEM) |
20 |
7 |
VI Inova Civil – Ciclo de Palestras sobre Inovação Tecnológica e
Mostra Científica |
Comunidades interna
(graduandos e pós-graduandos em Engenharia Civil/UEM) |
72 |
8 |
Curso de Calculadora HP Prime |
Comunidade
interna (acadêmicos
do curso de Engenharia Civil da UEM) |
15 |
9 |
Aulões de reforço
(disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral I, Estática e Mecânica dos
Fluidos) |
Comunidade
interna (acadêmicos
do curso de Engenharia Civil da UEM) |
120 |
10 |
Participação em Projetos de Pesquisa (Iniciação Científica) |
Comunidade interna (petianos pet Eng.
Civil) |
12 |
11 |
Treinamento com o Tutor: Projeto Arquitetônico das
futuras instalações da Instituição Pescadores de Vidas de Sarandi/PR |
Comunidade
externa (crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social) |
100 |
12 |
Participação em Eventos (VI CONPET, Ciclo de Atividades do
UNIPET/UEM, XIII JOPARPET, XXII SULPET, XXIV ENAPET) |
Comunidade interna (petianos pet Eng.
Civil) |
18 |
13 |
Curso de FTOOL |
Comunidade
interna (acadêmicos
do curso de Engenharia Civil da UEM) |
20 |
As
atividades do grupo estão em consonância com o projeto pedagógico do curso de
Engenharia Civil/UEM. Além disso, algumas atividades foram desenvolvidas em
parceria com a Chefia de Departamento, Coordenação do Curso, docentes do
Departamento de Engenharia Civil e Centro Acadêmico (CAEC), tais como a Participação na Recepção aos Calouros do Curso de Engenharia Civil de
2019, VI Inova
Civil – Ciclo de Palestras sobre Inovação Tecnológica e Mostra Científica e a
Participação em Projetos de Pesquisa (Iniciação Científica).
Divulgação do grupo PET Engenharia Civil no
ano de 2019
CARDOZO P.V.,
CAETANO A.G.S., PEREIRA E.A., FANTIN G.S., MADEIRA I.G.S., CARDOSO, J.P.,
MARTINS L.F.L., BASSO M.A., MENDEZ N.M., ISHII S.C.M.P., SOUZA V.G.P.,
BRANDOLIM V.H.V, FARAH A.M.M. Projeto CIAPS
(Engenharia Civil nas escolas). In: XIII JOPARPET. Maringá, 2019.
CARDOZO P.V.,
CAETANO A.G.S., PEREIRA E.A., FANTIN G.S., MADEIRA I.G.S., CARDOSO, J.P.,
MARTINS L.F.L., BASSO M.A., MENDEZ N.M., ISHII S.C.M.P., SOUZA V.G.P.,
BRANDOLIM V.H.V, FARAH A.M.M. Desafio do Talude (VI
Inova Civil). In: XIII JOPARPET. Maringá, 2019
MARTINS,
L.F.L.; BERTI, F.G.; CAETANO, A.G.S.; PEREIRA, E.A.; FANTIN, G.S.; MADEIRA,
I.G.S.; CARDOSO,
J.P.; TANABE, J.A.; CUNNINGHAM, M.C.; MELLO, M.A.P.; BASSO, M.A.; CUNHA,
M.H.A.; MENDEZ, N.M.; CARDOZO, P.V.; ISHII, S.C.M.P.; BUOGO, S.B.; PEGORARO,
V.D.C.; SOUZA, V.G.P.; BRANDOLIM,V.H.V.; FARAH, A.M.M.PET na praça (Ciclo de
Atividades do UNIPET/UEM). In: XXV ENAPET. Natal, 2019.
O grupo PET Engenharia Química desenvolveu no ano de 2019 vinte e quatro atividades, as quais estão listadas no Quadro 6. De acordo com a tabela, acima de 728 indivíduos foram beneficiados pelas atividades realizadas pelo grupo.
Quadro 6 -
Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Engenharia Química em 2019.
