R E S O L U Ç Ã O  No  001/2022-COU

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ­­­­­2/3/2022.

 

 

Renato Motta e Gago,

Secretário Geral.

 

Aprova a Criação do Curso de Graduação em História – Licenciatura Intercultural Indígena.

 

            Considerando o conteúdo do Processo nº 4.500/2020-PRO;

            considerando o disposto no inciso XII do artigo 11 do Estatuto da UEM;

considerando o disposto na Resolução n.º 261/2017-CAD;

considerando o disposto no Termo de Cooperação n.º 131/2017-SETI-UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP, UNESPAR, UFPR, UTFPR, UNILA, IFPR;

considerando o disposto na Resolução n.º 053/2020-CI/CCH;

considerando o disposto no Parecer n.º 004/2020-CI-CCH;

considerando o Ofício n.º 007/2021-DHI;

considerando os fundamentos apresentados no Parecer n.º 001/2022-ACA, adotados como motivação para decidir;

considerando o disposto no artigo 28 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Aprovar a criação do Curso de Graduação em História – Licenciatura Intercultural Indígena, em turma única, com duração de 4 (quatro) anos e em regime de alternância, de acordo com os parâmetros apresentados no anexo, parte integrante desta resolução.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 21 de fevereiro de 2022.

 

 

 

Ricardo Dias Silva,

Vice-Reitor.

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 9/3/2022. (Art. 95 - § 1º do Regimento Geral da UEM)

 

                                                                                                       

 

ANEXO

 

Dos Objetivos

 

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em História Licenciatura Intercultural Indígena tem como objetivo promover a formação intelectual, prática e ética de professores indígenas para o exercício da pesquisa histórica e da docência na educação básica.

Objetivos Específicos

A formação integral do profissional da área de História como professor e pesquisador, deve:

·                compreender as mudanças políticas, culturais, tecnológicas e históricas significativas na contemporaneidade;

·                 atender as exigências de uma formação acadêmico-profissional conforme as novas demandas do mercado de trabalho tendo em vista as dimensões relativas ao campo de conhecimento da História: magistério, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc;

·                 articular teoria e prática mediante as disciplinas de Conteúdos de Formação Básica/Geral; de Conteúdos de Formação Profissional; Conteúdos de Formação Complementar; Conteúdos de Formação Específica do Curso e Conteúdos Curriculares Obrigatórios por Legislação Específica;

·                 formar profissionais na área de história capazes de efetivar projetos educativos direcionados às comunidades indígenas e não indígenas.

 

 

Da Proposta

O curso é oferecido em turma única com duração de 4 anos em regime de alternância, ou seja, uma parte da formação deve ser realizada na universidade e a outra parte deve ser desenvolvida na comunidade indígena de origem.

Tempo Universidade: Deve ser desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) no município de Manoel Ribas/PR, com duração de 30 a 45 dias, com carga horária diária de 10h/a das disciplinas, conforme matriz curricular do curso. Além das disciplinas teóricas e teórico práticas, podem ocorrer, também, leituras orientadas, grupos de estudos, organização de visitas acompanhadas pelos professores, seminários, oficinas pedagógicas, etc.

Tempo Comunidade: Da carga horária total de cada disciplina, 20% deve ser destinada para esse Tempo que deve ser desenvolvido por meio de atividades práticas na comunidade/terra indígena de origem do estudante.

 

Deve ter a interlocução da coordenação do curso e deve ser organizado por um ou mais professores, de acordo com o semestre de aulas, que devem preparar um Plano de Estudos para os estudantes. Entre as atividades práticas para esse tempo, destacam-se: levantamentos da realidade, discussão de situações problemas do contexto, oficinas de estudos, intervenções, pesquisas com os mais velhos.

 

Da Estrutura do Curso

Na Tabela abaixo é possível verificar a carga horária, duração e distribuição de encargos do curso:

 

 

Carga horária total

3.884 (três mil, oitocentos e oitenta e quatro) horas/aula

3.236 (três mil, duzentos e trinta e seis) horas/relógio

20% destinada a modalidade de Tempo Indígena

Duração

4 anos

Turmas

única

Vagas

50

Regime

alternância

Período

Segunda a sexta matutino vespertino e noturno

Sábado matutino e vespertino

 

 

 

Ano

Série e Carga Horária

DHI

DTP

IES Parceiras

Docentes

C/H

Docente

C/H

Docentes

C/H

Ano 1

1ª. Série – 816 h/a

8

544

1

68

3

204

Ano 2

2ª. Série – 884 h/a

8

544

1

68

4

272

Ano 3

3ª. Série – 920 h/a

8

716

2

136

1

68

Ano 4

4ª. Série – 784 h/a

4

444

1

68

4

272

 

Carga Horária Total: 3404

 

2248

 

340

 

816

3.404 + 200 (AAC) + 240 (TCC) = 3.844 horas/aula (h/a)

 

 

Da Organização Curricular

 