As atividades do
grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Engenharia
Química, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a
Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de
Química, tais como, o EQ Eu Faço?, que é a semana de recepção de calouros do curso de Engenharia
Química, o Projeto Desafio, que objetiva instigar o acadêmico do 1º ano a
obter a solução de um desafio que o aproximará do departamento e do curso de
engenharia química e o Excel aplicado às disciplinas de Introdução
à Engenharia Química e Fundamentos de Engenharia Química no qual o
grupo PET em parceria com os docentes dessas disciplinas apresentas ferramentas
computacionais ´para resolução de problemas de engenharia.
Trabalhos
publicados pelo grupo PET Engenharia Química, visando a
divulgação do grupo e suas atividades
CASTRO,
V.H.G.O.; DE SOUZA, M. Preparação de
catalisador estruturadopara produção de peróxido de
hidrogênio por síntese direta. 28º EAIC, Encontro Anual de Iniciação
Científica, Universidade Estadual de Maringá, 2019.
JULIANI, B.T.;
TANAMATI, G.H.; DE SOUZA, M. PET na
praça. XXIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação
Tutorial, Natal-RN, 2019
FERREIRA,
A.F.S.; LIMA, J.V.B.; DE SOUZA, M. EQ Eu
Faco?. XXIV ENAPET -
Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Natal-RN, 2019
SAKURAI, M.N.;
RODRIGUES, T.; DE SOUZA, M. Desafio
aplicado à disciplina de Introdução à Engenharia Química. XXIV ENAPET -
Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Natal-RN, 2019.
HINOKUMA,
C.T.P.; SAKURAI, M.N.; DE SOUZA, M. Curso
de produção de detergente e seus derivados. VIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA
QUÍMICA - UEM, 2019.
O grupo PET Engenharia Têxtil desenvolveu no ano de 2019 20 atividades, 9 delas voltadas para a comunidade interna, 7 voltadas para a comunidade externa, e 4 para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 7). De acordo com a tabela, aproximadamente 1.000 pessoas foram beneficiadas pelas atividades realizadas pelo grupo, de maneira direta ou indiretamente.
Quadro 7 -
Atividades desenvolvidas pelo PET Engenharia Têxtil no ano de 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de indivíduos beneficiados |
1 |
PET News |
Comunidade interna |
150 |
2 |
SEMPET |
Comunidade interna |
36 |
3 |
Simulação de entrevista de emprego |
Comunidade interna |
15 |
4 |
PET com calouros |
Comunidade interna |
18 |
5 |
Relatos de exp. em redes sociais |
Comunidade interna |
25 |
6 |
CINEPET – Cinema no PET |
Comunidade interna |
25 |
7 |
Semana de recepção dos calouros |
Comunidade interna |
35 |
8 |
Encontro com engenheiros |
Comunidade interna |
35 |
9 |
Campeonato de tênis de mesa |
Comunidade interna |
30 |
10 |
Setembro amarelo |
Comunidade interna |
100 |
11 |
UNIPET |
Comunidade externa |
180 |
12 |
Pré-EAIC |
Comunidade externa |
100 |
13 |
Trote solidário |
Comunidade externa |
80 |
14 |
Doação de sangue |
Comunidade externa |
15 |
15 |
Refloresta PET |
Comunidade externa |
45 |
16 |
Ação Social |
Comunidade externa |
13 |
17 |
Lar dos idosos |
Comunidade externa |
75 |
18 |
Treinamento acadêmico
profissionalizante |
Desenvolvimento pessoal dos petianos |
12 |
19 |
JOPARPET |
Desenvolvimento pessoal dos petianos |
12 |
20 |
SULPET |
Desenvolvimento pessoal dos petianos |
12 |
21 |
ENAPET |
Desenvolvimento pessoal dos petianos |
12 |
É importante frisar
que, algumas atividades foram desenvolvidas em parceria com o departamento,
Coordenação do Curso e docentes do Departamento de Têxtil, tal como o PET com
calouros, que é um modo de familiarizar os calouros em seu momento de adaptação
com o curso trazendo matérias mais especificas da área para estimulá-los, com a
ajuda de professores das disciplinas. Isso ajuda por exemplo,
a diminuir o número de evasão do curso, além da Mostra de profissões, que
estava prevista, mas não foi realizada no ano de 2019. Vale ressaltar também o
apoio da empresa júnior que tem em nosso campus, a Empresa Júnior - PRODUTEC,
do curso de Engenharia de Produção - CRG, que nos auxiliou na execução de
projetos como o Refloresta PET e na doação de brinquedos e trabalhos na creche
Santa Clara, na cidade de Goioerê.
Divulgação do grupo PET Têxtil no
ano de 2019
VIEL, C. V., FERNANDES, W.F., TURKIEWICZ, M. T., ARAUJO, T. A., Cardim,
R. C., Rodrigues, G. R., SANTOS, J. C. (2019) ESTUDO DO GERENCIAMENTO DE FARDOS
NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FIOS DE ALGODÃO. XIII JOPARPET, Maringá, PR.
O grupo PET Farmácia desenvolveu no ano de 2019 dezessete atividades, quatro delas voltadas para a comunidade interna, seis voltadas para a comunidade externa, e sete para o desenvolvimento pessoal dos petianos (Quadro 8). De acordo com a tabela 785 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas atividades realizadas
Quadro 8 -
Atividades plenamente desenvolvidas pelo PET Farmácia no ano de 2019.
|
Atividades
desenvolvidas |
Público |
Número
de indivíduos beneficiados |
1 |
Seleção de
novos petianos |
Comunidade
interna |
22 |
2 |
Mural:
informando a comunidade acadêmica |
Comunidade
interna |
200 |
3 |
Viagem e
Visita Técnica |
Comunidade
interna |
42 |
4 |
Planejando
sua carreira |
Comunidade
interna |
60 |
5 |
Informativo
PET In Pharma |
Comunidade
externa |
120 |
6 |
Ciclo Unipet: PET na praça |
Comunidade
externa |
Não
estimado |
7 |
Ciclo Unipet: PET nas escolas |
Comunidade
externa |
Não
estimado |
8 |
PET social |
Comunidade
externa |
20 |
9 |
Redes
sociais |
Comunidade
externa |
100 |
10 |
Fórum para
calouro |
Comunidade
externa |
66 |
11 |
Desenvolvendo
habilidades em lingua inglesa |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
18 |
12 |
Curso
Projetos e Oficina de Marketing |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
18 |
13 |
Reuniões
administrativas |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
19 |
14 |
Iniciação
Científica: Pesquisa sobre a prática da automedicação entre alunos da UEM:
pesquisa piloto |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
100 |
15 |
JOPARPET |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
Não
estimado |
16 |
SULPET |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
Não
estimado |
17 |
ENAPET |
Desenvolvimento pessoal dos petianos |
Não estimado |
As atividades do
grupo estão com consonância com o plano pedagógico do curso de Farmácia, além
disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria outros grupos de
estudantes de Farmácia (Centro Acadêmico Euclides Scalco, Empresa Junior Teófilos, Conselho Regional de Farmácia Jr - CRF-Jr) e com
o Departamento de Farmácia e o Colegiado do Curso de Farmácia. As atividades
desenvolvidas em parceria foram: Informativo PET In Pharma, Fórum para
calouros.
O projeto de
Iniciação cientifica foi iniciado em 2019, e os resultados foram bons para o
treinamento dos petianos sobre o pensar cientifica,
bem como pelo levantamento obtido sobre o comportamento da prática da
automedicação dentre os alunos da UEM. Em função disso, o projeto será ampliado
em 2020 com o envolvimento dos professores de estatística e do número de
participantes na resposta dos questionários.
Divulgação do grupo PET Farmácia
no ano de 2019
AMARAL, C. et al. (2019) Noite cultural de Farmácia: integração em meio
ao mundo acadêmico. XXII SULPET,
Pelotas, RS.
PIAI, J.M.B. et al. (2019) Seminários em Inglês: exercitando uma nova
língua. XXII SULPET, Pelotas, RS.
SOUZA, B.G. et al. (2019) Análise da automedicação por acadêmicos da
Universidade Estadual de Maringá. XIII JOPARPET, Maringá, PR.