Conteúdos de Formação Básica/Geral

- Línguas Indígenas I

- Línguas Indígenas II

- Língua Portuguesa

- Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação I

- Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação II

 

Conteúdos de Formação Profissional

- Formação de professores

- Metodologia do Ensino da História I

- Metodologia do Ensino da História II

- Didática Geral

- Estágio Curricular Supervisionado I

- Estágio Curricular Supervisionado II

- Laboratório Intercultural/Sociocultural de História I: cultura material

- Laboratório Intercultural/Sociocultural de História II: documentos

- Laboratório Intercultural/Sociocultural de História III: história oral/fontes orais

- Laboratório Intercultural/Sociocultural de História IV: cultura imaterial (mitos e tradições)

 

Conteúdos de Formação Complementar

 

Disciplinas Interdisciplinares

- Antropologia Histórica

- Etnoconhecimentos e Saberes Tradicionais

- Aspectos socioculturais dos povos indígenas no Paraná

- Território indígenas no Paraná: espacialidades e saberes indígenas

- História da Educação Escolar indígena

OBS.: As disciplinas de formação complementar, com demandas específicas, apresentam conteúdos que buscam atender o campo profissional do futuro docente.

 

Conteúdos de Formação Específica do Curso

1- Disciplinas Teóricas

- Introdução aos Estudos Históricos e Etno-históricos

- Teorias da História e da Etno-história

- Etno-conhecimentos e Saberes Tradicionais

                       

- Metodologia da Pesquisa em História I

- Metodologia da Pesquisa em História II

 

2- Disciplinas de Conteúdos

- História da Humanidade: dos primeiros hominídeos a invenção da escrita e o uso de metais

- História Antiga

- História Medieval

- História Moderna

- História Contemporânea I

- História Contemporânea II

- História da América e Protagonismos Indígenas I

- História da América e Protagonismos Indígenas II

 

Conteúdos Curriculares Obrigatórios por Legislação Específica

- História da África

- Psicologia da Educação

- Políticas Públicas e Gestão Educacional

- Libras Introdução à Língua Brasileira de Sinais

 

 

Resumo da matriz curricular

Carga Horária do Currículo de Acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais

 Parâmetros em Horas de Acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e demais Normativas

Horas/DCN´s(em Hora Relógio)

Bacharelado

Licenciatura

 

 

 

a) Carga Horária do Curso

Carga Horária Máxima permitida pela UEM (20% da Carga Horária Mínima definida na DCN)

 

3.884

3.200

Carga Horária Mínima para integralização do curso Bacharelado (DCN's)

 

 

Carga Horária Mínima para integralização do curso Licenciaturas)

a)  Primeira Licenciatura

b) Formação Pedagógica (mesma área)

c) Formação Pedagógica (áreas distintas)

d)  Segunda Licenciatura (mesma área)

e)  Segunda Licenciatura (mesma área)

 

 

3.200

1.000

1.400

800

1.200

 

b) Estágio              Curricular Supervisionado

Carga   Horária    Máxima    Bacharelado    (CNE    e

DCN's) AAC + Estágio 20% da Carga Horária Total do Curso

 

 

Carga Horária Mínima Licenciatura (DCN):

a)  Primeira Licenciatura

b)  Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica

 

 

400

300

c) Prática Pedagógica

Carga Horária Mínima Licenciatura (DCN):

a)  Primeira Licenciatura

b)  Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica

 

 

400

Não especificado

 

 

 

 

 

                                                                                         

 

 

 

d) Prática     técnico-científica

(pode    constar     na     DCN específica do curso)

 

 

Não Especificado

 

 

f) Atividades      Acadêmicas Complementares

Carga Horária Máxima Bacharelado (CNE e DCN's) AAC + Estágio ≤ 20% da Carga Horária Total do Curso Carga Horária Mínima Bacharelado: UEM e DCN (5% da Carga Horária Mínima definida na DCN específica do

curso)

 

 

Carga Horária Mínima Licenciatura (DCN):

a) Primeira Licenciatura e Segunda Licenciatura

b) Formação Pedagógica

 

 

200

Não especificado

 

g) Dimensão Pedagógica

 

Carga Horária Mínima Licenciatura (DCN):

a) Primeira Licenciatura (20% da Carga Horária Total definida para o curso

 

A calcular

(1/5 da Carga Horária do curso - carga horária

Estágio e - Carga horária Prática)

h) Conteúdos/Disciplinas na modalidade educação a distância (Portaria MEC) - 20% da Carga Horária Total do curso

 

A calcular

(20%     da     CH

definida)

 

i) Carga Horária Mínima para Disciplinas Obrigatórias e Optativas

Bacharelado

 

 

Licenciatura (Atividades Formativas)

 

2.200

 

Carga Horária estabelecida para o curso na UEM

Bacharelado

Licenciatura

Horas/

Aula

Horas/

Relógio

Horas/

Aula

Horas/

Relógio

a) Carga Horária em disciplinas Obrigatórias e Complementares

 

 

3404

2.836

b) Carga Horária em disciplinas Optativas Obrigatórias

 