FONSECA, I.S. et al. (2019) Automedicação: mitos e verdades. XIII
JOPARPET, Maringá, PR.
HATANAKA, T.L. et al. (2019) PET IN PHARMA: a tradição como meio de
inovação. XXIV ENAPET, Natal, RN.
O PET-FÍSICA UEM
desenvolveu ao longo do ano de 2019 cerca de 20 atividades diferentes
(considerando suas ramificações) que vão desde atuação no próprio curso de
graduação (Licenciatura e Bacharelado), quanto em atividades intercursos
(especialmente com o UNIPET e JOPARPET), além do público em geral (atividades
de observação astronômica, Mostra de Profissões, em escolas e a Mostra interativa
ANIMEINGÁ).
Como as atividades
são muito diversificadas, envolvendo desde a promoção de eventos até a redação
de trabalhos (livro e capítulo), envolvendo a comunidade acadêmica e o público
escolar e diletante, o PET-FÍSICA abrangeu uma audiência estimada em cerca de 8 mil pessoas (especialmente pelo grande público do evento
ANIMEINGÁ, onde o grupo atua há 3 anos com sala exclusiva nos dois dias de
duração doevento).
As atividades do
Grupo estão consonantes com o Projeto Pedagógico do curso porque ajuda a
combater a evasão e a repetência, além de estimular AAC-Atividades Acadêmicas
Complementares dos graduandos de Licenciatura e Bacharelado em Física.
Importante dizer:
quatro egressos do grupo lograram ingresso em Programas de Mestrado na UEM e
UFPR.
O quadro
abaixo expõe as atividades principais do Grupo baseadas no Relatório enviado ao
SIGPET para o ano de 2019
Quadro 9 -
Atividades desenvolvidas pelo grupo PET-FÍSICA em 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de indivíduos beneficiados |
1 |
SEMINÁRIOS DE PESQUISA |
Comunidade interna |
120 |
2 |
JORNAL MURAL |
Comunidade interna (curso de Física e demais cursos de Graduação) |
500 (número estimado de alunos que circulam pelo G56/semana) |
3 |
CINEPET-FÍSICA |
Comunidade interna |
100 |
4 |
JORNAL “A RESISTÊNCIA” |
Comunidade interna (curso de Física e demais cursos de Graduação) |
500 (número estimado de acessos via rede social-FB) |
5 |
EXPERIMENTOS DIDÁTICOS |
Comunidadeinterna,escolase exposições (Semana de Graduação, Mostrade Profissões, visita a escolas, AnimeIngá) |
20 experimentos |
6 |
Publicação do Livro O LABIRINTO DO CONHECIMENTO |
Amplo Público |
500 exemplares |
7 |
Participação em Eventos SULPE/ENAPET |
Integração com outros Grupos PET (regional e Nacional) |
04 petianos foram aos eventos |
8 |
MOSTRA DE PROFISSÕES |
Amplo Público |
Número estimado de visitantes: 2.000 |
9 |
SUPORTE DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAIS (DVs) |
Escolas públicas que tenham alunos (DVs) |
02escolas (10alunos) |
10 |
OBSERVAÇÃO ASTRONÕMICA |
Comunidade interna e público em geral |
500 |
11 |
EXPOSIÇÃO INTERATIVA - ANIMEINGÁ |
Comunidade externa – amplo público (escolas e
público em geral |
5.000 |
12 |
SEMANA DA FÍSICA (GRADUAÇÃO-UEM) |
Comunidade interna |
200 |
13 |
UNIPET/Ciclo de atividades |
Comunidade externa |
500 (estimado) |
14 |
SEMANA DOS CALOUROS |
Comunidade interrna |
40 |
15 |
DESENVOLVIMENTO DE ALTAS HABILIDADES (Colégio de Aplicação da UEM) |
Comunidade interna (CAP) |
10 |
16 |
ETNOASTRONOMIA |
Comunidade interna |
02 trabalhos acadêmicos produzidos |
17 |
CAPÍTULO DE LIVRO (“Sinóptero” para o
livro “Engenharias, Ciência e Tecnologia”-Ed. Atena |
Amplo público |
01 capítulo |
18 |
JOPARPET |
Organização participativa do
evento da JORNADA PARANAENSE DOS GRUPOS PET |
13 (alunos e tutor) |
19 |
Dois artigos na Revista VALORE (em homenagem aos 50 anos
da humanidade na Lua – Apollo11) |
Comunidade externa |
10 autores petianos |
20 |
PÓS-GRADUAÇÃO |
Ingressos em Mestrado (UEM, UFPR) |
04 egressos |
Divulgação
acadêmica do grupo PETFísica
no ano de 2019
Capítulo de Livro:
SILVA, L. M. ; NEVES, M. C. D.;
KARIA, F. T. ; OLIVEIRA, G. F. ; AZEVEDO, L.M..Synoptero:reconstruindoomundotridimensionalapartirdobidimensional.In:Luís
Fernando Paulista Cotian. (Org.). Engenharias,
Ciência e Tecnologia. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora,
2019, v. , p.194-201.
Livro:
O
LABIRINTO DO CONHECIMENTO: Reflexõe sobre a Ciência e
seu Ensino.Maringá: LCV Edições,2019.
Artigos:
LuanaGonçalves,PauloVitorAltoéBrandão,RaphaelFernandesdeAlmeida,CristhianYohan CastanharoFernandes,AAventuraLunardeH.G.Wells,RevistaValore,númeroespecial,2019.
Gabriel
Felipe de Souza Gomes, Gabriel Tolardo Colombo,
Guilherme Tavares Tel, Isabela Antunes de Souza Lima,
Jéssica Fiorini Romero, João Augusto Alves Leite Gleden, Da Terra à Lua: entre a ficção científica e a
realidade, Revista Valore, número especial,2019.
O grupo PET-Informática
desenvolveu no ano de 2019 doze atividades, conforme o quadro abaixo. Ao todo
foram mais de 450 beneficiados diretamente pelas atividades realizadas pelo
grupo, além dos beneficiados pelas atividades coletivas do UniPET.
Quadro 10 -
Atividades desenvolvidas pelo PET-Informática no ano de 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de indivíduos beneficiados |
1 |
V
Semana de Recepção aos Calouros |
Comunidade
interna |
84 |
2 |
Atividade
tutorial |
Comunidade interna |
80 |
3 |
Informática
e Sociedade |
Comunidade externa |
10 |
4 |
Artigo
para livro PET 40 anos |
Comunidade externa |
Não estimado |
5 |
XII
Ciclo de Atividades e reuniões do UniPET |
Comunidade
externa |
Não
estimado |
6 |
Cursos
de capacitação |
Comunidade interna/externa |
69 |
7 |
Semana
da Computação |
Comunidade
interna/externa |
121 |
8 |
XIII
Jornada Paranaense dos Grupos PET |
Comunidade
interna/externa |
Não
estimado |
9 |
Reuniões
administrativas e atividades internas |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
19 |
10 |
Participação
em Eventos |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
19 |
11 |
Integração
com os demais grupos PET da UEM |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
35 |
12 |
Desenvolvimento
de inovação tecnológica e científica (Individual) |
Desenvolvimento
pessoal dos petianos |
19 |
As atividades do
grupo estão em consonância com os planos pedagógicos dos cursos de Bacharelado
em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação. O grupo contribui com as
áreas de pesquisa do Departamento de Informática com a participação de cada
membro em um projeto de iniciação científica ou vínculo a alguma linha de
pesquisa docente (Atividade 12). Contribui também com o desenvolvimento de diversas atividades
de extensão, buscando uma aproximação com a comunidade externa (Atividades 3,
5, 6, 7 e 8). No eixo de ensino, o grupo desenvolve atividades que buscam
capacitar os discentes e complementar sua formação em
linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento (Atividades 2, 6 e
7). O grupo também participa de ações de combate à evasão propostas pelo
departamento, como por exemplo a recepção de calouros
(cuja coordenação em 2019 ficou sob responsabilidade do grupo).