 

0

0

c) Carga Horária de Estágio Curricular Supervisionado

 

 

480

400

d) Carga Horária de Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

240

200

e) Carga Horária de Prática Pedagógica (cursos de licenciatura)

 

 

628

523

f) Carga Horária de Atividades Formativas

 

 

2.296

1.913

g) Carga Horária de Atividades Acadêmicas Complementares

 

 

240

200

h) Carga Horária de Dimensão Pedagógica

 

 

756

480

i) Carga Horária de Conteúdos/Disciplinas modalidade EAD

 

 

770

630

 

TOTAL DE HORAS/AULA DO CURSO

 

 

3.884

3.236

 

Cabe salientar que o projeto pedagógico do curso de Graduação em História – Licenciatura Intercultural Indígena está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História (Parecer CNE/CES 492/2001), com as diretrizes curriculares Nacionais para a formação de professores indígenas (Parecer CNE/CP 006/2014), assim como, com a Resolução 002/2015-CNE, no que se refere à carga horária mínima para integralização curricular.

Em setembro de 2021 foi aprovada a Resolução N° 029/2021-CEP que regulamenta as diretrizes para a inclusão da extensão na integralização curricular dos cursos de graduação da UEM, portanto, solicita-se a adequação do projeto em questão, a essa nova resolução.

 

 

 

                                              

 

 

Do Local

As aulas presenciais e práticas serão ofertadas no Centro Estadual de Educação Profissional- CEEP localizado na BR-487, Km 295, no município de Manoel Ribas – PR. CEP. 85260-000, que possui instalações adequadas para o pleno desenvolvimento do curso.

 

 

Figura 1 – Local de Realização das Atividades Presenciais e Práticas (TU).

 

 

Dos Recursos Humanos

A implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História – Licenciatura Intercultural Indígena está sendo proposta no âmbito do Termo de Cooperação Técnica N° 131/2017-SETI-UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENRO, UENP, UNESPAR, UFPR, UTFPR, UNILA e IFPR, que regula “a relação de reciprocidade entre as signatárias no que se refere à mobilidade de professores, por meio do desenvolvimento do projeto denominado: Programa Paranaense de Mobilidade Docente”, aprovado na UEM pela Resolução N° 261/2017-CAD e, especificamente, determina o público de docentes que são alcançados com o Programa Paranaense de Mobilidade Docente.

A proposta de implantação conta com o compromisso de atuação conjunta das seguintes instituições parceiras: UNICENTRO, UEPG, UNIOESTE e UNESPAR.

 

Existe também o compromisso dos proponentes e das lideranças indígenas de que serão negociados recursos financeiros junto à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para viabilizar a logística de manutenção dos alunos e professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

As disciplinas serão ministradas pelos professores do curso de História e do DTP- UEM -sede, assim como, 12 disciplinas serão ministradas por professores de outras IES de acordo com o Programa Paranaense de Mobilidade Docente.

Os gastos referentes ao transporte, hospedagem e alimentação dos docentes que ministrarão disciplinas no curso intercultural serão repassados para as IEES participantes, no caso a UEM, conforme cronograma de desembolso financeiro aprovado para o PROFIND.

Como o curso será desenvolvido em regime de alternância, cada professor irá se deslocar, no máximo, 2 vezes ao ano e ficar em média 4, 5 dias no Centro Estadual de Educação Profissional, já que as aulas presenciais totalizarão 3 meses por ano, o restante será realizado dentro das aldeias, conforme previsto na modalidade de alternância: Tempo Universidade – Tempo Comunidade. O Centro Estadual de Educação Profissional- CEEP, onde as aulas serão ministradas, possui alojamentos, onde ficarão, tanto os professores, como os alunos.

Ressalta-se que em relação aos discentes, no orçamento previsto para o PROFIND há destinação de recursos para custear o deslocamento (ida e volta) dos alunos das aldeias até Manoel Ribas, e de acordo com o número de estudantes por aldeia, será concedido recurso para pagamento de passagens rodoviárias e/ou de combustível, mediante apresentação de comprovantes (o bilhete de embarque ou a nota fiscal do combustível). Os alunos ficarão durante os dias de aula alojados no CEEP, que possui espaço para alojar 167 pessoas, refeitório, lavanderia e demais recursos físicos necessários.

Em relação aos recursos humanos necessários para o funcionamento da secretaria do curso, o servidor lotado da secretaria do curso de História-UEM Sede será também responsável por esse novo curso, sendo auxiliado por um coordenador de curso que será nomeado.

 

 

Do Ingresso

O ingresso dos alunos ocorrerá por meio de um processo seletivo específico realizado pelo Programa de Pesquisa e Formação Interinstitucional de Docentes Indígenas para a Educação Básica – PROFIND, que selecionará candidatos e candidatas para os cursos de Licenciaturas Interculturais em História, Letras e Matemática e de Pedagogia ofertados pelas instituições UEM, Unespar, UEPG, Unicentro e Unioeste para o ano letivo de 2021.