O grupo produziu um
capítulo do ebook “PET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão”, organizado pelo
Prof. Daniel Azevedo de Brito, Tutor do PET da UECE no Campus de Tauá. Além
desta publicação, cada membro do grupo apresentou (ou apresentará) os
resultados de sua pesquisa individual (EAIC, Trabalho
de Conclusão de Curso, entre outros).
Divulgação do grupo PET-Informáticano
ano de 2019
KIKUTI, Daniel; BATISTA, Arthur Rodrigues;
COSTA, Beatriz Jesus; MARQUES, Bruna Stefany Batista;
MACHADO, Caio Eduardo Kikuti; DELEFRATI, Douglas Ferreira; BOLOGNESE NETO, Elio; FERREIRA, Gustavo Luiz Furuhata;
PEREIRA, Luiz Fellipe Machi;
SODER, Mariana; CATABRIGA, Sandro Henrique Uliana;
REGATIERI, Vinícius da Costa. PET-Informática da Universidade Estadual de
Maringá (Maringá/PR). In: BRITO, Daniel Azevedo de
(organizador). PET: 40 anos de
Ensino, Pesquisa e Extensão. 1 ed. p. 204-206.
Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2019.
O grupo
PET Matemática desenvolveu no ano de 2019 dez eixos principais de atividades, a saber Exposições de Matemática, Escrevendo e apresentando
Matemática, Aprendizado de Línguas, Seminários do PET, Revista de Matemática,
Grandes Matemáticos, Submissão de artigos, Participação em eventos científicos,
Monitoria de matemática e Ciclo de Atividades UNIPET. Cada eixo deste
subdividiu-se em subeixos consequentes. Praticamente
todas as atividades eram voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento
acadêmico dos membros do PET Matemática e para o aprimoramento da cidadania dos
alunos do PET.
No
entanto, como quase todas as atividades tinham abertura para participação
efetiva da comunidade universitária e muitas das atividades vinham com convite
à sociedade para participação podemos dizer que todas
atividades eram voltadas para o público interno do PET e universidade e público
externo à Universidade. No entanto, apresentamos o quadro abaixo onde a coluna público se refere ao público efetivamente atendido
de acordo com a audiência ou participação escolhida livremente.
Quadro 11 -
Atividades desenvolvidas pelo PET Matemática no ano de 2019.
|
Atividades desenvolvidas |
Público |
Número de indivíduos
beneficiados |
1 |
Exposições de Matemática (na semana da matemática e na
recepção de calouros) |
Comunidade externa e interna |
200 |
2 |
Escrevendo e apresentando Matemática (a partir de
artigos publicados e apresentação de palestras) |
Comunidade interna (majoritariamente) |
70 |
3 |
Aprendizado de Línguas (a partir de estudso
individuais e discussões abertas) |
Comunidade interna (majoritariamente) |
30 |
4 |
Seminários do PET |
Comunidade interna (majoritariamente) |
70 |
5 |
Revista de Matemática (a partir de publicações no site
do PET) |
Comunidade externa e interna (acesso livre aos artigos) |
Não temos controle do número de acesso |
6 |
Grandes Matemáticos |
Comunidade interna |
70 |
7 |
Submissão de artigos |
Comunidade interna |
30 |
8 |
Participação em eventos científicos (na UEM e em outras
Universidades) |
Comunidade externa e interna |
Não temos acesso ao número de participantes |
9 |
Monitoria de matemática |
Comunidade interna |
45 |
10 |
Ciclo de Atividades UNIPET |
Comunidade externa e interna |
Não temos acesso ao número de participantes |
As
atividades do grupo estão em consonância com o plano pedagógico do curso de
Matemática, além disso, algumas atividades são desenvolvidas em parceria com a
Chefia de Departamento, Coordenação do Curso e docentes do Departamento de
Matemática, tais como, a Seminários do PET, Exposições de Matemática, entre
outras atividades que chamamos de subeixos, no início
deste texto.
Abaixo
seguem as referências das atividades 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.
Abaixo
seguem os artigos publicados na forma completa no site do PET Matemática da
UEM:
Autora: Luana Segantim
Gimenes |
Título: Estabilidade de Navios |
Título:O Teorema do ponto fixo de Banach |
|
Título:Um passeio pelo mundo dos
números irracionais e transcendentes |
|
Quadro 12 – Trabalhos publicados no site do PET Matemática em 2019.
Quadro 13 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia em 2019.
Divulgação do grupo PET Odontologia
no ano de 2019
Quadro 14 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Pedagogia em 2019
Organização
e desenvolvimento da XIII Jornada
Paranaense dos Grupos PET |
||||
Divulgação do grupo PET Pedagogia no
ano de 2019
anaishttp://sigeventos.ufrn.br/evento/enapet2019/principal/view
Quadro 15- Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Química no
ano de 2019.
Divulgação do grupo PET Química no
ano de 2019
Quadro 16 - Atividades desenvolvidas pelo grupo PET Zootecnia em 2019.
Roda de conversa:
resgatando a identidade do Curso de Zootecnia da UEM |
|||
Divulgação do
grupo PET Zootecnia no ano de 2019
A seguir, são apresentadas de forma
mais detalhada as atividades realizadas pelo CLAA/UEM em 2019.
Entre
as atividades de rotina, o CLAA/UEM tem executado com frequência, o
acompanhamento e avaliação dos grupos PET e dos Tutores. Essas atividades
são feitas principalmente por meio da avaliação dos planejamentos anuais e
relatórios de atividades entregues por cada grupo, por demandas que surgem dos
grupos e por visitas in loco que acontecem a cada ano. Entre as demandas que surgem dos
grupos, o CLAA tem resolvido questões de desalinhamento de compromissos entre Petianos e Tutores e outras questões pontuais internas aos
grupos. Já nas visitas in loco, Petianos e
Tutores são convocados, cada um em seu tempo, para uma reunião com
representantes do CLAA.
O
acompanhamento e avaliação anual dos grupos PET de acordo com as diretrizes do
programa e seus critérios e instrumentos de avaliação
tem sido realizado rotineiramente nas etapas de avaliação e deferimento dos
planos de atividades e relatórios anuais, bem como durante o Fórum de
acompanhamento dos grupos PET e durante as reuniões ordinárias do CLAA.
Importante ressaltar que em 2019 não houve necessidade de ajustes importantes,
uma vez que os grupos PET da UEM têm cumprido de forma muito adequada as diretrizes do programa.
6 DIFICULDADES
E PERSPECTIVAS DE APRIMORAMENTO
Para
que os grupos PET da UEM consigam desempenhar plenamente as atividades
previstas no Planejamento Anual é primordial o depósito do recurso de Custeio
por parte da SESu/FNDE, haja
vista que muitas dessas atividades implicam em gastos que não podem ser
honrados com as bolsas dos estudantes, muitos dos quais utilizam essa bolsa
para sua própria sobrevivência, o que representa também uma ferramenta para
redução da evasão acadêmica. Desse modo, seria importantíssimo que o SESu/FNDE voltasse a cumprir o
depósito integral do recurso de custeio, conforme prevê a Portaria 976, de 27
de julho de 2010, em seu Art. 16. “O tutor de grupo PET
receberá, semestralmente, o valor equivalente a uma bolsa por estudante
participante, a ser aplicado integralmente no custeio das atividades do grupo.
Por
fim, entre as principais perspectivas de aprimoramento do Programa de Educação
Tutorial, está a necessidade de políticas de expansão, criação de novos grupos,
desenvolvimento e consolidação do PET como instrumento de promoção da educação
tutorial na graduação. A UEM pode e quer criar novos grupos PET, para elevar
ainda mais a qualidade de seus cursos e formar mais do que profissionais com
elevado conhecimento técnico, formar cidadãos críticos e repletos de valores e
virtudes de que a sociedade realmente necessita.
Entre
as diversas atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UEM, sempre guiadas
pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, talvez
as mais agregadoras para a Universidade sejam as que se dedicam à redução da
evasão acadêmica e à melhoria da qualidade do ensino de graduação, dentre as
quais se destacam as Semanas de Recepção de Calouros, Ciclos de Palestras,
Monitorias, Integrações, Cursos de Idiomas, entre outras.
MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010.
MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013.